01. DADOS GERAIS
Produto: | TOTVS Moda |
---|---|
Módulo: | Totvs Moda PDV |
Função: | Material de apoio para identificação de falhas S@T/MFe |
02. SITUAÇÃO/REQUISITO
Facilitar identificação de falhas na emissão de documento fiscal SAT e MFe, ocasionados geralmente por nova instalação/atualização do TOTVS Moda PDV.
03. SOLUÇÃO
Há dois motivos para falhas não identificadas no SAT e/ou MFe, o misterioso erro |06010|1999|Rejeição: Erro não desconhecido ou |06010|1999|Rejeição: Erro não identificado|.
Geralmente, esse erro ocorre por dois motivos:
- Falha de comunicação com o aparelho SAT/MF-e este, pode acontecer quando o dispositivo estiver bloqueado, com falha e são indicados por algumas luzes de led no próprio aparelho;
- Falha de esquema no arquivo XML, este por sua vez, muito mais comum e cabe uma boa investigação para identificação, segue algumas dicas e validações a serem verificadas caso a opção acima seja descartada.
Localizando o XML
O Totvs Moda PDV sempre salva os arquivos de comunicação que ele faz com o SAT, ou seja, os XMLs de envio e de retorno, além do log do próprio fabricante:
- Arquivo Xml gerado pelo Totvs Moda PDV → C:\VirtualPDV\VirtualPDVWebService\App_Data\Dfe\CFe-numero-gerado-aleatorio-cfe.xml;
- Arquivo de log do fabricante pode estar nas pastas → C:\VirtualPDV\VirtualPDVWebService\ ou C:\VirtualPDV\, o nome varia de fabricante por exemplo: bematech → estará na pasta C:\VirtualPDV\VirtualPDVWebService\bemaSATlog_dia-mes-ano.xml;
- Arquivo gerado pelo aplicativo de ativação do fabricante, estará dentro da pasta de instalação do aplicativo, o aplicativo possui log e pode ser utilizado para descobrir possíveis erros.
Após localizar os logs, deve-se validar as informações contidas na emissão/cancelamento.
Para validação podemos usar um aplicativo de um fabricante, ele é gratuito e pode ser baixado aqui.
Para utilização basta seguir os seguintes passos:
1- Descompacte o arquivo baixado e abra o InteliSAT.exe.
2- Agora você precisa validar o XML. Para isso, clique em EnviarDadosVenda, acesse a aba Comando, clique no botão "..." para que possa selecionar o arquivo a ser validado e por ultimo, clique em Validar XML.
Caso algum erro de esquema seja localizado no arquivo, ele vai apresentar o valor e o campo com erro, conforme imagem a seguir:
Neste exemplo podemos verificar que o campo cAdmC está com o valor 25, que segundo o Manual do SAT cAdmC é Credenciadora de cartão de crédito ou débito e deve ter 3 caracteres de tamanho.
Como podemos ver, cada campo possui um tamanho mínimo e máximo, quantidade de ocorrências e o valor aceito para cada campo, é importante que o arquivo xml encontrado nos locais descritos acima atendam estas especificações.
Verificando a Comunicação
Sobre a comunicação os passos a serem verificados são os seguintes:
- Abra o aplicativo de ativação do fabricante (geralmente ele se encontra na área de trabalho) e tente realizar os testes fim a fim. Esse teste vai verificar se a comunicação está normal entre a máquina e o aparelho.
Se o retorno do teste também for "Erro Desconhecido", o recomendável é que se entre em contato com o suporte da fabricante para que possam verificar o problema da conexão. - Quando os testes pelo aplicativo retornam sucesso, temos que verificar a DLL de comunicação e a porta de comunicação.
- DLL : Acesse o portal da fabricante e realize o download da versão da DLL compatível com o aparelho SAT utilizado no cliente e salve na pasta \VirtualPDVWebService\Resources\DLLs. Verifique se essa pasta onde a DLL está, possui permissão total de acesso e que ela também não esteja sob verificação do antivírus;
- PORTA : Tente desligar o aparelho e trocar a porta USB em que ele está conectado à máquina. Se possível, tente reiniciar a máquina também.
Algumas marcas possuem algumas particularidades para que a comunicação funcione sem problemas.
- Dimep: juntamente com a DLL de comunicação, deve-se colocar a zlib.dll;
- Bematech: essa marca possui um arquivo de configuração chamado bemasat.xml. Ele estará nas pastas de instalação da bematech. Edite esse arquivo e vai encontrar uma opção de configuração de porta. A porta COM configurada nesse arquivo, deve ser a mesma na qual o equipamento está conectado (é possível confirmar a porta USB do aparelho, pelo gerenciamento do computador).
05. ASSUNTOS RELACIONADOS
Ao analisar os xml's de emissão/cancelamento sempre verificar caracteres especiais, espaços extras antes ou depois da descrição, valores incorretos ou separador por vírgula também são causadores de erro desconhecido.IMPORTANTE!