Pagamentos Contrato Compra
A programação para pagamento ao produtor/fornecedor para contratos do tipo Compras Originação de Grãos somente poderá ocorrer após o recebimento do produto contratado.
Importante:
Entregas que estejam pendentes por alguma divergência, serão desconsideradas para fins de programação de pagamento, e não poderão ser pagas até que sejam solucionadas as divergências. Ver conceito: Solucionar Divergências Contrato Compra Grãos.
A programação de pagamento poderá ser feita por intermédio do Fechamento Financeiro Originação (GG8000).
Quando o tipo de preço for a Fixar, a programação de pagamento, deve ocorrer após a fixação de preço, que é feita por intermédio do Trade Slip Compras (GG2015) ou no próprio Fechamento Financeiro Originação (GG8000), caso o usuário possua permissão para fixar preço pelo fechamento financeiro.
Ao finalizar o fechamento financeiro, a programação de pagamento será confirmada, e serão criados movimentos no contrato referente o processo de pagamento, bem como atualizada a fixação de preço com a quantidade paga.
Importante:
Enquanto o fechamento estiver pendente por aprovação de margem, aprovação de pagamento ou por pendência fiscal, as quantidades referentes à programação de pagamento permanecerão bloqueadas. Na confirmação do fechamento, é efetuada a alocação no contrato, e somente na finalização do fechamento, estas quantidades serão desalocadas, e é registrado o efetivo movimento de pagamento no contrato.
No momento da programação, será definido se o valor será pago ao produtor via depósito bancário ou cheque, ou ainda se haverá amortizações de dívidas do contrato, de outros contratos, ou até mesmo de outros produtores/fornecedores. Para a amortização de dívidas, caso o título referente a dívida esteja vinculado a um adiantamento em contrato que possua cálculo de juros não vinculados no fechamento, antes da amortização será necessário efetuar o cálculo de juros, por intermédio da função Cálculo Juros (GG2007).
Na programação de pagamento, também poderá ser definido se haverá taxas ou descontos, como exemplo retenção de Royalties. Para registrar uma taxa na programação de pagamento, é necessário o cadastro da mesma, pela função Taxas e Descontos (GG8100). Para cada taxa, será definido a espécie do tipo antecipação, série e conta para geração de um título a ser abatido no encontro de contas. Em algumas situações, para o valor do desconto, poderá ser gerado um título para pagamento, como exemplo o desconto de Royalties. Para este pagamento, será gerado título no contas a pagar, com espécie normal, série, conta e fornecedor informados no cadastro de Taxas e Descontos (GG8100).
O estorno da programação de pagamento deverá ser feito no próprio Fechamento Financeiro Originação (GG8000), pela opção Cancelar Fechamento Financeiro.
Quando há diferença entre o valor recebido e o valor fixado, será possível acompanhar por intermédio da função Pendências Fiscais Compra Grãos (GG2074) e pelo relatório Pendências Fiscais Compra (GG4933). As pendências fiscais serão solucionadas na geração e atualização dos documentos conforme o caso. Caso a divergência 14 - Pagamento não pode ser liberado sem NF complementar esteja ativa, o fechamento financeiro da programação de pagamento ficará com a situação de Pendência Fiscal, até que os documentos sejam emitidos e atualizados ou que a divergência seja solucionada de forma forçada pela função Gerenciamento Contrato Compra (GG2023).
Após a emissão da nota de complemento, caso esta seja emitida depois da finalização do processo de fechamento, é necessário executar a função Encontro Contas Contrato Compra (GG9003), para o que título gerado pela nota de complemento de preço, seja baixado na programação de pagamento que originou a pendência da nota de complemento.