O uso de expressão regular é uma maneira de procurar correspondências em strings. Isso é feito pesquisando com "padrões" na string. Por exemplo, podemos criar uma expressão regular para descrever todas as strings na forma dd/dd/dddd onde d é um dígito qualquer, ou seja, um padrão que represeta datas.
Podemos usar expressões regulares para extrair ou substituir partes de um texto, modificar seu formado, adicionar ou remover caracteres, além de simplesmente validar se o texto atendo um determinado formato.
Saiba mais aqui
RegEx
Na linguagem TLPP a classe Regex contém tanto métodos estáticos quanto de instâncias. Trabalhando estaticamente, a classe representa uma expressão regular imutável e seus métodos nos permitem trabalhar com expressões regulares. Ao trabalharmos com instâncias dessa classe, trabalharemos sobre um texto original, atribuido à uma instância e aplicaremos os métodos sobre ele.
Para usarmos Regex devemos importar o namespace tlpp.regex.
// Verifica se um email é valido using namespace tlpp.regex Function MyFirstRegEx() local objeto := Regex():New('^(abc)*$') conout(objeto:partialMatch("Abcde")) // .F. conout(objeto:partialMatch("abc123")) // .T. // equivalente a conout(Regex():matches('^(abc)*$', "abc123")) // .T. return
O objetivo desse módulo é facilitar o processamento de textos, agilizando o trabalho do programador.
Os procedimentos disponibilizados no namespace tlpp.regex permitem verificar se uma determinada string corresponde a uma expressão regular ( vice-versa).