Movimento da Conta Corrente
Caminho Básico
01. Inserir a data de movimentação da Conta Corrente.
Nota:
- A data sugerida pelo sistema para o movimento da Conta Corrente é a data inicial, especificada por intermédio do período informado no Filtro. Esse campo é de preenchimento obrigatório.
- Esta data deve estar compreendida em um período de datas habilitado, pertencente a todos os cenários contábeis que o módulo Caixa e Bancos utiliza.
- Esse período poderá ser habilitado ou modificado no programa Manutenção Exercício Contábil (UTB075AA).
- Também é necessário que essa data seja maior que a data especificada nos Parâmetros do Estabelecimento, sendo possível somente efetuar movimentos a partir dessa data. Ver detalhes no programa Manutenção Parâmetros Estabelecimento (CMG012TA).
- Para que determinado movimento seja atualizado no módulo Fluxo de Caixa, é necessário que a data esteja entre o período de movimentação implementada nos Parâmetros Gerais Fluxo de Caixa. Ver detalhes no programa Parâmetros Gerais Fluxo de Caixa (CFL015TA).
- A data informada deve ser igual ou maior que a data de início de movimentação da conta corrente. Essa data é determinada no cadastro de Conta Corrente. Ver detalhes no programa Manutenção Conta Corrente (UTB099AA).
02. Selecionar o tipo de transação caixa.
Nota:
Para realizar um movimento de Mútuo, é necessário:
- Ter implementado as finalidades contábeis principais ativo/passivo e transitória de mútuo, para que ocorra a contabilização do movimento;
- Existir duas contas correntes de mútuo;
- Estar informado nos Parâmetros Gerais do Caixa e Bancos para que o Mútuo entre empresas e/ou Unidades de Negócio seja obrigatório.
Para realizar um movimento de Transferência, é necessário:
- Ter implementado as finalidades contábeis principais ativo/passivo e transitória de transferência, para que ocorra a contabilização do movimento;
- Não existir contas correntes de mútuo para as empresas ou unidades de negócio participantes do movimento de transferência;
- Não estar informado nos Parâmetros Gerais do Caixa e Bancos para que o Mútuo entre empresas e/ou Unidades de Negócio seja obrigatório, se essa opção não estiver selecionada o movimento de transferência poderá ocorrer entre Empresas iguais e diferentes, ou entre Unidades de Negócio iguais e diferentes.
Podem ser realizadas transferências entre contas correntes do tipo Mútuo. Essa operação é utilizada nos casos em que uma empresa não controla a contabilidade da outra, sendo essas do mesmo grupo empresarial. O sistema irá validar o movimento de transferência, quando alterado o valor do movimento e o tipo de transação refletindo essas alterações na conta destino, alterando os valores das apropriações e o valor do movimento dessa.
O movimento que é implementado com o Tipo de Transação de Caixa “Contábil”, exige um controle maior porque geralmente representa acertos de saldos.
Para que seja possível efetuar a emissão de um cheque de transferência ou emitir uma autorização de transferência, o Tipo de Transação de Caixa deve estar relacionado obrigatoriamente com uma Espécie de Transação Transfer ou Mútuo.
A segurança é verificada na criação do movimento da conta corrente, dessa forma, pode-se restringir o acesso de usuários a alguns tipos de transações de caixa. Somente podem ser incluídos, modificados, eliminados e consultados os movimentos das contas correntes, que estejam implementados para os tipos de transações de caixa que o usuário possui acesso.
03. Inserir o valor referente à movimentação na Conta Corrente informada.
Nota:
O valor incluído deve ser expresso na moeda atual da finalidade da conta corrente.
04. Selecionar uma descrição para o histórico da movimentação da conta corrente.
Nota:
O histórico padrão informado nesse campo é impresso no cheque, quando utilizada impressora do tipo slip.
05. Inserir um código do documento utilizado internamente pela empresa da conta corrente.
Nota:
Esse código é o mesmo código dos documentos emitidos pelo banco, sendo que será utilizado para a Conciliação Bancária. No caso de emissão de cheques, esse número será o número do cheque que está sendo emitido, sendo atualizado automaticamente.
