Árvore de páginas

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

(Obrigatório)

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

PIMS CS

Módulo

CUSTAG

Segmento Executor

 Agroindústria

Projeto1

A_AGR_DES_MC001

IRM1

PCREQ-2306

Requisito1

PCREQ-2308

Subtarefa1

 PDR_AGR_CAN001-2

Chamado2

 

Release de Entrega Planejada

 PIMS12.1.9

Réplica

 

País

( X ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

<Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>.

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 

Objetivo

 

Exemplo de Aplicação:

 

 

 

Desenvolvimento de módulo para controle de entressafra agrícola. Acumular gastos ocorridos no período de entressafra agrícola com equipamentos e pessoal envolvidos no processo Colheita, e, posteriormente, distruibuí-los mensalmente durante o período de safra.

 


Definição da Regra de Negócio

Comentários: 

 

  • A utilização do cálculo do controle de entressafra será opcional, controlada por parâmetro.

 

  • Definir quais são os equipamentos que serão controlados no módulo Entressafra. Por que o controle será por equipamento? Porque talvez exista um centro de custo Tratores Pesados e, dentro deste, tenha tratores que são de reboque (TR) e que devem ter controle de entressafra, enquanto que outros tratores pesados, por exemplo, de preparo e plantio, estão lotados no mesmo centro de custo, porém, não são passíveis de controle de entressafra.

 

  • Definir os períodos gerais de acúmulo e amortização dos valores de entressafra, por empresa. Por empresa porque o período de entressafra varia, principalmente, entre regiões (sul, sudeste, nordeste, centro-oeste).

 

  • Manutenção tardia: definir, por equipamento, os períodos de acúmulo de entressafra e de amortização.

 

  • Mensalmente, executar a captação de entradas, normalmente, em cada instância.

 

  • Nos meses que contemplam apenas entressafra (de 1 a 31 não tem dia de safra), por exemplo, jan/fev/mar, os equipamentos terão os gastos de entressafra acumulados em uma tabela-caixa aguardando para iniciarem sua amortização mensal durante a moagem seguinte, que supostamente, inicia-se em abril.  Nestes meses, o sistema apenas acumulará valores. Em resumo, teremos processamento normal de custos, rateio de valores indiretos a equipamentos e do adicional-entressafra (apenas subindo valores).

 

  • Nos meses que contemplam apenas safra (plena safra, de 1 a 31 não tem nenhum dia de entressafra), por exemplo, mai/jun/jul/ago/set/out, os valores amortizados que foram anteriormente acumulados em jan/fev/mar serão amortizados (descerão), de forma pulverizada, a cada mês processado. Neste caso, a amortização dos valores descerá a PLC_ENTR na rotina pré-processamento de custos, que precede o processamento de custos. Nestes meses (mai a out), portanto, a rotina de entressafra não terá nenhum valor a subir. Em resumo, teremos processamento normal de custos, rateio de valores indiretos a equipamentos e do adicional-entressafra (apenas descendo valores). No mês terá valor amoritzado  se a data inicial ou a data final do processamento de custos estiver dentro do período geral de amortização.

 

  • Nos meses que contemplam entressafra e safra, por exemplo, abril, primeiramente descerá a PLC_ENTR uma parcela do saldo amortizável referente ao acúmulo dos meses anteriores (jan a mar), dentro da rotina pré-processamento de custos, conforme explicado no item anterior (descer valores). Quando o processamento de custos finalizar, executar o rateio de valores indiretos de centro de custo aos equipamentos, que detalhará os custos indiretos dia por dia, preparando os dados para a rotina de entressafra. Tem de gravar dia por dia por causa dos meses que contemplam entressafra e safra.

 

  • Executar o cálculo de entressafra, que identificará e marcará cada movimento de cada equipamento com S-safra ou E-entressafra em PLCOPER, utilizando como regra os períodos de entressafra cadastrados por equipamento, caso haja exceção (manutenção tardia ou precoce), ou período de entressafra geral. Em seguida, a mesma rotina subirá à tabela-caixa os valores de entressafra parciais de abril, e, imediamente, os descerá, de forma independente dos valores de entressafra acumulados em jan/fev/mar. Em mês parcial (de entressafra+safra) o valor parcial amortizável sobe e uma parcela desce praticamente no mesmo momento. Subir valores significa reduzir o valor de entressafra do centro de custo do equipamento gravando o valor em PLCPRIM com sinal, por isso terá alterado o valor original total inicialmente apurado no processamento de custos, o que implicará chamar novamente a rotina de rateio de custos para revalorizar a tarifa do componente “Q”.

 

  • Desenvolver processo para ser executado ao final da safra para baixar saldos não amortizados durante a safra. Motivo: caso a safra se encerre antes do mês previsto, saldo do valor a amortizar no último mês não poderá descer ao centros de custo do equipamento porque este não terá produção. Neste caso, o sistema busca o saldo a amortizar, mostra na tela e permite que o usuário digite o centro de custo o qual o saldo deverá ser apropriado. Exemplo: a safra estava prevista para encerrar em novembro, mas encerrou em outubro. Em novembro, o saldo a amortizar será apropriado diretamente à DRE.

 

 Parametrização do controle de entressafra.

                    

 

 

Seção

 
 

Entrada

 
 

Valores válidos

 
 

Descrição

 
 

Padrão

 
 

Comentários

 
 

ENTRESSAFRA

 
 

FG_CONTR_ENTRESSAF_AGRICOLA

 
 

S/N – sim ou não

 
 

Controla entressafra pelo Custag

 
 

N

 
 

 

 
 

ENTRESSAFRA

 
 

FG_INSERE_CC_ENTRESSAFRA

 
 

S/N – sim ou não

 
 

S-Insere somatória do valor de entressafra no CC Entressafra em PLCOPER; N-Não insere.

