Árvore de páginas

Data de represamento é a data limite para atualização do saldo do Almoxarifado. Todas as movimentações do Almoxarifado, feitas com data posterior à data de represamento, não influenciam no saldo do estoque, ou seja, quando você consultar o saldo dos produtos, o sistema mostrará o saldo na data que estiver indicada no campo Data de Represamento, mesmo que outras movimentações, posteriores à data de represamento, já tenham sido digitadas.

Caso existam inventários abertos, o sistema não permite rodar data represa.

Para seu maior entendimento, observe o exemplo abaixo:

Ex.: Mês de março, com data represa no dia 31/03.

Enquanto o inventário do mês de março não for fechado, a data de represamento deverá ser 31/03, mesmo que você já esteja movimentando o mês de abril. Somente assim você poderá ver o saldo do mês de março, sem a influência das movimentações de abril.

Depois de fechado o inventário do mês de março, a data de represamento deverá ser alterada para a data do próximo fechamento (Ex.: 30/04). Assim, as movimentações de abril, que não estavam influenciando o saldo dos produtos, passam a compor o novo saldo do produto.

Preencha os seguintes campos:

  • Data de Represamento
    Clique no botão Calendário, para selecionar a data de represamento. Esta será a data limite, no futuro, de atualização do saldo de um almoxarifado.
  • Hora Início
    Campo preenchido pelo sistema, com a hora de início do processamento.


  • Hora Término
     Campo preenchido automaticamente, com a hora de encerramento dos cálculos de atualização, da data de represamento.
    • Clique no botãoAtualizar , para que o sistema inicie o processo de atualização da data de represamento.
    • Para finalizar, clique no botão Sair.

Observações gerais sobre o Almoxarifado:

O sistema de Almoxarifado da CMNet Soluções, permite que as movimentações sejam digitadas, sem a obrigatoriedade de seguir uma ordem cronológica.

Você pode lançar movimentos antigos ou mesmo futuros, desde que algumas regras sejam seguidas. Veja mais detalhes:

Movimentação Retroativa:

O sistema permite que você digite movimentações com datas retroativas, desde que sejam respeitadas duas condições – não ter sido feita a integração contábil dos custos e não ter sido fechado o inventário.

Você poderá digitar uma entrada de nota fiscal no dia 1/3, mesmo já tendo digitado várias movimentações posteriores. Veja os exemplos:

Exemplo 1 - Item: Arroz Branco – Extrato da movimentação emitido dia 15/3.


Tipo Mov

Data Digitação

Data

Quantidade

Valor

Preço Médio

Entrada

 5/3

5/3

 100

1000



saldo... 100

1000

10,00


Saída

10/3

10/3

  -50

-500



saldo...  50

 500

10,00


Entrada

12/3

12/3

100

2000



saldo... 150

2500

16,66


Neste momento, percebe-se que faltou digitar a entrada de uma nota no dia 1/3.

Se a integração contábil dos custos até o dia 1/3, ainda não tiver sido feita e nenhum inventário tiver sido fechado, neste grupo de produtos, com data posterior a 28/2, o sistema permitirá a digitação da movimentação retroativa.

Neste caso o saldo e preço médio serão recalculados, conforme o exemplo 2.

Exemplo 2 - Item: Arroz Branco – Extrato da movimentação emitido dia 15/3, após a digitação da nota que entrou no dia 1/3 e que havia sido esquecida.


Tipo Mov

Data Digitação

Data

Quantidade

Valor

Preço Médio


1/3

15/3

100

500



saldo... 100

500

5,00


Entrada

 5/3

5/3

 100

1000



saldo... 200

1500

 7,50


Saída

10/3

10/3

  -50

-375



saldo...  150

 1125

7,50


Entrada

12/3

12/3

100

2000



saldo... 250

3125

12,50


Observe que a digitação (feita em 15/3) da nota que entrou no dia 1/3, alterou o preço médio do produto e, consequentemente, o custo da requisição (saída) lançada no dia 10/3.

Antes desta digitação (exemplo 1), a saída do dia 10/3 representava um custo de R$ 500,00. Após a digitação da entrada retroativa, esta saída (exemplo 2) passou a representar um custo de R$ 375,00.

Esta alteração foi possível porque o custo desta requisição ainda não havia sido contabilizado, através do subitem Sistema – Utilitários - Integração Contábil dos Custos .

Permitir a digitação de movimentações retroativas que, eventualmente, alterem o preço médio dos produtos - Este é o motivo pelo qual o sistema Almoxarifado da CMNet Soluções, não integra os custos do estoque, automaticamente, no momento das baixas.

Assim como a integração contábil dos custos, outro fator pode bloquear a possibilidade de digitar movimentações retroativas: um inventário fechado.

Quando você faz um inventário no sistema, você indica a contagem física, para que o sistema aponte eventuais diferenças. Se a diferença for real, você deverá fazer a atualização de saldos pela contagem. Esta atualização ajusta o estoque (sistema), de acordo com a quantidade informada na contagem. Ou seja, a atualização é, na realidade, dar um Ok na diferença apurada e ajustar o estoque em função da quantidade contada.

A partir do momento que o inventário for fechado, o sistema proíbe qualquer tipo de movimentação com data igual ou anterior a data do inventário, pois estas movimentações poderiam influenciar no “ajuste” feito pela contagem.

O fechamento do inventário pode ser feito por grupos de produto. Caso o inventário seja de um grupo específico, apenas produtos deste grupo terão movimentação restrita à data posterior ao último inventário.

Resumo: Você pode lançar movimentações retroativas no estoque, desde que a data da movimentação seja maior que a última data de integração contábil dos custos e maior que a última data de inventário fechado (neste grupo de produtos).

Movimentação Futura:

Você pode digitar no sistema, movimentações com data futura, porém só influenciarão no saldo, as movimentações com data menor ou igual à data de represamento.

Como o próprio nome diz, a data de represamento serve como um limite no sistema. Ela foi criada para que você possa movimentar um mês, sem que o inventário do mês anterior tenha sido fechado.

A data de represamento é, normalmente, o último dia do mês atual. Se o inventário do mês anterior, ainda não estiver “fechado”, a data de represamento será, normalmente, o último dia do mês anterior. Após o fechamento deste inventário, você deverá trocar a data de represamento para o último dia do mês atual, para que o sistema passe a considerar as movimentações do mês atual, no saldo do produto.