Árvore de páginas

É importante documentar as alterações efetuadas no projeto. O Ambiente Gestão de Projetos permite verificar quem iniciou a alteração do projeto e quem a finalizou, além da data e horário das alterações.

A cada alteração são criadas novas versões do projeto, onde a versão atual fica disponível no sistema e, as versões anteriores, são armazenadas para visualização através do Histórico das revisões.

A disponibilidade do projeto para revisão está classificado no browse, conforme legenda.

As revisões podem ser realizadas de duas formas:

  • Automática
  • Manual

Para definir o tipo de revisão que será utilizado, basta informar o campo "Ctrl. Revisão" no Cadastro do Projeto.


Revisão automática

A cada alteração no projeto, o sistema cria automaticamente uma nova revisão. O inconveniente é que este tipo de revisão ocupa mais memória, pois é criado um grande número de revisões para que o sistema armazene, por isso recomenda-se utilizar revisões automáticas quando o projeto está numa fase em que não ocorrem muitas alterações como a fase final do projeto, por exemplo.

Por outro lado, a revisão automática possibilita um maior rastreamento das informações referentes às alterações do projeto, pois por menor que seja a alteração, ela será documentada. Além disso, os usuários não conseguem alterar este tipo de revisão.


Revisão manual

Recomenda-se utilizar este tipo de revisão quando o número de alterações no projeto é muito grande. Por exemplo, no início do projeto.

A revisão manual, como o próprio nome diz, é totalmente controlada pelo usuário. Sendo que, este é o responsável por informar o início e o fim da revisão.

A vantagem é que por ser controlada pelo usuário, haverá um número menor de revisões, consumindo menos memória, visto que o usuário poderá, em apenas uma revisão, efetuar mais de uma alteração no projeto.

Entretanto, se o usuário efetuar uma alteração e não efetuar a revisão, não haverá controle sobre esta.


Importante:

O início da revisão reserva o projeto para que nenhum outro usuário o altere ao mesmo tempo. Enquanto a revisão não for finalizada, o projeto ficará indisponível para qualquer tipo de alteração. Por isso, é muito importante seguir os passos descritos a seguir.

Procedimentos (Passo a Passo)

Para gerenciar revisões de projetos:

  1. Na  janela de Gerenciamento de Revisões, selecione a opção "Iniciar Revisão". Será apresentada a tela de início da revisão.
  2. No campo "Comentários" informe um texto que identifique o tipo de alteração e os motivos pelos quais o projeto será alterado e confirme. O projeto estará reservado e será identificado conforme legenda.
  3. Efetue as alterações no projeto através do Gerenciamento de projetos.
  4. Na  janela de Gerenciamento de Revisões, selecione a opção "Finalizar Revisão". Comente o sucesso ou não das alterações e confirme. A revisão estará completa e o projeto deve ser classificado como liberado para novas alterações, conforme legenda.
  5. No menu principal da rotina estão disponíveis as opções:
    •  Histórico
    •  Finalizar revisão
    •  Comparar
    •  Usuário revisão
    •  Legenda
  6. Informados os dados necessários ao gerenciamento de revisões, confirme a rotina.



Lei n° 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados

Para adequar o Sistema Protheus® à Lei Geral de Proteção de Dados foi necessária a adaptação da apresentação dos dados desta rotina, de modo a realizar o tratamento dos dados sensíveis e/ou pessoais, com a utilização dos processos de Controle de Acesso e Log de Auditoria.

  • Controle de Acesso

Define se o usuário ou um grupo de usuários possui a permissão de acessar/visualizar os dados sensíveis e/ou pessoais disponíveis nas telas das rotinas e/ou relatórios, quando for o caso.

O Administrador do Sistema é o responsável por estabelecer se as regras de controle das informações serão aplicadas a um único usuário ou a um grupo de usuários. A configuração desse acesso dos usuários e/ou grupo de usuários aos dados sensíveis e pessoais está disponível no módulo Configurador (SIGACFG) através dos acessos 192 e 193 (Relação de Acessos x Rotina).

Para maiores detalhes sobre a Política de Segurança, clique aqui.

  • Log de Auditoria

Permite auditar as atualizações do Dicionário de Dados e do Cadastro de Usuário, as autenticações de acesso às rotinas que possuem campos sensíveis e/ou pessoais, bem como as possíveis rejeições de acesso a tais dados.

Para maiores detalhes, consulte o capítulo Regras de Auditoria na Política de Segurança.

O Sistema Protheus® disponibiliza algumas rotinas para a geração do Log de Auditoria. Os procedimentos para a configuração e geração desses relatórios podem ser obtidos através das Rotinas de Log e Auditoria.