 
 

N

 
 

Utilizado para interface com ERPs

 
 

ENTRESSAFRA

 
 

CD_CONTA_NUNCA_ENTRES

 
 

 

 
 

Contas que nunca acumulam custos de entressafra (combustíveis). Valerá várias contas, separadas por ponto e vírgula.

 
 

 

 
 

a)contas que NÃO podem constar como gastos de entressafra. O abastecimento pode ocorrer no período de entressafra, mas não será custo de entressafra. Em PLCOPER será marcado como custo de safra.

 

b)Será utilizado no cálculo adicional de entressafra, para identificar se o custo do componente do equipamento refere-se a safra ou entressafra. Se a conta do componente tiver aqui parametrizada, o custo será considerado SEMPRE como safra. Por exemplo, parametrizar aqui combustíveis.

 

c)Caso ocorra abastecimento da colhedora em janeiro, mas não exista apontamento de horas trabalhadas, o rateio destes custos da colhedora será realizado por base mestra, porque todo custo identificado como de “safra” tem de ser rateado, pois não poderá ser acumulado para amortização nem ficar parado no centro de custo do equipamento.

 

 

 

 

 Desenvolver tela para configurar os parâmetros de entressafra. Gravar nos parâmetros da seção ENTRESSAFRA.

 



 Preparação da base de dados – pré-requisito.

 Para a correta identificação e separação dos gastos de safra dos de entressafra, é necessário que a rotina de distribuição de valores indiretos dos centros de custos de equipamentos valorize dia por dia, por equipamento, gravando movimento na tabela PLCOPER. A especificação desta rotina está detalhada mais adiante neste documento no item “Distribuição dos valores indiretos de centros de custos de equipamentos a equipamentos”.

  Definição dos critérios de identificação de entressafra e acúmulo para amortização.

  • Os equipamentos que terão controle de amortização de entressafra serão identificados no cadastro de equipamentos por um flag na tabela EQUIPTOS.

  • No caso dos operadores, será por centro de custo.

  • Desenvolver um cadastro geral de períodos de entressafra por empresa. Por empresa porque uma instância consolidadora poderá ter a ela relacionadas empresas/instâncias cujo período de entressafra seja distinto por região (no nordeste a entressafra compreende fev a jul, centro-sul dez/jan a março).

  • Desenvolver um cadastro de períodos de entressafra por equipamento, que prevalecerá sobre o cadastro geral de entressafra, ou seja, se tiver período de entressafra definido para o equipamento valerá o cadastro de entressafra por equipamento e, se não tiver, valerá o período geral. Utilizado para dar tratamento aos casos de manutenção precoce do equipamento caso antecipe a reforma quando a moagem ainda estiver em vigor, por exemplo, em outubro. Também valerá para tratar casos de manutenção tardia, aquela que atrasou e adentrou a safra, por exemplo, maio.

 

 

 

Menu de controle de entressafra no Custag:  

 

                TABELAS/Entressafra/Equipamentos que controlam entressafras

 

                TABELAS/Entressafra/Centros de custos MDO que controlam entressafra

 

                TABELAS/Entressafra/Cadastro de Entressafra por Empresa

 

                TABELAS/Entressafra/Cadastro de Entressafra por Equipamento

 

                TABELAS/Entressafra/Parâmetros

 

 

 

 Desenvolver processo para facilitar a identificação dos equipamentos que terão controle de entressafra.

 

 

 

 TABELAS/Entressafra/Equipamentos que controlam entressafra

 

 Tela de critérios

 

 

 

 

Inicializar Data Base com data do último cálculo do custag (CSTG_C/DT_PROCESSO) instância consolidadora.

 

 

 

Posicionar a coluna Controla Entressafra à esquerda da tela.

 

 

 

. Tela resultado

 

 

 Habilitar edição da coluna Controla Entressafra (EQUIPTOS.FG_CONTR_ENTRESSAFRA). Aceitar apenas S ou N.

 

 Ao aplicar, gravar EQUIPTOS.FG_CONTR_ENTRESSAFRA com valor da tela.

 

 Desenvolver processo que permita ao usuário marcar os centros de custos que terão controle de gastos de entressafra.

 

 TABELAS/Entressafra/Centros de custos MDO que controlam entressafra

 

 

 

 Tela de critérios: (para centros de custos de mão de obra)

 

 

 

 

  • Permitir filtrar centros de custos.

  • Ao clicar no botão Tabela, selecionar registros em CC_CSTG associados por CD_CCUSTO com COMPONEN, recuperando apenas COMPONEN.FG_TP_COMP= ‘F’.

  • Abrir tela semelhante à abaixo. Mostrar as colunas CC_CSTG.CD_CCUSTO e DE_CCUSTO + COMPONEN.FG_TP_COMP.

  • Abrir coluna Controla Entressafra para o usuário digitar ‘S’ ou ‘N’.

 

 

 

 

Ao aplicar, gravar CC_CSTG.FG_CONTR_ENTRESSAFRA com valor da tela.

 

 TABELAS/Entressafra/Cadastro de Entressafra por Empresa e Equipamento

 

 

 

Desenvolvimento de cadastro de entressafra. Especializá-lo por equipamento.

 

Criar uma tabela para gravar log com alterações.

 

LOG_ENTRESSAFRA_PERIODO, espelho de ENTRESSAFRA_PER_GERAL + ENTRESSAFRA_PER_EQUIP. Grave data/hora da alteração e usuário.

