c-tree Error 534 - Transaction number overflow
Esta ocorrência indica que um contador interno de transações do c-tree Server atingiu o limite do contador. Trata-se de um contador interno do c-tree, que um segmento de 4 bytes de forma sequencial.
Abrangência |
---|
ERP 10 e 11 |
O c-tree Server® permite a criação dos índices utilizando 6 bytes para controle de transação. Desta forma, seriam necessários muitos anos de updates e transações em cada arquivo para o contador chegar ao limite.
Build atualizado do TOTVS | Application Server - Referente 7.00.071210P
O c-tree Server suporta trabalhar com um limite maior de transações, porém isto requer a rebuild do arquivo.
Para resolver essa ocorrência de modo definitivo, são necessários os seguintes passos:
- Pare o serviço do c-tree Server®.
- Editar o arquivo de configuração (ctsrvr.cfg), do c-tree Server, e inseri a seguinte chave:
COMPATIBILITY EXTENDED_TRAN_ONLY
Com isso, o c-tree Server® retornará um erro quando o sistema tentar abrir um arquivo que o número de transações esteja usando apenas 4 bytes. No entanto o TOTVS | Application Server, trata essa ocorrência convertendo automaticamente o arquivo e os índices para usar o controle de transações com 6 bytes.
- Inicie o serviço c-tree Server® e o(s) serviço(s) do TOTVS | Application Server.
Atenção |
Esta configuração somente funcionará se a build, do TOTVS | Application Server, for igual ou superior a 7.00.071210P. Caso contrário, a operação de rebuild não será completada com sucesso, apresentando a ocorrência c-tree error 745. |
Limpeza do contador
Procedimento
Caso não seja possível atualizar a build do TOTVS | Application Server, quando reproduzida a ocorrência de estouro do contador, e este contador é gravado nos arquivos de controle do c-tree Server® no formato c-tree (dicionários, índices, superfiles e etc.), existe o procedimento de limpeza para reinicializar o contador. Este procedimento consiste em apagar alguns arquivos e executar um aplicativo, do c-tree Server®, em todos os arquivos de todos os subdiretórios da pasta a partir do RootPath do ambiente.
- Pare todos os serviços do sistema (ERP).
- Pare o c-tree Server®.
- Exclua, da pasta c-tree Server®, todos os arquivos com extensão *.fcs existentes.
- Verifique no arquivo de configuração (appserver.ini), do TOTVS | Application Server, qual a pasta utilizada para o RootPath.
- Copie o aplicativo ctclntrn.exe, da pasta \ctreeTools\ctreeAdmin\Standalone, para a pasta RootPath.
- Abra o prompt do DOS e acesse o diretório RootPath.
- Execute o comando dir /a-d/s/b >lista.txt.
Este comando criará no diretório atual um arquivo chamado lista.txt, que conterá a lista de todos os arquivos a partir do rootpath e subdiretórios. - Na sequência, execute o comando for /f %a in (lista.txt) do ctclntrn %a.
Durante a execução, cada arquivo identificado com o formato c-tree terá o contador de transações limpo.
Veja a seguir, exemplos de mensagens emitidas pelo aplicativo:
c:\sistema\rootpath>ctclntrn c:\sistema\rootpath\startpath\teste.txtCould not clean c:\sistema\rootpath\teste.txt (673)
c:\sistema\rootpath>ctclntrn c:\sistema\rootpath\startpath\six010.dtc
Cleaned c:\sistema\rootpath\six010.dtc
Com este procedimento, o programa passará por todos os arquivos e o que for identificado, no formato c-tree, ele limpa do contador de transações. Existem outras extensões que o ERP - Enterprise Resource Planning pode usar para arquivos no formato c-tree, além de dbf, cdx e dtc.
Caso o procedimento não seja executado em todos os arquivos, ou existam arquivo c-tree que foram do diretório do RootPath que não passaram pela limpeza, e estes arquivos sejam acessados novamente, e o contador dos mesmos esteja alto, quando o c-tree acessa este arquivo, o contador global é atualizado e pouco tempo depois do sistema estar funcionando, a ocorrência de estouro do contador será reproduzida novamente.