Objetivo
Permitir ao usuário do Embedded Audit Trail especificar um tablespace (ou filegroup) opcional para alocar os arquivos de LOG do Audit Trail no banco de dados.
Definição da Regra de Negócio
O recurso de tablespaces (o termo pode ser diferente dependendo do banco de dados) dá ao administrador do banco de dados flexibilidade para alocar os dados do banco. Em muitos casos, o administrador (DBA) pode especificar um dispositivo físico (disco rígido, por exemplo) diferente para cada tablespace, o que pode aumentar o desempenho do banco de dados.
O administrador do Embedded Audit Trail pode especificar tablespaces diferentes da tablespace padrão do sistema Protheus para alocar os dados gerados pelo Audit Trail. Se esta configuração não for feita, os dados gerados pelo Audit Trail serão alocados na tablespace padrão utilizada pelo Protheus.
O configurador de tablespace permite que seja definida uma tablespace padrão do Audit Trail e também tablespaces específicas por intervalo de tabelas. O intervalo de tabelas é uma configuração onde é informada uma tabela inicial e uma tabela final. A tablespace definida para o intervalo de tabelas tem prioridade sobre a tablespace padrão do Audit Trail e sobre a tablespace padrão do Protheus.
Abaixo listamos a ordem de prioridade na escolha da tablespace:
- Intervalo de tabelas
- Padrão do Audit Trail
- Padrão do Protheus
Observação 1: A configuração será respeitada apenas no momento de criar uma nova tabela de LOG. Se a tabela de log já foi criada em outra tablespace (respeitando a configuração anterior), a mesma não será movida.
Observação 2: Para serem configuradas no Audit Trail, as tablespaces devem ser corretamente cadastradas e configuradas no banco de dados. A correta configuração das mesmas para cada modelo de banco de dados é de responsabilidade do administrador de banco de dados (DBA).
Tabelas Envolvidas:
XA3 - Dicionário de tablespaces
Modo de utilização
Exibiremos abaixo um exemplo de configuração de tablespaces. Os nomes das tablespaces empregradas são apenas exemplos de uso.
Chamada da opção “Config Tablespace” no menu do ambiente configurador:
É exibida a janela de configuração
É efetuado o cadastro da tablespace padrão AUDIT_TRAIL e da tablespace SA_AUDIT_TRAIL para as tabelas do intervalo SA1 até SAZ. O sistema valida se as tablespaces existem e estão adequadamente cadastradas.
As tabelas de log foram inseridas nas tablespaces conforme a configuração. A criação das tabelas de LOG ocorre ao disparar o aplicador do Embedded Audit Trail ou quando da criação da própria tabela.