Campos AF8_CUSOP e AF8_CUSOPE
Cálculo do custo realizado de um Projeto.
O módulo Gestão de Projetos (PMS) possibilita que o processo de produção de um determinado produto gere custos a um projeto, integrando-o assim com o módulo PCP (Planejamento e Controle de Produção). Quando uma Ordem de Produção (OP) é gerada por um planejamento de um projeto, automaticamente esta OP fica vinculada ao projeto para que seus custos sejam repassados ao mesmo. Para melhor controlar esses custos, podemos escolher o que e quando considerar como custo de um projeto, por meio dos campos AF8_CUSOP e AF8_CUSOPE.
Temos então 2 alternativas para o campo AF8_CUSOP (Custo de Produção), como padrão, o campo vem como 1-Movimento de Requisição:
AF8_CUSOP estiver igual à “1“ – Movimento de requisição:
O sistema considerará para custos do projeto, somente os movimentos internos (SD3) que forem de requisições para uso do projeto e não vinculados à OP, ou seja, verificará as amarrações na tabela AFI (Movimentos internos x PMS).
Exemplo:
Requisitei 100 blocos no estoque pelo movimento interno e o amarrei ao projeto/tarefa.
O custo deste movimento interno se encaixa no Custo de requisição.
AF8_CUSOP estiver igual à “2“ – Movimento de Produção:
O sistema irá considerar para custos do projeto, somente os movimentos internos (SD3) que forem referentes a requisições de matérias primas para uma OP específica.
Neste caso o ponto definido para agregação de custos são as requisições de materiais necessários para produção do produto final. A cada movimento interno do tipo Requisição ou um apontamento de produção que gere movimentos de requisições automáticas, serão atualizados os custos do projeto, referente a esta produção.
Exemplo:
Para produzir 1 Mesa precisarei:
- 1 apoio de mesa
- 10 parafusos
- 4 Pernas de madeira
Ao passo que a mesa for montada, iremos requisitar materiais aos poucos no estoque.
- Primeiro requisito 1 peça de perna de madeira e 2 parafusos. Essa requisição já é apropriada ao custo do projeto, mesmo não tendo apontado nenhuma produção da Mesa.
- Requisito uma segunda perna de madeira e mais 3 parafusos. Essa requisição também já entrará no custo do projeto.
- No caso de um apontamento de produção, as matérias primas poderão ser requisitadas automaticamente (MV_REQAUT) e estas também serão consideradas no custo do projeto.
- Informação
O parâmetro MV_PMSPREQ indica se o apontamento de produção do produto requisitado no projeto deverá acumular saldo do produto no estoque.
Comportamentos de acordo com conteúdo:
- Conteúdo 0 = Para gerar Saldo no Estoque (considerando que este mesmo produto será utilizado posteriormente para o Faturamento; caracterizando sua saída do Estoque).
- Conteúdo 1 = Para gerar a entrada e automaticamente um movimento de saída, de forma a não gerar saldo no Estoque (considerando que não será realizada a saída deste produto posteriormente, por não haver faturamento, ou ser faturado outro produto final / fictício).
- Importante
Caso utilize este tipo de cálculo (Produção) para o custo, deverá estar ciente que existe o risco do custo sair dobrado.
Motivo: O sistema irá considerar o custo das requisições da sua produção e ainda, caso este produto seja requisitado no estoque após a sua produção, também considerará este custo.
Campo AF8_CUSOPE ( Custo do Empenho da Produção )
Além de considerarmos os custos dessas movimentações, podemos também considerar os custos dos produtos empenhados no estoque para a Ordem de Produção.
A finalidade deste cálculo é saber quanto que o empenho de determinados produtos estará me custando ao ficar parado no estoque, considerando seu custo no cadastro de produtos.
Para este campo, temos 3 opções:
1 – Emissão:
Sistema irá considerar a data de emissão das OPs para procurar os custos. A data de pesquisa do custo deverá ser no máximo, igual à data de emissão da OP em questão, para que seja considerado o custo do empenho.
2 – Prevista:
Sistema irá considerar a data prevista de empenho na tabela SD4 para procurar os custos. A data de pesquisa do custo deverá ser no máximo, igual à data prevista (SD4) em questão, para que seja considerado o custo do empenho.
3 – Não Considera:
Não irá considerar esses empenhos de produtos para o custo do projeto.
Importante: Este custo de empenho será um adicional ao custo das movimentações do campo AF8_CUSOP.
Foi alterado o campo AF8_CUSOP por motivos conceituais, para que os nomes fiquem mais coerentes com o processo. Para que o sistema funcione conforme este documentação, deve-se aplicar o compatibilizador U_UPDPMS, com data de versão maior ou igual a 29/04/09, para que a ordem do campo fique da seguinte forma:
Antes, a ordem do campo AF8_CUSOP era:
1 – Movimento de Produção;
2 – Movimentos de Requisição;
Depois da atualização, a ordem do campo AF8_CUSOP será:
1 – Movimento de Requisição;
2 – Movimentos de Produção;