 

 

 

 

 Desenvolvimento de tela para configuração das regras de amortização dos custos de entressafra.

 

 TABELAS/Entressafra/Regras de Amortização de Gastos de Entressafra

 

 

 

 

 

 

  Qt_consum do detalhe será obtido em PLCOPER e substituirá a produção prevista no mês, para cálculo do fator.

 

 

 

 Identificação dos valores de safra e entressafra.

 

 

 

 

 Comentários:

 

 

 

  • Identificar e marcar, em PLCOPER, se os custos do equipamento se referem a safra ou entressafra, utilizando a data e o tipo do movimento. Por exemplo, o tipo de movimento pode ser um registro de componente combustível em período de entressafra, o que pode causar dúvidas em auditores, pois nesta época o equipamento está (ou deveria estar) parado, portanto não haveria consumo de combustível. Quanto à data, tanto no mês inicial (abril) como no mês final de moagem (novembro) ocorrem custos parciais de safra e de entressafra.

 

 

 

Menu: PROCESSOS/Cálculos Adicionais/Entressafra/Acúmulo e Distribuição de Valores de Entressafra

 

 

 

 

 Verificar se há registro em EQUIPTOS onde FG_CONTR_ENTRESSAFRA tiver valor nulo. Avisar o usuário que há equipamentos com controle de entressafra não configurado em Equipamentos. Evita que novos equipamentos fiquem de fora do controle.

 

 Recuperar período em PLCPARAM, permitir que a data do período escolhido seja >= a data do último processamento de custos (CSTG_C/DT_PROCESSO).

 

 Limpar a coluna FG_SAFRA_ENTRESSAFRA na tabela PLCOPER onde CD_CCUSTO estiver associado a um componente tipo ‘Q’.

 

 #mês de safra plena

 

 Com o período de cálculo de custos, faz uma busca na tabela de Períodos de Entressafra, e, caso o período de cálculo não tenha nenhum dia que faça parte de algum período de acúmulo (entressafra), seja geral ou de equipamento, todos os custos deste período serão considerados como de Safra.

 

 # o mês tem pelo menos um dia de entressafra

 

 

 

 Se houver algum dia de acúmulo (entressafra), será realizado um update que grava na coluna FG_SAFRA_ENTRESSAFRA o valor ‘S’ em PLCOPER onde as contas são iguais as configuradas no parâmetro ENTRESSAFRA/CD_CONTA_NUNCA_ENTRES (por exemplo, conta Combustíveis, que nunca poderá ser classificada como de entressafra).

 

 

 

 # se o equipto trabalhou, o movimento é de safra independentemente do período;

 

 # se o equipto não for de controle de entressafra, então o movimento também será de safra

 

 

 

 Grava PLCOPER.FG_SAFRA_ENTRESSAFRA com o valor ‘S’: 

 

  1. Quando os equipamentos trabalharam. A verificação dos equipamentos que trabalharam é feita em PLC_ENTR.FG_ORIGEM =                ‘HE ou ‘AR’ dentro do período para todas as empresas relacionadas à instância consolidadora.

  2. Se  EQUIPTOS.FG_CONTR_ENTRESSAFRA != 'S'. (não controla entressafra).

 

  

 

***** Até aqui, foram aplicadas as regras gerais de identificação de S ou E ***** 

 

 Recupera registros de PLCOPER onde CD_CCUSTO estiver associado a um componente tipo ‘Q’ e que não foram afetados pelos updates anteriormente descritos. Ainda há movimento com PLCOPER.FG_SAFRA_ENTRESSAFRA nulo.

 

 

 

 Recupera períodos de acúmulos (entressafra) do mês de processamento.

 

 

 

 Recupera todas as bases de rateio de valores indiretos para equipamentos, válidas para a data de processamento.

 

  Verificar cada registro de PLCOPER recuperado: 

 

 

 

  1. Se existe uma base de rateio para o Centro de Custo + Conta;

  2. Se não encontrar

  3. Verificar se existe alguma base para o Centro de Custo + Origem ‘OUTROS’;

  4. Se não encontrar, a busca por bases será feita pelo Centro de Custo Genérico + Conta;

  5. Se ainda não encontrar nenhuma base, será verificado pelo Centro de Custo Genérico + Origem ‘OUTROS’.

      # todo centro de custo terá obrigatoriamente um registro tipo ‘O’ de Outros.Exemplo figura abaixo.

 

 

 

 

 

Se encontrar uma base e esta contiver o campo FG_COMBUSTIVEL = ‘S’ (coluna “Gasto somente de safra” do cadastro de bases de rateio), então o movimento será sempre de Safra Grava PLCOPER.FG_SAFRA_ENTRESSAFRA com o valor ‘S’.

 

Caso não encontrar nenhuma base ou a base encontrada contiver o valor FG_COMBUSTIVEL = ‘N’, então poderá ser de entressafra, mas ainda será realizada uma última verificação:

 

# tratamento das exceções; equipamentos com manutenção tardia ou precoce de entressafra

 

 

 

Com os registros de PLCOPER que foram classificados previamente como entressafra, verifica se a data do registro compreende algum período de acúmulo. A primeira verificação é se existe algum período para o equipamento + empresa do centro de custo, esse é o período de exceção e tem prioridade sobre o período geral de safra. Caso não encontrar nenhum período por equipamento, ele seguirá o período de acúmulo geral, se a data da PLCOPER não compreender o período então o custo será de Safra, se compreender então o custo será de Entressafra.

