Páginas filhas
  • DT Utilizar peso real na conferência do item de lote


01. DADOS GERAIS

Linha de Produto:Virtual Age
Segmento:Moda
Módulo:Industrial
Função:Pesar o item de lote e utilizar este peso no acerto da partida
Ticket:4499494
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :DVAIND-2028


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Em nossa empresa que realiza tingimento e beneficiamento de tecidos, o processo de conferência de itens de lote vinculados à ordem de produção(PCPFP179) é um ponto de controle por onde passam todos os rolos de tecido que serão processados nas máquinas de tingimento, já que este processo é que realiza os ajustes de quantidades nas partidas e ordens de produção, com base no peso constante nos itens de lote.

Porém estes itens de lote, por diversos motivos, podem ter o peso diferente do realmente gravado no item de lote. Esta diferença pode ser devida à variação natural por absorção/perda de umidade do algodão, ou até por erro na pesagem do item na tecelagem. Por este motivo, é importante a confirmação deste peso ou informação do peso real no ato da conferência, já que estas diferenças podem causar problemas no tingimento, principalmente diferenças de tonalidade, que acabam gerando reprocesso ou reprovação


03. SOLUÇÃO

Foi criado o parâmetro TP_CONFERENCIA_PESO_LOTE para indicar se realizará a leitura do peso do item de lote pela balança. E foi criado a restrição PR_MIN_MAX_PESO_CONF para restringir quando o percentual do peso da balança sobre o peso do item de lote estiver fora do intervalo da restrição, essa restrição também funcionará como uma permissão, onde caso não seja configurado, o peso lido pela balança deverá ser o mesmo do item de lote.

Quando o parâmetro TP_CONFERENCIA_PESO_LOTE estiver com o valor 0(zero) a conferência do item de lote(PCPFP179) continuará da mesma forma que anteriormente.

Caso o parâmetro TP_CONFERENCIA_PESO_LOTE estiver configurado com 1 ou 2 será realizado leitura do peso da balança e apresentará um novo campo para apresentar o peso lido. Quando for 1 será apresentada uma mensagem informando que será realizada a leitura do peso e quando for 2 realizará direto a leitura do peso.
Cada vez que realizar a leitura do peso será validada a restrição, se estiver fora do intervalo, não carregará o item. Se não for configurado a restrição, o peso lido na balança deve ser o mesmo do item de lote, caso contrário não será carregado o item.
Quando for realizar o processo da conferência deverá acertar a O.P. com as quantidades originais do item de lote do produto, mas na partida, deverá realizar o acerto do itens conforme o peso lido para cada item.


Imagem 1 - Criamos a O.P. 74 e vinculamos 3 itens de lote para a M.P. da O.P.


Imagem 2 - Alocamos a O.P. 74 e podemos observar que a quantidade alocada é de 143,000.


Imagem 3 - Configuramos o parâmetro com valor 1 e passamos o item 10. Foi apresentado a mensagem que o sistema realizará a leitura do peso pela balança.


Imagem 4 - Caso o peso lido pela balança for diferente do peso do item de lote e a restrição PR_MIN_MAX_PESO_CONF não estiver configurado, não será incluído o item de lote na lista.


Imagem 5 - Após configurar a restrição e o peso da balança estar entre a faixa de tolerância, podemos observar que o item 10 foi carregado com o peso de 55,000 e que o peso real, lido pela balança, foi de 54,000


Imagem 6 - Passamos o item 11 e após a leitura do peso foi validada a restrição. O peso lido foi de 40,000 e o peso do item é de 56,000, assim, o percentual do peso lido não chega aos 80% mínimo cadastrado na restrição PR_MIN_MAX_PESO_CONF.


Imagem 7 - Informamos todos os itens vinculados à O.P. e processamos. Deverá criar os itens de lote na O.P. conforme o peso de cada item e a partida deverá acertar com o peso lido pela balança de cada item.


Imagem 8 - Podemos observar que a partida foi acertada com as quantidades lidas para os itens de lote.


Imagem 9 - Podemos observar que a O.P. foi acertada com a soma das quantidades originais dos itens de lote e foram criados os itens de lote da O.P. com essas quantidades.