A transferência entre filiais é quando há necessidade da saída de produto de uma filial que tem como destino uma outra filial da mesma organização.
Para esta operação será gerada uma nota fiscal de saída/transferência na filial de origem, e ao chegar na filial de destino será recebida esta nota fiscal.
Há duas formas de proceder com esta operação no módulo SIGAAGR:
- Através do Romaneio com Pesagem (OGA250)
- Através do Romaneio sem Pesagem (OGA251)
Para utilizar através das funções OGA250/OGA251 é necessário:
- Registrar um Contrato de Vendas, através da função OGA290 na filial de origem, sendo que a entidade cliente do contrato será a entidade correspondente a filial de destino.
- No contrato de Vendas, informar TES de saída transferência entre filiais, e demais configurações fiscais necessárias para a operação.
- Registrar um Contrato de Compras, através da função OGA280 na filial de destino, sendo que a entidade fornecedor do contrato será a entidade correspondente a filial de origem.
- No contrato de Compras, informar TES de entrada transferência entre filiais, e demais configurações fiscais necessárias para a operação.
- Para a saída, na filial de origem criar romaneio (OGA250/OGA251), informando o tipo 4 (S) Saída por Venda, informar contrato de vendas, pesagem e classificação. Atualizar e confirmar para gerar a nota fiscal da transferência.
- Para a entrada, na filial de destino criar romaneio (OGA250/OGA251), informando o tipo 5 (E) Entrada por Compra, informar contrato de compras, pesagem e classificação, bem como as informações da nota fiscal recebida. Atualizar e confirmar para efetuar o recebimento da nota fiscal no destino.
NOTA: Os tipos de romaneio B (S) Saída por Transferência e A (E) Entrada por Transferência ainda não estão liberados para serem utilizados através das funções OGA250/OGA251. Foi iniciado um estudo, pela área de produto, para permitir uma nova forma de executar a transferência, sem a utilização de contratos, através da criação de tipos de operação (AGRA510), onde estes tipos de romaneios A e B serão utilizados. Foi iniciado um protótipo, ainda não homologado, para transferir através do Romaneio Unificado (AGRA500), porém o desenvolvimento não foi concluído e direcionamos o estudo para o OGA250/OGA251. Quando esta implementação estiver disponível esta FAQ será atualizada, bem como o documento técnico do desenvolvimento está disponível na expedição da release/patch no tdn.