O que é?
Esta atividade realiza a comparação entre dois arquivos, utilizando os caminhos especificados para cada um deles. A comparação é aplicada exclusivamente a arquivos de texto.
Exemplo: “.pdf”, “.txt”, “.doc”, “.xml”
Para que serve?
Essa atividade é utilizada para validar os resultados dos testes, comparando arquivos gerados durante a execução com arquivos que contêm os resultados esperados. A ferramenta é especialmente útil para garantir que as aplicações produzem saídas corretas e consistentes ao longo do tempo.
Vale destacar que esta atividade compara apenas um arquivo por vez, o que significa que os diretórios utilizados não devem conter mais de um arquivo. Para cada par de arquivos a ser comparado, deve-se criar uma nova atividade. Caso haja necessidade de comparar mais de um arquivo ao mesmo tempo, é recomendável utilizar a opção de comparação por diretórios.
Exemplo de Uso
1. Navegação para o cadastro
1. Navegue no menu do TOTVS Automação de Testes e clique em: Atividades → Arquivos → Comparação de Arquivo.
2. Na tabela que será mostrada, clique no botão verde em destaque.

2. Link para Definir cabeçalho (Nome e nível de acesso)
3. Preenchimento dos Campos
Versão
Especifica a versão da atividade em questão. O objetivo de versionar uma atividade é para quando necessitamos ter mais de uma atividade em versões diferentes. Isso irá nos auxiliar a ter um histórico de atualizações e assegurar que as mudanças feitas sejam rastreáveis e reversíveis, se necessário.
Exemplo utilizando a versão do RM

Exemplo utilizando a versão padrão

Descrição
Fornece uma descrição detalhada da atividade, explicando seu propósito e operações, facilitando a compreensão e manutenção futura.

Caminho do diretório da esquerda
Este é o diretório do arquivo de referência, ou seja, o arquivo que contêm o resultado esperado que você deseja comparar. Esse arquivo serve como base para a comparação.
Caminho do diretório da direita
Este diretório contém arquivo que você quer comparar com o arquivo de referência do diretório da esquerda. A comparação identifica diferenças entre os arquivos de ambos os diretórios, ajudando a verificar se o resultado está de acordo com o esperado.

As Variáveis de Ambiente são utilizadas para configurar e personalizar o comportamento da Atividade. Elas permitem definir valores específicos ou dinâmicos que podem ser usados durante a execução dos testes, assegurando que o teste execute conforme o ambiente em que o mesmo é executado. As Variáveis de Ambiente são cadastradas no cadastro de Ambiente onde informamos os valores fixos ou de forma dinãmica no cadastro de Script SQL.
Consulte quais campos permitem o uso das Variáveis de Ambiente nessa Atividade:
Comparação de Arquivos - Variáveis de Ambiente.
Saiba mais sobre Ambientes.
Como analista do produto educacional RM, você recebeu o projeto para testar um webservice que gera o histórico escolar de um aluno em formato PDF. Após a solicitação, o arquivo PDF é gerado e salvo em um diretório específico.

Seu objetivo é validar se o relatório foi gerado corretamente, tanto em termos de estrutura quanto de conteúdo, garantindo que todas as informações estejam preenchidas de forma precisa.
Para isso, você deve criar uma atividade de comparação de arquivos. Nesse processo, o diretório à esquerda deverá conter o arquivo de referência, ou gabarito, que representa o padrão esperado. O diretório à direita, por sua vez, deverá conter o arquivo gerado pelo webservice durante o teste.

Ao incluir essa atividade no seu projeto de teste, você poderá verificar de forma automatizada se a geração do relatório foi bem-sucedida e se o conteúdo do PDF corresponde ao esperado. Isso assegura que o sistema esteja funcionando corretamente e que as informações do histórico escolar sejam geradas com precisão.

Saiba mais
FAQ