1 - No modulo "Gestão de Estoque, Compras e Faturamento", vá em: Ambiente | Parâmetros | Gestão de Estoque, Compras e Faturamento | Selecione o menu onde o tipo de movimento desejado esta parametrizado | Edite o tipo de movimento. Na etapa "Fiscal - Nota Fiscal Eletrônica" marque o flag: "Referencia Nota Fiscal Eletrônica", conforme imagem abaixo.
Ou quando na etapa "Importação/Envio de Arquivo XML" o campo "Operação com arquivo xml" estiver selecionado a opção "Recebimento de CT-e". (a partir da versão 12.1.2302)
2 - No movimento, em Integrações | Referencia NF-e.
A referencia pode ser feita das seguintes formas:
1 - Botão Associar NF-e (Opção recomendada): Ao clicar neste botão, será apresentado um Lookup para seleção de NF-e(s) que podem ser associadas ao movimento. Neste Lookup, será apresentado somente movimentos que possuam o campo TMOV.CHAVEACESSONFE ou TNFEESTADUAL.CHAVEACESSO preenchidos.
Observação: O lookup não retorna movimentos cujo a chave de acesso tenha sido incluída na grid, pelo processo de inclusão manual a partir do botão, "Incluir"
Referencia Nota Fiscal Eletrônica: quando parametrizado desta forma, ao realizar o filtro de movimentos, será apresentado tanto movimentos de de entrada (TMOV.CHAVEACESSONFE) quanto movimentos de NF-e com emissão própria (TNFEESTADUAL.CHAVEACESSO) que possuam os campos de chave de acesso preenchidos.
Recebimento de CT-e: quando parametrizado desta forma, só será apresentado movimentos de NF-e com emissão própria (TNFEESTADUAL.CHAVEACESSO) que possuam chave de acesso preenchidos (autorizados).
IMPORTANTE: Quando realizado a inclusão a partir da opção Associar NF-e, a chave de acesso não é gravada no banco de dados (tabela TCHAVEACESSOREF), desta forma, será utilizado sempre a chave de acesso contida no movimento referenciado. A principio, a chave de acesso será buscada da TMOV,CHAVEACESSONFE (emissão de terceiros) onde caso o campo esteja vazio, será buscada da TNFEESTADUAL.CHAVEACESSO (emissão própria). Desta forma, se a chave de acesso for alterada no movimento referenciado, consequentemente ela será alterada no movimento que o referenciou.
2 - Botão Incluir (inclusão manual): Recomendamos que esta opção seja utilizada quando não possuir o movimento com a chave de acesso desejada em suas movimentações. Caso não possua movimento com a chave de acesso desejada, basta preencher uma chave de acesso valida e clicar em: "Incluir". A chave de acesso será incluída na grid.
Campo Chave de Acesso deve ser preenchido somente com números e o tamanho = 44 caracteres.
Observação: Ao incluir uma chave de acesso de forma manual, mesmo que exista um movimento na base de dados com a mesma chave de acesso, as informações do movimento não serão carregadas para a grid. Neste Caso, recomendamos que utilize a opção "Associar NF-e" e filtre pela chave de acesso, por exemplo.
IMPORTANTE: Por não possuir referencia a movimento de entrada, a chave de acesso será gravada no banco de dados (TCHAVEACESSOREF).
Podem ser associados quantos registros desejar, no entanto, não é permitido a inclusão de registros com a chave de acesso duplicada. Caso exista mais de um movimento referenciado com a mesma chave de acesso, será apresentado mensagem de consistência, impedindo de salvar o movimento.
IMPORTANTE: Neste caso, remova o registro em duplicidade e verifique os movimentos referenciados. Não é correto possuir mais de um movimento de entrada com a mesma chave de acesso.
3 - Copia por Referencia: Ao realizar o processo de copia por referencia, para os seguintes motivos de referencia:
03 - NF Acompanhamento de Cupom Fiscal;
04 - Devolução de Compra de Mercadorias
05 - Devolução de Venda de Mercadorias
06 - NF Complementar / Retificadora
08 - Devolução material receb. conta e ordem
13 - Devolução Simbólica de Mercadoria em Consignação - Estoque Terceiros
15 - Devolução Mercadoria Consignada não Comercializada - Estoque Terceiros
21 - Cópia NF-e de Ajuste - Cancelamento Indevido
22 - Cópia NF-e de Ajuste - Estorno de Venda
23 - Cópia NF-e de Ajuste - Estorno de Compra
24 - NF-e Produtor Rural - Contra Nota
27 - NF Complementar com Cópia de Itens
30 - Devolução por Recusa
31 - Devolução de Empréstimo
34 - Remessa Parcelada de Exportação
IMPORTANTE: Neste caso, para que a chave de acesso seja levada para o movimento de destino, o movimento de origem deve possuir chave de acesso e o movimento de destino deve estar parametrizado conforme primeiro tópico deste documento.
4 - Relacionamento de Movimentos para Exportação: Ao referenciando itens de movimento a exportação, cujo o movimento referenciado possua Chave de Acesso e que o modelo de documento seja: 01 (NF de papel), 55 (NF-e), 04 ( Produtor Rural), 2B (Cupom Fiscal maquina), 2C (Cupom Fiscal PDV) e 2D (Cupom Fiscal ECF)
IMPORTANTE: Ao realizar o vinculo de itens de exportação, caso o item relacionado atenda os requisitos citados, será incluído um registro contendo suas informações na tela de Referencia NF-e. Ao excluir o item relacionado, a informação na tela de Referencia de NF-e também será excluída.
Caso a chave de acesso do item de exportação referenciado, já existia na tela de referencia de NF-e antes de realizar a o relacionamento e o relacionamento foi criado. Ao excluir o item de relacionamento a chave de acesso será excluída.
A tabela responsável por armazenar as os registros informados no movimento é a TCHAVEACESSOREF.
5 - Botão Zerar Código Numérico: Após incluir manualmente ou associar a chave de acesso, será possível Zerar o Código Numérico marcando a chave de acesso e clicando no botão zerar código numérico.
Importante
Recurso disponível a partir da release 12.1.2205
A chave de acesso é composta por 44 dígitos, sendo que o código numérico possui 8 dígitos e começa na posição 36 e vai até a 43.
Exemplo:
Chave com código numérico | Chave Com código numérico zerado |
---|---|
26091003888008000124550010000000019999878692 | 26091003888008000124550010000000019000000002 |