Introdução
Este documento tem por objetivo instruir o usuário final e o usuário da área de T.I. na implementação, configuração e utilização das rotinas envolvidas no processo D-In Contábil AGCO do Protheus.
Características
O programa D-In da AGCO é a integração do DEF do concessionário com a montadora. A integração visa atender as informações contábeis que a AGCO precisa. O Protheus é responsável pela geração e exportação dos dados no formato exigido pela AGCO para que esta possa recebê-las e interpretá-las corretamente. O envio destas informações é através do consumo de uma API em REST (JSON).
De forma geral, o concessionário informará através de um conjunto de cadastros no Protheus, denominado DEF, a forma de obtenção dos valores para cada linha do plano de contas exigido pela AGCO. No Protheus, o processo consiste em cadastrar o cabeçalho do DEF com informações referentes a ele. Nesse cadastro o usuário deve indicar quais filiais poderão gerar o DEF. Em seguida criam-se os itens do DEF representando cada linha do plano de contas disponibilizado pela AGCO.
A criação dos itens é a parte mais importante e complexa do processo. Após o cadastramento completo dos itens do DEF, o usuário deve gerá-lo indicando o período a ser levantado. Após a geração o usuário pode imprimir relatórios ou realizar consultas/alteração de valores. Uma vez que os valores estejam validados o passo final consiste em realizar a transmissão dos dados gerados para a montadora.
Rotinas Envolvidas:
- OFIXA050 – Cadastro do DEF
- OFIXA051 – Itens do DEF
- OFIXA052 – Geração do DEF
- OFIXA053 – Cons/Alteração DEF
- OFIA200 – Envio DFS Contábil AGCO
- OFIA205 – Cad. DEF Contábil De/Para
Pré-Requisitos
Para realizar a implementação deste processo no Protheus, é necessário:
• Conhecimento prévio para utilização do conjunto de rotinas do DEF no Protheus (OFIXA050/OFIXA052/OFIXA052/OFIXA053) por parte de usuário da contabilidade;
• Usuário da T.I. com acessos de administrador para configurações no Protheus;
• Conhecimento prévio do processo D-In junto a AGCO por parte de usuário da contabilidade;
• Estar em posse dos arquivos no formato .csv referente ao De/Para do plano de contas e dos centros de custo. Este alinhamento é feito previamente entre a concessionária e a AGCO.
Parametrizações
1. No arquivo appserver.ini, verifique se a tag maxstringsize está configurada com, no mínimo, o valor 10. A tag maxstringsize=10 deve estar dentro da seção GENERAL.
2. Ainda no arquivo appserver.ini, configure a seção SSLCONFIGURE conforme abaixo:
[SSLCONFIGURE] Verbose= 0 SSL2 = 0 SSL3 = 0 TLS1_0 = 0 TLS1_1 = 1 TLS1_2 = 1 |
3. Acesse o Protheus com um usuário configurado com permissão / perfil de administrador.
4. No Configurador (SIGACFG) acesse Ambiente/Cadastros/Parâmetros (CFGX017).
5. Pesquise pelo parâmetro MV_MIL0006.
6. Informe o código da marca da concessão. Os códigos de marcas disponíveis para esta integração são:
a. CHL = Challenger
b. MSF = Massey Ferguson
c. VAL = Valtra
d. FDT = Fendt
7. Informe sua marca e confirme.
8. Pesquise pelo parâmetro MV_MIL0142.
9. Informe neste parâmetro o Endpoint para a API da AGCO responsável pelo serviço DEF Contábil e Gerencial (DFS D-In). Endpoint padrão: https://app.agcoonline.com.br/dfs/save
10. ATENÇÃO! Caso haja regras de firewall ou configurações de rede que impeçam o servidor de acessar o endpoint da AGCO, realize as liberações necessárias.