 

 

 

 Acúmulo dos valores de entressafra

 

Comentários:

 

 

 

-        Acumular valores de entressafra para amortizar durante o período de moagem seguinte. Gravar valores com e sem                 depreciação.

 

 

 

-        Recalcular tarifa dos componentes ‘Q’ nas operações trabalhadas, expurgando da tarifa os valores de entressafra.

 

 

 

-        Parametrizar a transferência dos valores de entressafra a um centro de custo/operação/local específicos de entressafra (para                  manter atuais integrações de alguns clientes.

 

 

 

-        Gerar redução no valor do centro de custo do equipamento incluindo conta entressafra parametrizada e valor negativo em                 PLCPRIM, correspondente ao valor de entressafra expurgado do CC do equipamento em PLCOPER .

 

 

 

Deletar PLC_ENTR onde FG_ORIGEM = ‘AC’  dentro do período.

 

 

 

Deletar ENTRES_ACUMULO onde DT_HISTORI for >= data início do período de cálculo (deletar todos os meses para a frente do mês de processamento).

 

 

 

 

 

 

 

#Obter os valores de entressafra por centro de custo de equipamento e acumulá-los

 

 

 

Selecionar registros em PLCOPER sumarizando valor de entressafra (VL_CONSUM * QT_CONSUM)+moedas+s_depr+moedas s_depr por CD_CCUSTO de equipamento + CD_EQUIPTO onde DT_HISTORI estiver dentro do período obtido da tela, FG_PLA_CST = ‘C’, empresa=empresa, instância=instlogin, CD_EQUIPTO preenchido (diferente de zero) e FG_SAFRA_ENTRESSAFRA = ‘E’.

 

 

 

 

 

 

 

Inserir registro em ENTRES_ACUMULO:

 

 

 

INSTANCIA: instlogin.

 

 

 

CD_EMPRESA: CC_CSTG.CD_EMPRESA (modelo Noble, Cocal, Odebrecht, São João) ou CC_CSTG.CD_EMP_MESTRE                                                           (Bunge) ou parâmetro CSTG_C/CD_EMPRESA (modelo Unialco).

 

 

 

DT_HISTORI: último dia do mês processado.

 

 

 

CD_CCUSTO: PLCOPER.CD_CCUSTO.

 

 

 

CD_EQUIPTO: PLCOPER.CD_EQUIPTO.

 

 

 

DT_INI_ENTRESSAFRA: de ENTRESSAFRA_PER_EQUIP ou ENTRESSAFRA_PER_GERAL, o que for válido.

 

 

 

VL_AMORTIZAR: valor de entressafra.

 

 

 

 

 

 

 

Inserir registro em PLCPRIM:

 

 

 

                INSTANCIA: instlogin.

 

 

 

                CD_EMPRESA: parâmetro CSTG_C.CD_EMPRESA.

 

 

 

                DT_HISTORICO: último dia do mês.

 

 

 

                CD_CCUSTO: ENTRES_ACUMULO.CD_CCUSTO.

 

 

 

                CD_CONTA: obter da tabela parâmetro ENTRES_PARAMETROS.CD_CONTA_ACUM.

 

 

 

                VL_DIRE: ∑ENTRES_ACUMULO.VL_AMORTIZAR * (-1).

 

 

 

                VL_DIRE_SDEPR:

 

 

 

                VL_X (moedas): aplicar regras de conversão de moedas (Noble, geral).

 

 

 

               

 

 

 

# Para que a geração de PLCVLADQ recupere este movimento de custo ao centro de custo do equipamento.

 

 

 

Inserir registro em PLC_ENTR:

 

 

 

                INSTANCIA: instlogin.

 

 

 

                CD_EMPRESA: CC_CSTG.CD_EMPRESA (modelo Noble, Cocal, Odebrecht, São João) ou CC_CSTG.CD_EMP_MESTRE                                                                               (Bunge) ou parâmetro CSTG_C/CD_EMPRESA (modelo Unialco).

 

 

 

                FG_ORIGEM: AC.

 

 

 

                FG_VLPRIM: S.

 

 

 

                FG_TIPO: AC.

 

 

 

                DT_HISTORICO: último dia do mês.

 

 

 

                CD_CCUSTO: ENTRES_ACUMULO.CD_CCUSTO.

 

 

 

                CD_CONTA: obter da tabela parâmetro ENTRES_PARAMETROS.CD_CONTA_ACUM.

 

 

 

                QT_VALOR: ∑ENTRES_ACUMULO.VL_AMORTIZAR * (-1).

 

 

 

                QT_COMPO: zero.

 

 

 

 

 

Dar tratamento para descer valores que recém subiram.

 

 

 

Dentro da rotina de acúmulo, fazer a deleção das tabelas PLCRAT, PLCSEC, PLCPREVAL, PLCPRERAT, PLCCCEQ, PLCVLADQ  onde FG_PLA_CST=’C’ e DT_HISTORI estiver dentro do período de cálculo.

 

 

 

Chamar o cálculo de custos a partir da rotina de pré-rateio (fase 14) para a frente, para calcular nova tarifa dos componentes Q, gerar novo PLCVLADQ, rateio das bases AD e PAD.

 

 

 

Na fase 21, cálculo unitário do componente Q, tem de considerar apenas FG_SAFRA_ENTRESSAFRA = S.

 

 

 

# conforme parâmetro, incluir linha em PLCOPER ref. ao centro de custo Entressafra para manter alimentação atual de alguns ERPs.

 

# não atualizará PLCPRIM, PLCSEC, PLCRAT, apenas PLCOPER.

 

# o valor corresponderá ao total de todos os gastos de entressafra, ou seja, não será gerada PLCOPER por centro de custo.

