Índice:


       


Objetivo


       O objetivo deste documento é demonstrar como configurar uma conexão em Banco de Dados Externo e como utilizá-lo em uma Consulta SQL. 


Introdução


          O RM permite a utilização de Banco de Dados Externo para execução de Consultas SQL. Para isso, é necessário configurar a Conexão de banco na própria tela de edição da Consulta. 

Observação

Para os Data Source de Microsoft ODBC e Microsoft SQL Server utilizando Data Provider OLE DB não será permitido a utilização de parâmetros na consulta SQL (Ex. CODIGO = :CODIGO) por limitação dos data sources.

Veja nos passos a seguir como deve ser feito o procedimento para utilização desse recurso.

     Crie a sentença SQL desejada, acessando o menu 'Gestão | Visões de Dados' e clique no botão Incluir (Ctrl + Ins).

    Em seguida, clique em Banco de Dados Externo. Por essa tela é possível gerenciar as conexões externas existentes em Consultas SQL.

    Após acessar a tela de Conexões a banco de dados externos, clique no botão Incluir (Ctrl + Ins) e preencha os principais campos, como demonstrado no exemplo abaixo:

    Clique em "String de conexão", selecione o Data Source e Data Provider conforme seu ambiente. No exemplo a seguir, usaremos uma conexão SQL.

    Clique em "OK".

    Determine o Servidor (Server Name), Usuário (User Name), Senha (Password) e a Base de Dados (Select or Enter a Database Name).

    Clique em "Test Connection" para certificar que a base está acessível e a conexão está funcionando:

    Clique em "Ok".

    Na tela de cadastro de Conexões a banco de dados externos, selecione a conexão que foi configurada nos passos anteriores.

    Após configurar e selecionar a conexão de Banco de Dados Externo, cadastre a Consulta SQL desejada, como no exemplo abaixo:

    Observação

    Para os Data Source de Microsoft ODBC e Microsoft SQL Server utilizando Data Provider OLE DB não será permitido a utilização de parâmetros na consulta SQL (Ex. CODIGOO = @CODIGO) por limitação dos data sources.


    Conexão com Oracle


    Ao utilizar uma base externa Oracle a conexão será realizada utilizando o provider Devart com a funcionalidade Direct Mode habilitada, este é o modo padrão usado pelo RM.

    Veja mais informações em, Vantagens em utilizar Direct mode (Oracle)


    Observações

    O assistente de conexão apresentado é nativo do Windows, veja imagens dos passos 2 e 3. Sua funcionalidade de teste de conexão neste caso é realizada do lado Client do RM.exe, dessa forma somente será bem sucedido caso o Oracle Client esteja instalado, porém não é necessário, nem obrigatório sua instalação para uso no RM, por padrão. Por este motivo caso não seja possível realizar o teste, não significa que haverá problema de conexão pelo RM.Host




    Produto: Framework

    Versão: 11.82.XX ou 12.01.XX

    Processo: Banco de Dados Externo

    Subprocesso: Configuração de Banco de Dados Externo