11. No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes/Cadastros/Menu (CFGX013). Informe as novas opções de menu do Auto-Peças, Oficina e/ou Veículos, conforme instruções a seguir:
Menu | Atualizações |
---|---|
Submenu | D-In AGCO |
Nome da Rotina | Envio DFS Contábil AGCO |
Programa | OFIA200 |
Módulo | Oficina |
Tipo | Função Protheus |
Tabelas | VDC |
Menu | Atualizações |
---|---|
Submenu | D-In AGCO |
Nome da Rotina | Cad. DEF Contábil De/Para |
Programa | OFIA205 |
Módulo | Oficina |
Tipo | Função Protheus |
Tabelas | VD7, VD8, VD9, VDA, VDE, VX5 |
12. No Oficina (SIGAOFI) acesse Atualizações\Cad Gerais\Tab. Gener. Conces. (OFIOA560) para que os novos registros padrão da tabela VX5 sejam criados.
Importação De/Para Contábil AGCO
1. Acesse o Protheus com um usuário da contabilidade responsável pelo processo.
2. No Oficina (SIGAOFI) acesse Atualizações\D-In AGCO\Cad. DEF Contábil De/Para (OFIA205).
3. Esta rotina realiza o cadastro do DEF Contábil (OFIXA050 e OFIXA051) no Protheus utilizando arquivos no formato .csv contendo o De/Para de contas e centros de custo AGCO e contas e centros de custo do concessionário.
4. Ao abrir a rotina, clique no botão Perguntas.
5. Em Perguntas, informe os seguintes campos:
a. Código DEF?: informe o código do cabeçalho do DEF a ser considerado pela importação. Esta informação será gravada no campo (VD7_CODDEF).
b. De/Para Plano Contábil?: informe o arquivo no formato .csv contendo o De/Para referente ao plano de contas AGCO e plano de contas do concessionário. Segue abaixo o layout do arquivo de/para plano contábil:
Código do plano de conta AGCO (codeDFSPlan), Código do plano de conta concessionário (CT1_CONTA)
c. De/Para Centro de Custo?: informe o arquivo no formato .csv contendo o De/Para referente aos centros de custo AGCO e centros de custo do concessionário. Segue abaixo o layout do arquivo de/para plano contábil:
Código do centro de custo (sectionCode), Código do centro de custo concessionário (CTT_CUSTO)
d. Filial Matriz?: informe o código da filial matriz da concessão. A partir desta informação, o sistema irá realizar a geração do cadastro do DEF e seus itens para a filial matriz e todas as filiais que estiverem no mesmo nível de gestão corporativa do Protheus.
ATENÇÃO! Conforme descrito na seção Pré-Requisitos deste documento, os arquivos no formato .csv referente ao De/Para do plano de contas e dos centros de custo devem ser obtidos conforme alinhamento prévio realizado entre a concessionária e a AGCO.
ATENÇÃO! Caso não haja correspondência informada no De/Para relacionando contas contábeis ou centros de custo entre AGCO e concessionária, o valor a ser enviado para a AGCO sempre será zero.
6. Após informar as perguntas, clique em Informações.
7. Em seguida, clique em Executar.
8. Neste momento, a rotina irá realizar a leitura dos arquivos e realizar o cadastramento automático dos dados nas rotinas Cadastro do DEF (OFIXA050) e Itens do DEF (OFIXA051).
9. No Oficina (SIGAOFI) acesse Atualizações\Mov Gerencial\Cadastro do DEF (OFIXA050).
10. Verifique no browse da rotina que o registro importado foi criado com sucesso.
11. Posicione sobre o registro recém-criado e clique em Alterar.
12. Na parte inferior da janela, verifique que este DEF está sendo considerado apenas para as filiais sinalizadas como Sim no campo Ativo? (VD8_ATIVO).
13. Caso queira realizar alguma configuração adicional para este DEF, o mesmo poderá ser realizado normalmente através da alteração deste registro.
14. Semelhantemente, caso queira realizar ajustes pontuais nos itens do DEF gerados, no Oficina (SIGAOFI) acesse Atualizações\Mov Gerencial\Itens do DEF (OFIXA051).
