CONTEÚDO
- Visão geral
- Exemplo de utilização
01. VISÃO GERAL
Disponibilizar um aplicativo disponível na Azure AD para validar futuras integrações do login com o produto TOTVS - Linha Datasul.
02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO
O modelo OIDC é o mais adequado para a integração com o produto Datasul, pois trata de um modelo mais atual e altamente acoplável ao produto, cujo os tratamentos das validações serão efetuadas via Token JWT.
Os passos a seguir demonstram um detalhamento do passo a passo para a criação do aplicativo, já apresentados no estudo (Modelo de SSO com login interativo).
1. Após efetuado o login no portal do Microsoft Azure, entrar na opção Azure Active Directory.
2. Escolher a opção Aplicações empresariais.
3. Clicar no botão + Nova aplicação.
4. Por se tratar de uma aplicação externa (Datasul), deve-se criar sua própria aplicação, onde a mesma não é apresentada na galeria.
5. Inserir um nome para a aplicação e escolher a opção Registrar uma aplicação para integrar com o Azure AD (Aplicação que está a desenvover).
6. Após clicar no botão Criar, escolher o tipo de conta suportada (para testes, pode manter o Inquilino único) e inserir a URI de Redirecionamento com o valor Web / http://[SERVIDOR]:[PORTA]/totvs-login/ACS?login (Alterar os parâmetros de servidor e porta de acordo com a necessidade), clicar em Registrar.
7. Retorne nas página inicial de Aplicações empresariais e selecione a aplicação recém gerada. Ao entrar na mesma, copie e guarde o valor de ID da Aplicação (este valor é necessário para a integração entre o produto Datasul com a Azure.
8. Entre na opção Gerir → Propriedades e clique em registro de aplicação.
9. Escolha a opção Autenticação.
10. Em Concessão implícita e fluxos híbridos, marque as opções de Tokens apresentadas abaixo, pois os mesmos serão necessário para a validação do token no produto Datasul, com o intuito de garantir sua validade e autorizar o acesso ao produto (sem a necessidade de efetuar o login).