 

Ao final do cálculo de custos, verificar parâmetro ENTRESSAFRA/FG_INSERE_CC_ENTRESSAFRA e se for S  gerá-lo em PLCOPER, obtendo códigos do centro de custo, operação, local, componente da tabela ENTRES_PARAMETROS, calculando somatória de VL_CONSUM * QT_CONSUM onde FG_SAFRA_ENTRESSAFRA=’E’.

 

 

 

FIM ACÚMULO DE ENTRESSAFRA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rotina de rateio de valores indiretos a equipamentos: não poderá ratear valores das contas AC e AM, porque, se ratear cairá em PLCOPER e será classificado como Safra ou Entressafra, acumulando novamente para amortização e este valor já refere-se à própria amortização.

 

 

 

Aplicação dos critérios de distribuição dos valores de entressafra acumulados.

 

Rotina de Processamento de Custos - Sub-rotina pré-processamento de custos.

 

 

 

Em PLC_ENTR, criar origem          AM, que refere-se à amortização de entressafra. Gerar positivo ao descer valor.

 

 

 

No pré-processamento de custos, verificar na caixa de cada centro de custo se há valores a amortizar (descíveis) no mês de processamento de custos. Se a data início ou data final do processamento de custos estiver dentro do período geral de amortização, então este é um mês descível.

 

# ver como associar empresa do centro de custo com a empresa do cadastro geral de entressafras (avaliar caso Unialco + casos onde não há replicação automática com prembulação (Bunge). Definir forma de gravar CC_CSTG.CD_EMPRESA no caso Bunge)

 

 

 

Se houver saldo a descer, que corresponde ao valor total amortizável (-) valor amortizado dentro do período geral de amortização (acumulado do descido), calcular o fator do mês e o valor a descer.

 

 

 

Valor amortizado: obter onde a data inicial de processamento de custos estiver dentro do período de acúmulo geral           de entressafra.

 

 

 

Fator do mês:

 

                O fator de rateio será calculado por centro de custo.

 

 

 

                Regra Objetivo:

 

 

 

                               A = ∑ toneladas de PLC_ENTR (FG_ORIGEM=’HQ’) do mês produzidas pelos equipamentos do centro de custo.

 

                                B = Calcular ∑HISTPREPRO (-) ∑HISTPRODUC * % de equipamentos próprios, filtrando tipo de colheita, tipo do                                                                tipo de propriedade. Trata-se do conjunto de talhões de HISTPREPRO menos o conjunto de talhões de                                                                                         HISTPRODUC. Considerar reestimativas de objetivo de safra.

 

                                C = A + B.

 

                               Fator = A / C        

 

 

 

                Regra Orçamento:

 

 

 

                               A = ∑PLCCCEQ.QT_CONSUM se unidade de medida da regra for h ou km onde FG_PLA_CST=’C’ de DT_HISTORI                                                                dentro do mês de processamento.

 

                               B = ∑PLCOPER.QT_CONSUM se unidade de medida da regra for h ou km onde FG_PLA_CST=’P’ de DT_HISTORI a                                                partir do mês seguinte ao de cálculo.

 

                               C = A / (A + B).

 

 

 

                               Ponto de atenção: o Custag não grava PLCOPER.QT_PRD_INS para FG_PLA_CST=’C’  quando componente = ‘Q’.                                                Não será possível obter em PLCCCEQ porque nesta tabela não tem operação e a configuração da regra permite filtrar                       operação. Desta forma, a amortização utilizando regra orçamento valerá somente por h ou km, não por t.

 

                              

 

                Produção digitada:

 

                               A = ∑PLCCEQ.QT_CONSUM se unidade de medida da regra for h ou km ou ∑PLCOPER.QT_PRD_INS se for t  onde                                                FG_PLA_CST=’C’ de DT_HISTORI dentro do mês de processamento.

 

                               B = ∑ENTRES_REGRAS_AMORT_DE.QT_PRODUCAO a partir do mês subsequente ao mês de processamento.

 

                               C = A / (A + B).    

 

                                                             

 

                Percentual:

 

                               Base fixa, percentual digitado estimado. Talvez COCAL possa utilizar esta configuração.

 

 

 

#no último mês o fator será 1 (não precisa descobrir quando é o último mês)

 

Valor a descer no mês: somatória do valor total amortizável (-) valor já amortizado * fator do mês.

 

Descer valor em PLC_ENTR por centro de custo, FG_ORIGEM = ‘AM’ – amortização.

 

Próximo centro de custo.

 

Seguir com o processamento de custos.

 

 

 

 

 

Mão de Obra:

 

 

 

Definição dos critérios de amortização.

 

 

 

Desenvolvimento de tela para configuração dos critérios de amortização. Serão definidos em termos de centro de custo de equipamento.

 

 

 

Para o cálculo do fator de distribuição mensal do saldo a amortizar é necessário indicar, por centro de custo, qual é a forma de busca da produção prevista:

 

1)       obter a produção no objetivo de safra;

 

2)       obter no orçamento, utilizando o componente Q em PLCOPER.QT_PRD_INS. Neste caso, é necessário informar quais as operações que devem ser consideradas na somatória da produção do componente (h ou km);

 

3)       digitar a produção prevista do componente mensalmente dentro do período de safra;

 

4)       digitar mensalmente, dentro do período de safra, os percentuais a serem distribuídos.

 

 

 

 

 

Header:

 

ID: controle interno, para relacionar tabelas ENTRES_REGRAS_AMORT_HE e ENTRES_REGRAS_AMORT_DE. A cada inclusão, incrementar.

