Segue abaixo as melhores práticas para configuração do sistema operacional Windows na utilização do Protheus.
Configuração de energia
A configuração de energia para o Protheus deve sempre estar em Alta performance, essa configuração inclusive o consolelog informando qual o modo de energia está ativo no momento "[WARN ][SERVER] [Thread 6984] *** The current power scheme is 'High Performance'. ***"
MTU O valor do MTU na interface de rede deve estar igual tanto no servidor de aplicação quanto no de banco de dados, o ideal é que ambos estejam com valor de 1500, porem, podem possuir outros valores como 9000 e funcionar corretamente também, porem, os equipamentos utilizados nessa comunicação e ambos servidores devem estar com esse valor igual.
Comando utilizado para verificar o valor de MTU por interface: netsh interface ipv4 show subinterfaces
Resultado: No exemplo abaixo a interface de loopback não possui um valor racional definido e a interface de nome Ethernet0 está com valor de 1500
Comando utilizado para alterar o valor de MTU por interface:
netsh interface ipv4 set subinterface "NOME_DA_INTERFACE" mtu=VALOR_DO_MTU store=persistent
Paginação/Swap
O Protheus tanto os Appserver quanto o Dbaccess fazem uso da memória de paginação independente de ter memória física disponível no servidor, por esse motivo é difícil definir um valor estático para configuração dos servidores isso vai ser baseado na utilização do sistema/quantidade de serviço. Então a configuração mais adequada para os servidores Protheus é a automática seja em um disco especifico ou o próprio SO definir.
DEP (Prevenção de Execução de Dados) Na configuração do DEP a melhor prática para garantir que o SO não esteja interferindo nos serviços do Protheus a configuração "Turn on DEP for essential Windows programs and services only."