A execução do projeto consiste tem como objetivo providenciar os insumos para a execução do projeto, ou seja, a compra de material, verificar quem deverá ser alocado e planejar as necessidades para que não falte nada na hora de executar as tarefas.
O controle de execução tem esse objetivo, o planejamento das necessidades. Neste momento é que vamos decidir se o material necessário será comprado, produzido ou solicitado ao almoxarifado, ou ainda se deverá ser reservado material já disponível no estoque para executar as tarefas.
Sendo que existem duas formas de fazer isso, sendo elas: a automática e a manual.
Automática
Para gerar o planejamento do material de forma automática é necessário acessar a opção , onde é possível definir planejamentos por intervalos de tempo e filtrados por tarefas, produtos, grupos de tarefas, grupos de produtos, etc.
Este planejamento também será registrado com o tipo PREVISTO, ou FIRME. Em ambos os casos, serão disparadas as gerações de solicitações, empenhos, etc., a diferença é que no primeiro caso, cada uma destas gerações será marcada como prevista, sendo que para firmar o planejamento, será necessário acessar o menu de planejamentos, posicionar o planejamento e selecionar a opçã0.
Adicionalmente também é possível a geração automática de planejamentos para múltiplos projetos.
Sendo que tanto na opção como na os processos são os mesmos, mudando apenas a interface e o volume de projetos processados.
Mas efetivamente o que é gerado nesta execução automática do planejamento? Este processamento irá provisionar os produtos necessários para a execução da tarefa de três formas, empenhos, solicitações de compras e/ou ordens de produção.
A hierarquia destas três formas predispõe a forma como o material será provisionado, seguindo a seguinte ordem:
Logo entendemos que se há saldo para o produto realizamos sua separação via Empenho para a tarefa e caso não haja o saldo a provisão será feita com base na existência de uma estrutura, ou seja, se o mesmo é produzido pela própria entidade que o está requisitando, se sim será planejada a produção via Ordem de Produção, caso contrario será registrada a necessidade de compra do insumo.
- Este comportamento esta preparado para provisões parciais dos insumos, ou seja, caso haja saldo, mas insuficiente para atender a demanda, o saldo existente será empenhado e o restante será requisitado via Solicitação de Compra ou Ordem de Produção.
- Para produtos com estrutura, o controle de seus componentes é feito pela rotina de Ordem de Produção (MATA650), logo não são registrados no planejamento do gerenciamento de execução.
Parâmetros tratados na execução do planejamento:
- MV_PMSCSC - Indica se devem ser consideradas as Solicitações de Compras existentes no momento do planejamento. Logo se este for verdadeiro e existir Solicitação de Compra para produto sem saldo em estoque para atender ao projeto, entende-se que o provisionamento já foi realizado e não será gerada outra solicitação.
- MV_PMSOPGE - Indica se será gerado empenho para o produto final da Ordem de Produção sem perguntar ao usuário. Logo se este for verdadeiro, junto da geração da Ordem de Produção, será gerado o Empenho do produto que será produzido.
- MV_PMSSCGE - Indica se será gerado empenho para o produto final da Solicitação de Compra sem perguntar ao usuário. Logo se este for verdadeiro, junto da geração da Solicitação de Compra, será gerado o Empenho do produto que será adquirido.
Manual
Caso o usuário queira controlar cada necessidade manualmente, é possível acessar a rotina manual pela opção de , permitindo a centralização da visualização dos planejamentos para cada tarefa e ainda a geração de planejamentos nos módulos de suprimentos.
As opções disponíveis para planejamento manual são:
- Contratos de Parceria
- Solicitações de Compras
- Solicitações de Almoxarifado
- Ordens de Produção
- Empenhos
Observe que manualmente existem duas opções adicionais em comparação com o processo automático, sendo estas, Contratos de Parceria e Solicitações de Almoxarifado. Estes vínculos entre o Projeto/Tarefa e as Movimentações podem ser Únicos ou Múltiplos, sendo que os planejamentos de amarração única só poderão ser amarrados a uma tarefa enquanto os de amarração múltipla poderão ser amarrados a várias tarefas, de diferentes projetos, dentre os cinco apenas os empenhos se enquadram como amarração única.
Para realizar a manutenção das amarrações após selecionar o projeto e acessar a opção Atualizar, selecione a tarefa e clique em Outras Ações > Gerenciamento de Execução.
Onde será apresentada as opções de gerenciamento de cada tipo de amarração:
Importante
Na inclusão da amarração o sistema sugere a tarefa posicionada, mas é necessário confirmar a quantidade, portanto na tela de cadastro de cada documento deverá ser acessado a opção de Gerenciamento de Projetos ou Projetos, através de Outras Ações, com exceção dos empenhos que por possuírem amarração única o projeto, tarefa e quantidade são informados diretamente na tela de manutenção.
O apontamento pode também ser amarrado a outra tarefa e não exclusivamente à tarefa posicionada, para isso basta alterar a tarefa que foi carregada de forma automática.
Observação Utilize a opção "Zerar empenho" para zerar empenhos gerados. |
Permissões de Usuário
O parâmetro MV_PMSPLUS indica a validação das permissões de usuário no projeto. Se estiver com valor igual a .T., o usuário deverá ter o acesso configurado para gerar o planejamento. Se estiver configurado com o valor igual a .F., não serão verificadas as permissões para geração.
Outras Ações
Veja também