Árvore de páginas

01. VISÃO GERAL

Este cadastro permite visualizar as visões gerenciais financeiras baseado no cadastro de Naturezas, sendo possível incluir, visualizar, alterar e excluir.

A Visão Gerencial Financeira flexibiliza o cadastro de Naturezas Financeiras, permitindo que uma mesma informação possa ser exibida de diversas formas diferentes. Cada Visão Gerencial Financeira corresponde a uma análise diferente dos dados existentes no Financeiro da empresa.

Por meio da Visão Gerencial Financeira é possível sintetizar as naturezas financeiras conforme exemplo abaixo:

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Exemplo de cadastro de naturezas financeiras:

Exemplo de visão gerencial financeira com base no exemplo de cadastro de naturezas acima

03. CADASTRO

Procedimentos para criar uma visão gerencial financeira:

1 - Clique em Incluir


2 - Preencha os campos e depois clique em salvar:

Cod Visão (FJ1_CODIGO): - Atribua um Código para a Visão

Desc Ent Ger. (FJ1_DESCRI): - Descrição da Visão Gerencial

Observação (FJ1_OBS): - Campo de Uso Livre

O cabeçalho da visão gerencial financeira (FJ1) está criado e em seguida será apresentada a tela de visão gerencial para criar os dados que irão compor a visão.


3 - Clique no Ícone de Incluir

 

Será aberta a aba na lateral direita para que se possa realizar a inclusão. Preencha os Campos:

Cod Visao (FJ2_CODIGO): Já é trazido o código do Cabeçalho da Visão.

Entid.Gerenc (FJ2_CONTAG): Informe um Código para a Entidade, que será usado como referência dentro da visão, para ser usado como entidade superior (Sintética) de outras entidades (Sintéticas ou Analíticas) ou se irá compor o saldo de uma entidade superior (Sintética).

Ordem (FJ2_ORDEM): Informe a ordem em que essa entidade será apresentada na visão, em relação às demais entidades.

Classe (FJ2_CLASSE): Indique se essa Entidade é Sintética ou Analítica (caso seja Analítica, também deverá ser preenchido o quadro de baixo com os dados de Naturezas que irão compor o saldo dessa entidade).

Entid.Super (FJ2_CTASUP): Informe o código de entidade superior dessa entidade (onde ela irá compor o saldo da entidade superior).

Desc Ent Ger (FJ2_DESCCG): Descrição da entidade (que será impressa no relatório/consulta).

Cond Normal (FJ2_NORMAL): Se o Saldo da Entidade normalmente é Devedor ou Credor, para que se o saldo for diferente, o sistema entenda como saldo negativo.

Coluna (FJS_COLUNA): Usado para configurar a quantidade de colunas para recuo na impressão da descrição de cada entidade. Ex. 

      . 2           - DESPESAS (0 Colunas)

      . 2.01      -    DESPESAS ADMINISTRATIVAS (3 Colunas)

      . 2.01.01 -       ALUGUEIS (6 Colunas)

Os próximos 4 campos para Marcação, são usados para formatação do Relatório / Consulta da Visão das entidades sintéticas.

Negrito - Indica se a Impressão dessa linha será em negrito.

Total Geral - Toda entidade sintética será totalizadora de suas entidades filhas. Somente não irá trazer o total de uma entidade sintética, caso configure como "Sem Valor" ou "Traço". Portanto a mesma já virá pré-selecionada quando a classe for igual a Sintética.

Sem Valor - Identifica que a entidade descrita nessa linha é para documentação no relatório / consulta da visão, sem nenhum valor associado a ela.

Traço - Identifica que a entidade descrita nessa linha é um traço que será impresso no relatório / consulta da visão, também sem nenhum valor associado a ela. Com essa opção marcada, a descrição da entidade é preenchida com "-".


Resul.Visão?(FJ2_TOTVIS): Define uma entidade sintética única, totalizadora de toda visão. Esta irá somar os valores de todas entidades analíticas da visão, inclusive as configuradas para não serem exibidas(Vis. Entid = Não). 

A entidade totalizadora não deverá estar cadastrada como entidade superior de outra entidade e nem possuir o campo entidade superior preenchido.

Vis.Entid.? (FJ2_VISENT): Campo para informar se a entidade (analítica ou sintética) deve ser considerada no relatório / consulta. Pode ser utilizada para ser omitida temporariamente ou para ser utilizada como simples documentação dentro da visão.

Fator Entid? (FJ2_FATSLD): Informe se o valor da entidade analítica deverá ser mantido, ou se deverá ser invertido (Ex. ficar negativo) no relatório / consulta da visão. As entidades sintéticas serão totalizadas obedecendo a configuração desse campo.


4 - Clique em , para concluir a inclusão / alteração


Caso seja uma entidade sintética, o cadastro termina aqui.

Caso seja uma entidade analítica, clique em , na aba composição da conta (localizada na parte inferior direita, da tela), conforme figura abaixo:

Os Campos:

Desc Ent Ger (FJ3_DESCCG): Será repetida a descrição da entidade informada na aba conta gerencial (na parte superior direita da tela)

Cond Normal (FJ3_NORMAL): Será repetida a condição normal da entidade (débito ou crédito), informada na aba conta gerencial (na parte superior direita da tela)

Classe (FJ3_CLASSE): Será repetida a classificação da entidade (sintética ou analítica), informada na aba conta gerencial (na parte superior direita da tela)

Linha (FJ3_LINHA): Campo não editável, controlado pelo sistema, pois para cada entidade analítica pode-se associar diversas naturezas ou diversos intervalos de naturezas, não necessitando serem sequenciais. para tanto, clique em seta para baixo e continue associando quantas naturezas forem necessárias em várias linhas.

Naturez Ini (FJ3_SEDINI): Informe o código de natureza inicial que compõe essa entidade.

Naturez Fim (FJ3_SEDFIM): Informe o código de natureza final que compõe essa entidade (caso seja somente uma natureza, repita a informação do campo anterior nesse campo).

Formula (FJ3_FORMUL): Informe uma fórmula para ajustar o saldo das naturezas da linha dessa entidade, que pode ser de 3 formas, sendo que as 2 primeiras fazem a mesma operação:

      . "ROTINA=" + um número que será multiplicado ao saldo das naturezas da linha dessa entidade. Ex ROTINA=20 - o saldo será multiplicado por 20.

      . "FATOR=" + um número que será multiplicado ao saldo das naturezas da linha dessa entidade. Ex FATOR=20 - o saldo será multiplicado por 20.

      . "SALDO=" + um número que será o saldo das naturezas da linha dessa entidade, substituindo o que o sistema calcular. Ex SALDO=20 - o saldo será 20. 

Identific (FJ3_IDENTI): Informe se as naturezas informadas nessa linha irão ser somadas ou subtraídas ao saldo da entidade.

5 - Clique em , para concluir a inclusão / alteração


Na medida em que se Inclui as Entidades do lado Direito, é montada a estrutura incluída do lado esquerdo e é possível a visualização de como a visão ficará.


04. ONDE UTILIZAR

  • FINC021 – Fluxo de Caixa;
  • FINC022 Fluxo Por Natureza;
  • FINR770 – Fluxo de Caixa Realizado;
  • FINR140 – Fluxo de Caixa Analítico.



05. TABELAS UTILIZADAS

  • FJ1 - Visão Gerencial
  • FJ2 - Estrutura da Visão
  • FJ3 - Visões Gerenciais