Objetivo
O objetivo do Processo de Composição da Remuneração é possibilitar ao usuário do sistema Datasul-RH a parametrização, manutenção e atualização dos itens que compõem a Remuneração do funcionário da Organização.
Visão Geral
As pessoas exercem suas funções nas organizações tendo como princípio básico o recebimento de uma Remuneração em troca desta prestação de serviços. Diante disto, este processo visa efetuar composições no salário do funcionário a fim de torná-lo variável em seus processos. Esta premissa é uma constante nas políticas das Organizações atualmente, onde se criam objetivos para os funcionários diante de variáveis utilizadas pela organização.
Entretanto, cabe a organização montar a estrutura de Composição Salarial que ela pretende atuar com os seus funcionários. Esta composição pode ter como Base um Salário Fixo, adicionando Incentivos Salariais, como por exemplo Prêmio por Tempo de Serviço, Gratificação de Função, além dos Benefícios que a mesma oferece.
Neste processo o usuário da área de Recursos Humanos poderá efetuar a importação de Itens de Remuneração (veja conceito Itens de Remuneração) ou ainda cadastrá-los e mantê-los atualizados no sistema. Assim, pode-se definir quais regras serão aplicadas aos Funcionários, Cargos e Sindicatos existentes na organização. De acordo com as regras estabelecidas, o usuário poderá associar aos funcionários estes tipos de Remuneração. Desta forma, o salário variável será calculado com base nesta associação.
Este processo pode ser utilizado pelos módulos de Folha de Pagamento e Folha Educacional, cada um com as suas respectivas funcionalidades.
A seguir, é apresentado o fluxo deste processo:
Na sequência são apresentados os conceitos existentes para este processo e o detalhamento das funcionalidades e características de cada função.
Conceitos