 

 

 

Regra: aceita 1-Objeto; 2-Orçamento; 3-Produção Digitada; 4-Percentual.

 

Unidade de medida: aceita valores iguais aos dos conteúdos dos parâmetros GERAIS/CD_UNMED_TON ou GERAIS/ CD_UNMED_KM ou GERAIS/ CD_UNMED_HR.

 

 

 

Operações de orçamento: se Regra digitada for igual a  2-Orç, abrir campo para digitação de OPERACOES.CD_OPERACAO separados por ponto de vírgula. Se Regra for diferente de 2-Orç, não editar.

 

 

 

Tipo de sistema de colheita: SISTCOLH.FG_TP_COLH. Tipo do sistema de colheita, se manual ou mecanizado.

 

Propriedade da terra: TIPOPROPR.FG_PROP_TERC, tipo do tipo de propriedade.

 

 

 

% Equipamentos próprios: valor máximo 100, valor mínimo 0,01. Abrir para digitação somente se Regra = 1-Obj.

 

 

 

Período de produção: data início e data final sempre obrigatório. Data final deve ser maior que data inicial.

 

 

 

Rendimento operacional unitário/dia: refere-se a quantidade de horas que um equipamento realiza em um dia. Recuperar em EQUIPTOS a quantidade de equipamento relacionados ao centro de custo digitado.

 

 

 

Detalhe: abrir campos somente quando Regra e Operações de Orçamento forem nulos. Produção em horas ou km será igual a ROUD * Nº de Dias do Mês * Nº de Equipamentos * Eficiência / 100

 

 

 

Nº de Dias do Mês=quantidade de dias de cada mês dentro do período de produção digitado.

 

 

 

Botão Copiar: abrir tela inicializando o lado origem com o centro de custo selecionado na tela Regras de Amortização.

 

 

 

Origem: não editável

 

Destino: editável.

 

 

 

Novas consultas, para acompanhamento dos valores acumulados e amortizados.

 

 

 

Desenvolver tela semelhante à abaixo para consulta aos valores amortizados e a amortizar de entressafra.

 

 

 

                Menu: TABELAS/Entressafra/Consulta Amortização de Entressafra.

 

 

 

                Tabelas:

 

                PLC_ACUMULO_ENTRES

 

                PLC_VL_AMORTIZADO_ENTRES

 

 

 

 

 

Ajustes em relatórios e consultas de custos.

 

 

 

Atualizar parâmetro CSTG_C/CD_ORIG_VALOR acrescentado os valores AC e AM.

 

 

 

Visão

Descrição

Ajuste

Consultas

Consulta   Sumário de Entradas

Incluir   FG_ORIGEM = AC e AM no F4 da origem

Relatórios

Sumário   de Entradas

Incluir   FG_ORIGEM = AC e AM no F4 da origem

Relatórios

Demonstrativo   de Entradas de Custos

Incluir   FG_ORIGEM = AC e AM no F4 da origem

Relatórios

Sumário   de Entradas Configurável

Incluir   FG_ORIGEM = AC e AM no F4 da origem

Relatórios

CSTG_013+CSTG_016

Se parâmetro ENTRESSAFRA/ FG_CONTR_ENTRESSAF_AGRICOLA = S,   incluir check-box na tela de critérios para usuário selecionar se imprime   valores referentes a entressafra. “þ Considera valores   referentes a entressafra”

Relatórios

Demonstrativo   de Valores Operacionais- Equipamentos CSTG_027

Se parâmetro ENTRESSAFRA/ FG_CONTR_ENTRESSAF_AGRICOLA = S,   incluir check-box na tela de critérios para usuário selecionar se imprime   valores referentes a entressafra. “þ Considera valores referentes   a entressafra”

Relatórios

Análise   Operacional Equipamentos  II CSTG_049

Se parâmetro ENTRESSAFRA/ FG_CONTR_ENTRESSAF_AGRICOLA = S,   incluir check-box na tela de critérios para usuário selecionar se imprime   valores referentes a entressafra. “þ Considera valores   referentes a entressafra”

Consulta

Demonstrativo   de Valores Operacionais - Equipamentos

Se parâmetro ENTRESSAFRA/ FG_CONTR_ENTRESSAF_AGRICOLA = S,   incluir check-box na tela de critérios para usuário selecionar se imprime   valores referentes a entressafra. “þ Considera valores   referentes a entressafra”

 

 

 

 

 

Distribuição dos valores indiretos de centros de custos de equipamentos a equipamentos.

 

 

 

Configuração:

 

 

 

Permitir configurar o rateio definindo critérios e regras para cada conta do centro de custo, porque algumas contas não podem ser consideradas como gastos de entressafra, mesmo ocorrendo na entressafra. Por exemplo, combustível não pode constar como gasto de entressafra, mas ocorrem os abastecimentos de véspera, que são aqueles que antecedem o dia de início dos trabalhos do equipamento e, portanto, corre-se o risco de caírem no período de entressafra.

 

 

 

Parametrização do rateio de valores indiretos a equipamentos

 

 

 

Seção: CSTG_C

 

Entrada: CD_CC_GEN_RAT_EQU

 

Descrição: código genérico de um centro de custo p/ configuração do rateio de valores indiretos a equipamentos.

 

Valores válidos: código de centro de custo de CC_CSTG

 

Valor padrão: NULO.

 

Utilizado como um curinga, se as regras e critérios de rateio de valores indiretos de todos os centros de custos forem iguais, então não precisará configurá-los. Desta forma, o código aqui parametrizado conterá as regras e critérios gerais.

