Árvore de páginas

Markup  no gestão de projeto.

Produto:

Gestão de Projeto  

Conceito:

Markup: Trata-se do percentual sobre o custo cobrado do cliente. Não pode ser entendido, simplesmente, como o “lucro” do projeto, pois engloba um conceito mais amplo. Para entender melhor este conceito, podemos citar o exemplo da construção civil, no qual é chamado de BDI (Bonificação de despesas indiretas). Este percentual inclui além do lucro, todas as despesas indiretas do projeto que não podem ser mensuradas e rateadas nas tarefas do projeto, e que não fazem sentido no planejamento.   Exemplos de valores que podem ser cobertos pelo Markup:

 • Custos Administrativos,

 • Equipamentos de uso e seus custos,

 • Lucro,

• Impostos e taxas

Para cada tarefa ou EDT pode-se determinar uma alíquota de Markup diferenciada. Caso esteja zerada, é considerada a alíquota geral do orçamento.

Diferença do markup na tarefa e no projeto

Se informar o campo do markup na tarefa do orçamento AF2_VALBDI ou na tarefa do Projeto AF9_BDI é possivel obter os valores de markup indivial por tarefa. Para visualizar no total do projeto informe o markup no cadastro do orçamento (tabela AF1) ou projeto (TABELA AF8)   A diferença entre informar o markup só para o orçamento/ projeto e de informá-lo para cada tarefa, encontra-se no fato de que, no segundo caso, é possível obter os valores de markup individual (por tarefa).

Ambiente:

 SIGAPMS