06. Selecionar o Fluxo de Movimento para a Movimentação da Conta Corrente. Pode ser: Entrada ou Saída.
Nota:
O fluxo do movimento da conta corrente é igual ao fluxo padrão do tipo de transação de caixa informado, podendo ser modificado quando necessário. Quando efetuada uma operação de transferência ou mútuo, são gerados movimentos com o fluxo inverso, nas outras contas correntes envolvidas.
A partir desse fluxo, será identificado o tipo de fluxo financeiro a ser utilizado, se o fluxo for Saída, será utilizado o Tipo de Fluxo Financeiro Saída e vice-versa.
07. Selecionar o Tipo de Movimento da Conta Corrente. Pode ser: Realizado ou Previsto.
Nota:
Se o movimento for "Previsto", não existirão apropriações para este, sendo que a pasta Apropriação será desabilitada. Quando ocorrer movimentos "Previstos", esses podem ser alterados para Realizados, sendo solicitadas informações adicionais referentes a esses movimentos.
08. Exibe o valor do imposto que será calculado automaticamente e incidirá sobre a Movimentação da Conta Corrente.
Nota:
Para que ocorra o cálculo de imposto de determinado movimento é necessário que sejam determinados alguns parâmetros. Os parâmetros são listados e explicados em Detalhamento do Campo Imposto.
09. Selecionar o código da conta corrente destino.
Nota:
Quando a conta corrente destino é informada, é verificado se o usuário que a informou está incluído no grupo de segurança da conta corrente e caso estiver, poderá informá-la como conta corrente destino para que receba os movimentos de outras contas.
A conta corrente destino somente receberá movimentos, caso a espécie de transação do tipo de transação de caixa for “Mútuo” ou “Transferência”.
10. Selecionar as contas de mútuo para a movimentação, quando o tipo de transação for igual a mútuo.
Nota:
Será apresentada uma lista de possíveis combinações de contas de mútuo (credor e devedor), conforme a empresa e unidade de negócio das contas bancárias de origem e de destino.
A combinação de contas de mútuo é obtida por intermédio da conta corrente de mútuo e da conta espelho de mútuo, que é informada na manutenção das contas correntes.
11. Exibe o indicador econômico (moeda) da conta corrente destino informado para a transação de transferência.
Nota:
Não é possível alterar a informação desse campo.
12. Exibe o valor da paridade entre o indicador econômico da conta corrente origem (moeda base), e o indicador econômico da conta corrente destino (moeda índice), na data informada para o movimento, podendo ser alterada.
Nota:
O valor da cotação é utilizado para conversão dos valores para a finalidade econômica da conta corrente destino na geração automática de apropriações contábeis.
Esse campo somente é habilitado, quando o tipo de transação de caixa informado for igual a “Transferência” e os indicadores econômicos das contas correntes origem e destino forem diferentes.
13. Exibe o valor da cotação inversa à cotação contratada, podendo ser alterada.
Exemplo:
Para a cotação Real – Dólar = 2,5000
Assinalando a opção Inversa, o sistema efetuará o cálculo automaticamente, ficando:
Real – Dólar (1/2,5000 = 0,4000)
Nota:
Esse campo somente é habilitado, quando o tipo de transação de caixa informado for igual a “Transferência” e os indicadores econômicos das contas correntes origem e destino forem diferentes.
14. Selecionar o código que represente o Cenário Contábil associado ao movimento.
Nota:
O código do cenário contábil estará desabilitado, quando no programa Conta Corrente (CMG000AA), for informado para que a conta corrente não tenha controle de cenário.
Para que o movimento seja atualizado no módulo Fluxo de Caixa, é necessário que o Cenário Contábil seja igual ao cenário informado no programa Manutenção Parâmetros Estabelecimento (CMG012TA), ou possua cenário em branco.
15. Acionar Salvar ao final para gravar o registro, ou acionar Salvar e Continuar, neste caso, salva o registro e mantém a tela aberta para inserir um novo registro. Acionar Cancelar para não efetuar as informações digitadas.
Caminho(s) Alternativo(s)
Imprimir Autorização Transferência
01. Acionar Imprimir Autorização Transferência.
Nota:
Esse botão somente é habilitado, quando no campo Emissão estiver selecionado como "Autorização Transferência".
Permite determinar o destino para emissão das autorizações de transferências entre contas correntes emitidas no módulo de Caixa e Bancos.