Árvore de páginas


01. DADOS GERAIS

Produto:

TOTVS Saúde Planos

Linha de Produto:

Linha Protheus

Segmento:

Saúde

Módulo:SIGAPLS
Função:PLSTISSON
País:Brasil
Ticket:12210034
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :DSAUPC-15591

02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Realizar melhoria no retorno do WebService de Demonstrativos (Pagamento / Análise de Contas / Odonto), quando não existir eventos a serem retornados. Quando ocorre tal situação, o sistema retorna o código da glosa (tag <codigoGlosa>) "1323" como padrão, mas para alguns clientes, existe a necessidade de colocar outro código e retornar também a tag <descricaoGlosa>, mesmo sendo opcional no webservice - ou seja, não obrigatória na estrutura.


03. SOLUÇÃO

Realizado ajustes no fonte envolvido, para que quando ocorra a situação acima - o usuário solicita um demonstrativo (Pagamento / Análise de Contas / Odonto) e não tenha resultados, o sistema retornar além do código desejado pela Operadora, retorne também a descrição da Glosa.

Para tanto, foi criado o parâmetro MV_PLCGDMR, onde permite que a Operadora informe no parâmetro um código de glosa existente na tabela BCT (Motivos de críticas) e que tenha o De/Para realizado com a terminologia TISS (Tabela 38 - Terminologia de mensagens - glosas, negativas e outras), para que na situação acima, seja retornado o código e descrição TISS do de/para realizado ou então, em caso especiais, possa colocar um código e descrição personalizado. 

Caso o parâmetro MV_PLCGDMR não exista na base ou esteja vazio, será retornado o código 5016 e a descrição SEM NENHUMA OCORRENCIA DE MOVIMENTO NA COMPETENCIA PARA ENVIO A ANS, conforme padrão da TISS, tabela 38.

  1. Na tela de Motivos de Críticas, selecione ou crie a crítica desejada para essa situação;
  2. Realize o De/Para dessa crítica com o motivo TISS, da tabela 38.
  3. No Configurador (SIGACFG), acesse a tela de parâmetros.  Localize o parâmetro MV_PLCGDMR, coloque o código da crítica da tabela BCT, composto pelo Proprietário + Código Glosa.
    1. Por exemplo, se foi criada uma crítica do tipo Cliente (proprietário 7) e o código da glosa gerado foi 9E, devemos colocar no parâmetro o valor 79E.
  4. Após essa configuração, os demonstrativos que não possuírem dados para retorno, irão exibir nas tags <codigoGlosa> e <descricaoGlosa> o código e descrição do De/Para feito na crítica informada do parâmetro.

Quando a Operadora quiser uma crítica e texto "personalizado", de forma direta e sem necessidade de criação ou De/Para na tabela BCT, é possível realizar esse feito, pelo parâmetro MV_PLCGDMR, da seguinte forma:

  • No parâmetro, deve ser informado: código + arroba(@) + descrição. Ou seja, se a Operadora quer informar o código "2109", com a descrição "NAO EXISTE PAGAMENTO PARA A RDA", basta informar no parâmetro 2109@NAO EXISTE PAGAMENTO PARA A RDA.
    • O arroba(@) é o separador entre a crítica e texto, sendo obrigatório, caso utilize dessa maneira.

Para configurar dessa maneira:

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse a tela de parâmetros.  Localize o parâmetro MV_PLCGDMR:
    1. Informe no parâmetro o código da glosa, o separador arroba(@), seguido da descrição desejada. Exemplo: 3159@Assinatura informada inválida no processo
  2. Após essa configuração, os demonstrativos que não possuírem dados para retorno, irão exibir nas tags <codigoGlosa> e <descricaoGlosa> o código e descrição informada manualmente no parâmetro.



04. DEMAIS INFORMAÇÕES

  • Criação de Parâmetro no arquivo SX6 – Parâmetros:

Nome da Variável

MV_PLCGDMR

Tipo

Caractere

Descrição

Informe o código de glosa da BCT ou o código TISS+@+Descrição, para sair nos demonstrativos via Webservices, quando retornarem vazios (sem dados). 

Valor Padrão



05. ASSUNTOS RELACIONADOS

  • Não aplicável.