Home

Série 1

Páginas filhas
  • TEF: Transferência Eletrônica de Fundos

TEF é a sigla de Transferência Eletrônica de Fundos, e consiste no conjunto de ações necessárias para executar um pagamento por meios eletrônicos, incluindo aí a Internet e vendas com cartões de crédito em estabelecimentos comerciais.

Na Automação Comercial, TEF é um módulo integrante ao aplicativo Frente de Loja ou PDV (Ponto-de-Venda) que possui a capacidade de processar pagamentos por cartão de crédito, tendo sido homologado junto às administradoras de cartão de crédito através de empresas especialmente contratadas para este objetivo.

As principais empresas que realizam este tipo de homologação e que prestam suporte ao roteiro de implementação são a Software Express (http://www.softwareexpress.com.br/) e a Seven PDV (http://www.sevenpdv.com.br/).

Existem 3 tipos principais de TEF no mercado:

· O TEF Discado;
· O TEF Dedicado e;
· O TEF/IP.

O TEF Discado utiliza uma conexão telefônica comum para efetuar as transações com cartão de crédito e débito. Já o TEF Dedicado, utiliza uma conexão X25 permanente, através de uma linha dedicada e possui uma velocidade de transação bem maior que o TEF Discado. O TEF/IP permite a utilização de uma conexão de Internet comum para a comunicação com as operadoras de cartão de crédito.

Apesar da velocidade de transação do TEF Dedicado ser muito maior que a mesma transação no TEF Discado, a versão dedicada é menos usada devido ao alto custo do aluguel de uma linha dedicada, e é utilizado quase que exclusivamente por empresas que possuem um alto fluxo de vendas com cartão, como as grandes redes de supermercados, lojas de departamentos e grandes postos de combustíveis.

As pequenas empresas encontram no TEF Discado uma solução a um custo bem mais baixo, embora perca no quesito velocidade.

Com a chegada do TEF via IP, a tendência é que o TEF Discado caia em desuso, já que a nova modalidade tem uma velocidade comparável à do TEF Dedicado.