 

 

 

Seção:  CSTG_C

 

Entrada: FG_RATADQ_EQU

 

Valores:

 

                N: não rateia

 

                S: rateio por h/km (automático)

 

                C: rateio configurável

 

 

 

                Onde:

 

                               S: considera produção em h ou km e, se não existir, rateia aos equipamentos disponíveis.

 

                               C: os critérios e filtros são configuráveis na tela do sistema (TABELAS/Base de Rateio Valores Indiretos a                                           

 

                               Equipamentos).

 

Desenvolver cadastro para a configuração do rateio, conforme fig.1.

 

 

 

CUSTAG.EXE

 

TABELAS/Rateio de Valores Indiretos a Equipamentos.

 

 

 

Fig. 1

 

 

 

Clientes que utilizarem a configuração de custos consolidados e cuja preambulação seja preenchida pelo CUSTAG deverão cadastrar o centro de custo com o prefixo ou sufixo.

 

brateio_vl_indir_equip

 

 

 

 

 

CD_TRANSP:

 

                Será utilizado em clientes que tem mais de uma unidade, mas que não tem custo consolidado configurado. Desta forma, para                 que o sistema “entenda” quais equipamentos pertencem a quais empresas/instâncias, lembrando que a configuração de                 BRATEIO_VL_INDIR_EQUIP será por empresa+instância e  EQUIPTOS não é instanciada. Na GUI, CD_TRANSP será                 mostrada no header (descrição: Prestador de Serviços).

 

 

Possibilidade de   cadastrar um centro de custo genérico para ser utilizado como regra padrão.

       

 

 

 

 Procedimento:

 

 

 

CSTG_PRC.EXE

 

Menu: PROCESSOS/Distribuição de Valores Indiretos a Equipamentos.

 

 

 

Se CSTG_C / FG_RATADQ_EQU = S, não habilitar menu.

 

 

 

Recuperar valor do parâmetro CSTG_C/CD_CC_GEN_RAT_EQU.

 

 

 

Sensível ao parâmetro CSTG_C / FG_RATADQ_EQU = C.

 

 

 

# obter valores a ratear

 

Selecionar registros em PLCVLADQ onde INSTANCIA = INSTLOGIN, DT_HISTORI estiver dentro do período de processamento, FG_PLA_CST = ‘C’,  CD_CCUSTO tiver componente “Q” a ele relacionado, sumarizando VALOR por CD_CCUSTO + CD_CONTA, acessar BRATEIO_VL_INDIR_EQUIP por CD_CCUSTO + CD_CONTA + máxima DT_REFER <= último dia do período de processamento, e para cada CD_CCUSTO + CD_CONTA recuperar os conteúdos de CD_COMPO, CD_CRITERIOS, CD_REGRAS, FG_COMBUSTIVEL.

 

 

 

Se não encontrar BRATEIO_VL_INDIR_EQUIP para o CD_CCUSTO de PLCVLADQ, buscar com o centro de custo parametrizado em CSTG_C/ CD_CC_GEN_RAT_EQU.

 

 

 

Se não encontrar BRAT_INDIR_CC_EQUIP, gerar log e abri-lo ao final com o seguinte conteúdo exemplo: “Centro de Custo 1426 Tratores Pesados não encontrado na configuração de rateio de valores            indiretos a equipamentos. Não foi rateado.”  Caso tenha utilizado CSTG_C/ CD_CC_GEN_RAT_EQU gerar log de aviso informando que foi rateado pela configuração genérica de centro de custo.

 

 

 

Se FG_DIG_EQUIP_CC = 2  (usa equip_cc)

 

                Acessar EQUIPTOS associado com EQUIP_CC, dando tratamento para equipamento que tenha movimento de mudança de                 centro de custo dentro do mês de processamento, obtendo o intervalo de datas que o equipamento permaneceu dentro do                 mês em cada centro de custo. Considerar FG_TP_EQUIP que            esteja contido em BRATEIO_VL_IND

 

 

 

 

 

                Exemplo: no mês 08/14, mudou várias vezes de CC

 

Equipamento

Data

C. Custo

Intervalo

N° dias

10

01/01/2010

1426-Tratores Pesados

01/04/10

04/04/10

4

10

05/04/2014

1421-Carregadoras

05/04/10

19/04/10

15

10

20/04/2014

1426-Tratores Pesados

20/04/14

25/04/14

6

10

26/04/2014

1420-Tratores 160 HP

26/04/14

30/04/14

5

 

 

 

Se FG_DIG_EQUIP_CC = 1 acessar EQUIPTOS onde FG_TP_EQUIP esteja contido em BRATEIO_VL_INDIR_EQUIP.FG_TP_EQUIP e obter os equipamentos relacionados ao centro de custo.

 

 

 

Se FG_CRITERIO = 1 (por valor) e CD_REGRAS = 1 (dias trabalhados)

 

        # custos diretos por CC do equipto

 

        Sumarizar para o centro de custo PLCOPER.VL_CONSUM * QT_CONSUM onde FG_PLA_CST=’C’.           

 

        # obter custos diretos por equipto

 

        Para cada CD_EQUIPTO do centro de custo sumarizar  PLCOPER.VL_CONSUM * QT_CONSUM onde DT_HISTORI estiver         dentro do período de processamento,   FG_PLA_CST=C, instância = instância, empresa=empresa, FG_PLA_CST=’C’.

 

        # Obter os equipamentos que trabalharam dentro do período de processamento de custos e dentro do período que o equipamento está lotado no         centro de custo.

