Produto: | Datasul |
Ambiente: | |
Versão: | 4 |
Objetivo: Demonstrar o funcionamento da rotina de impostos no módulo de Contas a Receber do EMS5. A retenção de PIS/COFINS/CSLL referente a IN381 e a Lei 10.925 não serão demonstradas neste documento.
Resumo: Os impostos no Contas a Receber do EMS5 podem ser vinculados aos documentos no momento de sua implantação ou então em sua liquidação, porém a efetivação/contabilização destes impostos apenas ocorrerá na liquidação do documento. O sistema permite que os impostos sejam vinculados a implantação dos documentos para facilitar o trabalho do usuário, pois estes impostos vinculados a implantação serão sugeridos ao usuário no momento da liquidação do documento. Para que seja possível utilizar a rotina de impostos do Contas a Receber do EMS5 é necessário realizar alguns cadastros e parametrizações que serão demonstrados abaixo:
1 - Cadastro de impostos:
Através da manutenção de impostos deverão ser criados os impostos que serão utilizados no sistema. Este cadastro é global, ou seja, pode ser usado por vários módulos do sistema, assim este item da FAQ apenas estará descrevendo os principais campos que são utilizados pelo módulo de Contas a Receber do EMS5.
Caminho no Menu: Módulo Contas a Receber -> Manutenção -> Impostos -> Imposto.
Atalho: prgint/utb/utb085aa.r ou bas_imposto .
Tipo Imposto: Para o Contas a Receber no caso de Operações Financeiras (Operação com Desconto de Duplicatas) o tipo de imposto obrigatoriamente deverá ser do tipo ‘Imposto sobre Operação Financeira’.
Classe Imposto: Salvo na utilização do contas a receber em países diferentes de Brasil a Classe de Imposto deverá sempre ser do tipo ‘Retido’.
A alíquota do imposto é informada através do botão movimentos para cada classificação de imposto conforme demonstra a tela abaixo:
2 – Relaciona Impostos à Empresa / Impostos Vinculados à Empresa.
Através da manutenção de Impostos relacionados à Empresa o usuário informa as contas contábeis que serão utilizadas para contabilização dos impostos na liquidação dos documentos do contas a receber.
Caminho no Menu: Módulo Contas a Receber -> Manutenção -> Impostos -> Relaciona Imposto à Empresa.
Atalho: prgint/utb/utb102aa.r ou bas_impto_vincul_empres .
3 – Manutenção de Cliente Financeiro.O Contas a Receber estará utilizando a conta contábil informada no campo ‘Conta DB’ para realizar a contabilização dos impostos na liquidação dos documentos normais.
Para que seja possível utilizar um imposto no módulo de contas a receber é necessário também vinculá-lo aos clientes que estarão sofrendo ação do imposto. Esta vinculação é efetuada através do cadastro de cliente financeiro.
Caminho no Menu: Módulo Contas a Receber -> Manutenção -> Clientes -> Cliente Financeiro.
Atalho: prgint/ufn/ufn011aa.r ou bas_clien_financ .
Através do botão ‘Movimentos’ localizado ao lado do botão ‘Lixeira’ o usuário terá acesso a tela de vinculação de impostos ao cliente. O botão ‘Movimentos’ apenas será habilitado ao usuário quando o parâmetro de ‘Retém Imposto’ do cliente financeiro estiver marcado.
Quando o campo ‘Imposto Opcional‘ estiver marcado, a vinculação do imposto aos títulos deste cliente será opcional, ou seja, o usuário poderá escolher se o imposto será ou não vinculado ao título. Quando este campo não é marcado, significa que o imposto é obrigatório e as tela de implantação estará vinculando automaticamente o imposto aos documentos deste cliente.
4 – Manutenção Lotes Implantação Títulos ACR / Implantação de Títulos e Antecipações.
É através da rotina de ‘Manutenção Lotes Implantação Títulos ACR’ que os documentos podem ser implantados manualmente no contas a receber do EMS5. Esta rotina permite que os documentos do tipo normal já recebam uma pré-vinculação de impostos que poderão ser utilizados no momento de sua liquidação.
Caminho no Menu: Módulo Contas a Receber -> Tarefas -> Registrar -> Título/Antecipação.
Atalho: prgfin/acr/acr702aa.r ou bas_lote_impl_tit_acr .
Ao acionar o botão ‘Movimentos” ao lado do botão ‘Lixeira’ o usuário estará acessando a tela para inclusão dos documentos. Com o acionamento do botão “Retenções” que estará habilitado para os documentos de espécie do tipo normal o usuário poderá vincular ao documento os impostos já previamente relacionados ao cliente financeiroNa rotina de implantação de títulos a grade\browser de impostos vinculados a liquidação ficará totalmente desabilitada, pois apenas será utilizada na liquidação dos documentos.
5 – Liquidação de documentos / Manutenção de Lotes de Liquidação.
É por esta rotina que o usuário efetua a liquidação dos documentos no contas a receber de forma manual. Com esta rotina do sistema é possível efetivar na liquidação dos títulos os impostos já vinculados ao próprio documento em sua implantação ou impostos que estão apenas vinculados ao cliente financeiro.
Caminho no Menu: Módulo Contas a Receber -> Tarefas -> Liquidar Titulo.
Atalho: prgfin/acr/acr726aa.r ou bas_lote_liquidac_acr.
Ao acionar o botão ‘Movimentos’ ao lado do botão ‘Lixeira’ o usuário acessará a tela para digitação dos documentos a serem liquidados. Nesta tela através do botão ‘Retenções’ será possível selecionar quais impostos serão efetivados na liquidação do documento, lembrando que os impostos que possuem o campo ‘Imposto Opcional’ desmarcado no cadastro de cliente financeiro são vinculados automaticamente a liquidação do documento e não será possível desvinculá-los da liquidação.
A contabilização da retenção do imposto é realizada no próprio movimento de liquidação do título conforme demonstra a figura abaixo retira da consulta de documentos do contas a receber:
Liquidação de R$ 6.000,00 com R$ 90,00 de imposto.