Árvore de páginas

Objetivo

Este documento tem como objetivo demonstrar o comportamento dos processos de estorno e exclusão de movimentos que tiveram origem em um insumo previsto.

Processo no módulo SIGAEST

    Com a baixa de uma pré-requisição efetivada totalmente ou parcialmente por meio da rotina Baixa Pré-Requisição - MATA185. Desta forma estes itens não poderão mais sofrerem alterações, tanto no módulo Estoque/Custos - SIGAEST como diretamente no insumo que originou a solicitação de armazém.

    Se houver a necessidade de modificar esta requisição pode-se por meio da rotina Baixa Pré-Requisição - MATA185 realizar o processo de estorno da mesma, assim retornado esta para o status em que apenas a pré-requisição encontra-se gerada, em seguida deve-se realizar o processo de exclusão da pré-requisição. Feito estes procedimentos permitira tanto a alteração do insumo como a sua exclusão caso seja necessária.

    No caso de um estorno onde o mesmo insumo é aplicado mais de uma vez em diferentes tarefas, é apresentada uma tela para seleção de qual das tarefas deseja ser estornado o insumo. A seleção é obrigatória no caso da O.S. ter sido vinculada ao movimento de estoque.

    Após gerar a Pré-Requisição - MATA106  para um ou mais itens da solicitação de armazém, estes itens ficam disponíveis para efetivação da baixa. Estes mesmos itens não poderão mais serem modificados, tanto no módulo Estoque/Custos - SIGAEST como diretamente no insumo que originou a solicitação de armazém.

    .

    Após aplicação direta de um insumo por meio da rotina Documento de Entrada - MATA103, este insumo não poderá ter sua quantidade alterada na ordem de serviço. Caso este processo seja necessário deve ser utilizada a rotina Movimentação Múltipla - MATA241 para então realizar uma devolução ao estoque do material aplicado no insumo.

    Para este processo, o Tipo de Movimento deve ser de devolução e deve ser informado os campos: Produto - D3_COD, Armazém - D3_LOCAL e Ordem de Serviço - D3_ORDEM.

    Atenção

    • Todos estes exemplos a seguir, após sua efetivação, podem ser desfeitos. Para isso basta estornar o movimento gerado ao devolver o produto, neste estorno aplicam-se as mesmas regras apresentadas no exemplos abaixo.


    Exemplo:

    Insumo Realizado
    (STL)
    Movimento Interno
    (SD3)
    Resultado Esperado
    Produto: 001
    Quant.: 10
    Produto: 001
    Quant.: 10
    O insumo será excluído da ordem de serviço.
    Produto: 001
    Quant.: 10
    Produto: 001
    Quant.: 08
    A quantidade informada no movimento será deduzida, assim mantendo o insumo na ordem de serviço com a quantidade atualizada 02.
    Produto: 001
    Quant.: 08
    Produto: 001
    Quant.: 10

    Não será permitido o processo de devolução, sendo apresentada a seguinte mensagem:

    Tarefa: 001
    Produto: 001
    Quant.: 10

    Tarefa: 002
    Produto: 001
    Quant.: 10


    Produto: 001
    Quant.: 10

    Caso exista dois ou mais insumos com mesmo Ordem + Código + Local porém com tarefa diferentes. Será apresentado uma tela para o usuário optar em qual destas tarefas será efetuada a devolução. 


    Processo no módulo SIGAMNT

      É possível realizar o estorno de movimentações de estoque pelo Manutenção de Ativos na exclusão de insumos de O.S. realizados, exclusão de um abastecimento ou saídas de combustível. Nesse caso, o estorno será contrário a um movimento de requisição, e terá o código TM 499.

      Na Análise Técnica de Pneus (MNTA600) é possível alterar o destino de um pneu, gerando um movimento de devolução ao estoque. Nesse caso, ao excluir uma Análise Técnica, o movimento de estorno terá o código TM 999.

      Os movimentos de requisição e devolução mencionados acima são referentes aos códigos cadastrados nos parâmetros MV_MNTREQ e MV_MNTDEV, que tem vínculo com os Tipos de Movimento - MATA230.