15. Nesta rotina, será possível verificar que os campos abaixo foram preenchidos seguindo o seguinte padrão:
a. A importação automática irá preencher o campo Cód.Conta (VD9_CONCTA) e o campo Campo DEF (VD9_CPODEF) com a concatenação do código do plano de contas da AGCO e o código do departamento da AGCO. Exemplos:
- 11111401
- 11211401
- 11221401
b. A importação automática irá preencher o campo Desc.Conta (VD9_DESCRI) com a descrição do plano de contas da AGCO e a descrição do departamento da AGCO. Exemplos:
- 11111401 - DISPONIBILIDADES IMEDIATAS / ADMINISTRATIVO
- 11211401 - CONTAS A RECEBER MAQUINAS NOVAS / ADMINISTRATIVO
- 11221401 - CONTAS A RECEBER MAQUINAS USADAS / ADMINISTRATIVO
16. Após o entendimento de que tudo foi revisado, realize a geração dos dados do DEF no sistema. Para isso, no Oficina (SIGAOFI) acesse Atualizações\Mov Gerencial\Geração do DEF (OFIXA052).
17. Para maiores informações sobre o processo padrão do DEF e suas rotinas, consulte o manual do DEF disponível no TDN no link a seguir: DEF Protheus - Linha Microsiga Protheus - TDN (totvs.com).
Transmissão dos Dados para a AGCO
1. Após a geração e conferência dos dados gerados, é necessário realizar a geração dos dados no formato exigido pela AGCO e transmiti-los.
2. No Oficina (SIGAOFI) acesse Atualizações\D-In AGCO\Envio DFS Contábil AGCO (OFIA200).
3. Esta rotina realiza a geração e a transmissão do DEF Contábil a AGCO.
4. Ao abrir a rotina, clique no botão Perguntas.
5. Em Perguntas, informe os seguintes campos:
a. Filial Matriz?: informe o código da filial matriz da concessão. A partir desta informação, o sistema irá realizar a geração e transmissão dos dados do DEF para a filial matriz e todas as filiais que estiverem no mesmo nível de gestão corporativa do Protheus.
b. Data?: informa a data referente ao mês que os dados serão enviados a AGCO. Exemplo: 30/09/2021 = setembro de 2021.
c. Código DEF?: informe o código do DEF a ser considerado para envio dos dados a AGCO.
d. Diretório gravação Arq JSON?: informe um diretório onde serão gravados os arquivos JSON referente ao processo de envio das informações a AGCO via API. Os arquivos a serem gravados são:
1. Dados de Envio: será gravado um arquivo JSON contendo as informações geradas e transmitidas para a AGCO, conforme o layout estabelecido pela mesma. O nome do arquivo é composto pelas seguintes informações: “dfscontabil_dados_” + CNPJ da Filial Matriz + “_” + mês e ano dos dados + datestamp. Exemplo: dfscontabil_dados_22649498000150_122020_2021-06-24t08-53-50.json.
2. Dados de Retorno da API: será gravado um arquivo JSON contendo os dados de retorno da validação da API com relação ao envio. Desta forma, caso haja problemas na validação, as informações serão gravadas neste arquivo. O nome do arquivo é composto pelas seguintes informações: “dfscontabil_retorno_” + CNPJ da Filial Matriz + “_” + mês e ano dos dados + datestamp. Exemplo: dfscontabil_retorno_22649498000150_122020_2021-06-24t08-56-18.json.
6. Após informar as perguntas, clique em Informações.
7. Em seguida, clique em Executar.
8. Neste momento, a rotina irá realizar leitura dos dados gerados do DEF no Protheus e gerar o arquivo JSON no formato exigido pela AGCO. Após a geração do arquivo, a rotina irá realizar a transmissão deste arquivo através da API.
9. O resultado da transmissão (retorno da API) será exibido no final do processamento da rotina.