Árvore de páginas

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 7 Próxima »

Visão Geral

O TOTVS Saúde Portal Autorizador oferece muito mais flexibilidade na validação de atendimento dos beneficiários. Com este recurso, é disponibilizada a validação de tokens de cartão virtual geradas no seu aplicativo ao realizar um atendimento. 

O token é uma senha numérica de 6 a 8 dígitos gerada por Aplicativo, que é informada pelo beneficiário no momento do atendimento e validada pelo sistema de TOTVS Saúde Portal Autorizador, servindo como um segundo fator de autenticação, assegurando que quem está sendo atendido é mesmo o beneficiário portador da carteirinha informada. Este token é gerado utilizando o algoritmo padrão de mercado RFC6238.

Detalhamento da Funcionalidade

A funcionalidade disponibiliza o novo campo Token Virtual Cartão nas jornadas de Atendimento ao confirmar a seleção de um beneficiário:

O campo Token Cartão Virtual não é obrigatório, porém, caso seja digitado algo neste campo, botão Sim e preencher guia é desativado e só liberado novamente caso o token digitado seja válido (ou todo o conteúdo do campo seja apagado).

A validação do token é realizada com o algoritmo RFC6238 (algoritmo amplamente utilizado para esta finalidade). O token é calculado baseado com o horário do servidor no momento da operação e uma chave única, também conhecida como seed. Cada beneficiário possui um seed único, que é gerado no sistema de gestão ERP, e disponibilizado no cadastro do beneficiário do HAT através da integração beneficiaries. Caso o beneficiário não tenha um seed parametrizado, ao informar qualquer chave no campo Token Cartão Virtual, a mesma será validada.

Importante: o cáculo para a geração do token é parametrizável, e a mesma deve ser realizada igual ao seu sistema de gestão ERP. Maiores informações na sessão abaixo.


Configurações Iniciais

Definição de parâmetros

O primeiro passo para habilitar a funcionalidade é acessar o Portal de Administração do Portal Autorizador para definirmos os parâmetros necessários para funcionamento da rotina.

  • Acesse o Portal de Administração do Portal Autorizador.
  • No menu superior direito, selecione a sua Operadora.
  • Acesse Configurações / Configurações de Parâmetro.
  • Configure os parâmetros apontados no quadro abaixo. Para operadoras que utilizam o TOTVS Saúde Planos, realize a configuração de acordo com o parâmetro indicado na coluna Parâmetro PLS. Para as demais Operadoras, realize a configuração de acordo com a sua regra de geração do algoritimo RFC6238.
ParâmetroDescriçãoValor PadrãoParâmetro PLS
tokenBeneficiarioHabilita a verificação de token no atendimento.

Ativo - Habilita a validação de token.

Inativo - Inibe a validação de token.


tokenTimeStepDefine a quantidade de segundos que dura um token gerado para atendimento1800MV_PLSTOKT
tokenNumberDigitsDefine a quantidade de caracteres gerados para um token de atendimento6MV_PLSTKDG
tokenSeedType

Define o tipo de seed para geracao do token de atendimento. Opções:

1=Text

2=Base64

3=Hex

1MV_PLSTKST
tokenShaFunction

Define a funcao SHA para geracao de token de atendimento. Opções: 

3=SHA-1

5=SHA-256

7=SHA-512

5MV_PLSTKSH


Exemplo de configuração.

Exemplo de Utilização

Validando o Token na Jornada de Atendimento

  • Acesse o TOTVS Saúde Portal Autorizador.
  • Clique em Atendimento.
  • Selecione uma jornada, no exemplo abaixo foi selecionada a  jornada Exames/ Procedimentos.
  • Informe o CPF ou Matrícula do beneficiário.
  • No novo campo Token Cartão Virtual indique o token do beneficiário. (note que a partir do momento que o token começa a ser digitado, o botão Sim e preencher a guia é desativado).
  • Se o token informado for correto, o botão Sim e preencher a guia é habilitado novamente 


Caso o token informado seja diferente do calculado, o botão Sim e preencher a guia é desabitado impedindo a continuidade do processo:



  • Sem rótulos