CONTEÚDO
- Visão Geral
- Criando uma Parcial Complementar
- Cancelar uma Parcial Complementar
- Tabelas utilizadas
01. VISÃO GERAL
Importante!
Uma Parcial Complementar deve ser criada para o mesmo convênio ao qual a parcial original se refere.
O faturamento complementar é um procedimento utilizado no padrão TISS (Troca de Informações na Saúde Suplementar), regulamentado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), para enviar informações adicionais ou corrigir dados de um lote já enviado anteriormente. O faturamento complementar é útil em situações onde houve:
- Erros ou omissões nos dados enviados anteriormente, que precisam ser ajustados.
- Novas informações que não estavam disponíveis no momento do envio original (exames adicionais, tratamentos complementares, etc.).
- Acréscimo de dados referentes a um atendimento já informado, como mudanças de valores cobrados, inclusão de procedimentos, ou correções de dados clínicos.
Esse processo garante que os dados trocados entre prestadores de serviços de saúde e operadoras de planos sejam atualizados e corretos, evitando problemas como recusa de pagamento ou divergências na auditoria de contas médicas.
02. CRIANDO UMA PARCIAL COMPLEMENTAR
Para realizar o envio de um lote complementar, será necessário criar uma Parcial Complementar, como o nome sugere, é um registro adicional feito para complementar uma parcial já encerrada e faturada. Em situações excepcionais, quando é necessário realizar lançamentos posteriores, como procedimentos ou materiais, esses itens são incluídos na Parcial Complementar, ficando disponíveis para um eventual refaturamento.
O comportamento de uma Parcial Complementar é semelhante ao de uma parcial comum, mas com a diferença de que ela não altera as datas de início e fim da parcial anterior. As guias de autorização relacionadas a parcial original, serão importadas nessa nova parcial complementar.
Para criar uma Parcial Complementar, é necessário que a parcial de origem já esteja faturada. Selecione a parcial desejada e execute o processo Parcial Complementar.
Parcial Complementar criada.
Observe que nenhum lançamento é realizado nas abas de Honorários, Diárias, Taxas, Serviços ou demais abas.
O que é importado pela Parcial Complementar são as Autorizações da parcial original a que se refere.
Aba resumo:
Registro de atendimento , aba guia de autorização:
03. CANCELAR UMA PARCIAL COMPLEMENTAR
Se for necessário cancelar a 'Parcial Complementar', basta selecionar a parcial complementar desejada e executar a rotina Cancela Parcial.
As validações e permissões são as mesmas de uma parcial normal, caso tenha algum item lançado não será permitido cancelar. Se a permissão for concedida, as guias geradas por essa complementar serão canceladas ou excluídas.
As datas da parcial anterior não serão alteradas.
Parcial Complementar cancelada com sucesso.
04. TABELAS UTILIZADAS
- SZPARCIALATEND
- SZATENDAUTORIZCAB
- SZATENDAUTORIZ