CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Auditoria Interna
  3. Itens da Auditoria Interna
  4. Realizar Auditoria Interna
  5. Retornar para Auditoria


Importante!

O parâmetro "Permite auditar contas em elaboração" foi descontinuado na release 12.1.2406. Essa mudança foi implementada para evitar problemas decorrentes da inclusão de novos itens na parcial enquanto a conta ainda está em elaboração, o que poderia levar à perda ou modificação de itens já auditados.

Com essa alteração, o processo de auditoria foi centralizado exclusivamente na tela de Auditoria Interna, proporcionando maior segurança e consistência. A auditoria agora será realizada apenas quando a conta estiver no status Liberada, garantindo a integridade dos dados.

Caso seja realmente necessário auditar uma parcial em Elaboração, isso poderá ser feito diretamente na tela de Elaboração de Contas, mas é importante destacar os riscos de inconsistência associados a essa prática.

01. VISÃO GERAL

A rotina de Auditoria Interna consiste em uma análise detalhada das contas liberadas pelo faturamento, garantindo que o setor de auditoria possa revisar todos os serviços prestados, como exames, medicamentos, procedimentos médicos e outros itens cobrados, antes que a conta seja enviada para a operadora. Essa etapa é fundamental para evitar erros, disputas com convênios e glosas.

Esse processo é geralmente realizado por uma equipe dedicada da operadora ou por um time independente do setor de faturamento do prestador, trazendo uma perspectiva imparcial aos processos. Essa abordagem ajuda a distribuir o trabalho de forma mais eficiente, evitando o conflitos de responsabilidades entre o time de Faturamento e Auditoria.

02. AUDITORIA INTERNA

O módulo de Auditoria Interna pode ser acessado em Faturamento > Particular e Convênios > Auditoria Interna.

Ao acessar a tela, serão exibidos os seguintes campos para realizar o filtro:

    • Convênio (obrigatório): Define o convênio para a pesquisa.

      • Apenas convênios ativos: Este campo, marcado por padrão, retorna apenas convênios ativos ao realizar a pesquisa.
    • Período (obrigatório): Define o início e o fim do período. Por padrão, é definido entre o primeiro e o último dia do mês atual.

    • Unidade de Faturamento (opcional)

    • Status da Auditoria (opcional): Com as opções Todos, Pendente, Iniciada e Concluída.

    • Tipo de Paciente (opcional): Com as opções Todos, Internos e Externos.

Após preencher os filtros, basta clicar em "Filtrar" para carregar os registros. Os dados exibidos incluem atendimento, parcial, paciente e o status da auditoria.

03. ITENS DA AUDITORIA INTERNA

Após efetuar a pesquisa, é possível abrir um formulário para o registro selecionado.

Neste formulário serão exibidas todas as informações contidas na visão anterior como somente leitura, um campo editável para informar alguma observação da auditoria (habilitado apenas após efetuar a auditoria) e uma lista dos itens da conta.

04. REALIZAR AUDITORIA INTERNA

Para realizar a auditoria, é necessário selecionar uma conta (apenas uma por vez), então executar o processo "Realizar Auditoria".

Na tela de processamento da auditoria, há um cabeçalho que exibe informações da conta, como o nome do paciente, o atendimento e o total da conta. Esse total é recalculado automaticamente sempre que há alterações nas seleções de registros ou nos valores dos campos de quantidade e valor unitário.

Logo abaixo, são listados todos os itens do anexo da visão principal. Um painel adicional, com campos editáveis, permite a manipulação detalhada do registro que está atualmente selecionado.

Para auditar um item, é necessário modificar a quantidade e/ou o valor unitário, além de preencher o Tipo de Auditoria Pré-Glosa e o Motivo de Auditoria Pré-Glosa. O preenchimento do campo de observações é opcional.

Para agilizar o preenchimento dos campos de quantidade e valor, existe a funcionalidade de replicação. Por exemplo, se o valor de um item foi alterado de 10,00 para 15,00 e ele foi lançado 10 vezes na conta, é possível clicar em "Replicar Valores" para aplicar essa alteração automaticamente a todos os lançamentos do item.

Também há uma opção de reverter a auditoria. Essa funcionalidade restaura os campos "Qtd. Alterada" e "Valor Un. Alterado" para os valores originais, ou seja, "Qtd. Original" e "Valor Un. Original", registrados na conta do paciente.

Por fim, a coluna de Status indica os itens que sofreram alterações. Além disso, os valores alterados são destacados com um fundo amarelo claro, facilitando sua identificação.

Também está disponível, no processo de auditoria, a funcionalidade de Elaboração de Conta, acessível na aba lateral "Conta". Com essa rotina anexada ao processo, torna-se mais fácil incluir itens faltantes e realizar a impressão da conta médica.

Ao clicar em "Executar", a auditoria é aplicada aos registros alterados e aos campos preenchidos, gerando um log detalhado dos itens processados ou de eventuais avisos de negócio.

Dica

Mesmo que existam itens selecionados na grid por meio da coluna de marcação (check), todos os registros serão enviados para serem processados. A coluna de marcação é utilizada exclusivamente para as funcionalidades de replicação de valores e reversão da auditoria dos itens em tela.


Todos os itens auditados são identificados com um check na coluna 'Auditoria' na tela de Elaboração de Contas.


Quando houver uma diferença entre a quantidade original e uma quantidade menor, essa diferença será transferida para itens grátis.


05. RETORNAR PARA AUDITORIA

Para retornar uma parcial para auditoria, o status da auditoria deve estar como 'Concluída' e o status da parcial como 'Liberada'. Somente nessas condições será possível retornar a parcial para correção.

A parcial não pode ser alterada se seu status estiver como 'Faturada', pois já integra uma remessa destinada ao convênio. No entanto, caso a remessa ainda não tenha sido enviada, será possível realizar a auditoria. Nesse caso, é necessário retornar a conta para correção utilizando a rotina de Faturamento para Convênio, selecionar a opção 'Retornar para Auditoria', realizar as alterações necessárias e concluir a auditoria novamente.