 

        Selecionar movimento em PLC_ENTR para cada CD_RECURSO (equipto) onde FG_ORIGEM = ‘HE’, centro de custo do         recurso (equipto) = CD_CCUSTO de PLCVLADQ, contabilizando os dias e a quantidade          de dias que encontrar, considerando    

 

        que o equipamento poderá trocar de centro de custo dentro do mês. A instância é a consolidadora,                 (empresa              fora da         condição?).

 

        # calcular o valor que cada equipamento receberá por dia

 

        Em cada data que tiver encontrado movimento em PLC_ENTR para o CD_RECURSO, calcule:

 

                Valor Rateado = ( Valor Indireto do CC Equipto+Conta de PLCVLADQ * ( ∑Valor direto de PLCOPER do Equipto / Nº dias                                que         o Equipto permaneceu no CC )) /  ((∑Valor direto de PLCOPER do CC do equipamento).

 

       

 

        # Observar que o código do componente poderá se repetir para contas distintas e ainda CD_CCDE distinto, então, ao gravar         PLCOPER, sumarizar por CD_COMPO

 

       

 

A conta que será gravada em PLCOPER será a do componente destino, porque o componente destino poderá se repetir em         BRATEIO_VL_INDIR_EQUIP e se a conta for obtida de BRATEIO_VL_INDIR_EQUIP.CD_CONTA, PLCOPER ficará         inconsistente. Por exemplo, o componente destino é RAT_VL_ADQ_EQUIP para as contas de Seguros e de Depreciação.      Como CD_CONTA de PLCOPER não é chave, qual conta seria gravada na linha do componente RAT_VL_ADQ_EQUIP,           Seguros ou Depreciação? Lembrando que se o componente destino for igual, o valor das contas de PLCVLADQ será             sumarizado.

 

 

 

        Insert ou Update em PLCOPER:

 

                INSTANCIA: INSTLOGIN.

 

                DT_HISTORI: PLC_ENTR.DT_HISTORI.

 

                CD_CCUSTO: do equipamento, dentro do intervalo de datas que o equipto está relacionado ao CC.

 

                CD_EQUIPTO: PLC_ENTR.CD_RECURSO.

 

                CD_COMPO: BRATEIO_VL_INDIR_EQUIP.CD_COMPO_DEST.

 

                QT_CONSUM: 1

 

                VL_CONSUM: valor rateado calculado acima.

 

        Próxima data;

 

        Próximo centro de custo do equipamento;

 

        Próximo equipamento;

 

        Próximo centro de custo.         

 

               

 

Se FG_CRITERIO = 1 (por valor) e CD_REGRAS = 2 (rateia para todos os dias do mês)

 

Sumarizar (VL_CONSUM * QT_CONSUM) para o centro de custo em PLCOPER e sumarizar (VL_CONSUM * QT_CONSUM) de cada CD_EQUIPTO do centro e custo onde DT_HISTORI estiver dentro do período de processamento, FG_PLA_CST=C, instância = instância??, empresa=empresa.

 

 

 

Calcular (PLCVLADQ.VALOR do CC * Fator de Rateio) / Número de dias que o equipamento permaneceu no CC dentro       do mês,  replicando o valor dentro do período proporcional. A quantidade (QT_CONSUM) sempre valerá 1 e VL_CONSUM receberá o valor total.

 

 

 

No mês que tiver dias de safra e de entressafra, respectivamente, gerar dia por dia. No mês que tiver só safra ou só entressafra, gravar o valor em um único dia.

 

 

 

Se FG_CRITERIO = 2 (h ou km) e CD_REGRAS = 1 (dias trabalhados)

 

        # obter a produção (em h ou km) por equipamento e CC do equipamento

 

        Para cada centro de custo de PLCVLADQ (trator) que tenha componente Q associado, acessar PLC_ENTR por CD_COMPO      (trator)  sumarizando QT_COMPO dentro do período que o equipamento está dentro do centro de custo, obtendo o total de horas               ou km do centro de custo.

 

 

 

        Para cada CD_RECURSO (equipamento) e DT_HISTORI, obtenha QT_COMPO e calcule o valor a ratear em cada data.

 

                Valor a Ratear por Data = ( Valor Indireto do CC Equipto+Conta de PLCVLADQ * ( ∑QT_Compo de PLC_            ENTR do                                Cd_Recurso /  ∑Qt_Compo do CC do equipamento obtido de PLC_ENTR.

 

               

 

        # Observar que o código do componente poderá se repetir para contas distintas e ainda CD_CCDE distinto, então, ao gravar         PLCOPER, sumarizar por CD_COMPO

 

       

 

        Insert ou Update em PLCOPER:

 

                INSTANCIA: INSTLOGIN.

 

                DT_HISTORI: PLC_ENTR.DT_HISTORI.

 

                CD_CCUSTO: do equipamento, dentro do intervalo de datas que o equipto está relacionado ao CC.

 

                CD_EQUIPTO: PLC_ENTR.CD_RECURSO.

 

                CD_COMPO: BRATEIO_VL_INDIR_EQUIP.CD_COMPO_DEST.

 

                QT_CONSUM: 1

 

                VL_CONSUM: valor rateado calculado acima.

 

        Próxima data;

 

        Próximo centro de custo do equipamento;

 

        Próximo equipamento;

 

                Próximo centro de custo.

 

 

 

Se FG_CRITERIO = 2 (h ou km) e CD_REGRAS = 2 (rateia para todos os dias do mês)

 

 

 

                Obter relacionamento Equipto x CC por data.

 

                # obter a produção (em h ou km) do CC

 

                Para cada centro de custo, sumarizar PLCCCEQ.QT_CONSUM onde QT_CONSUM != 0 FG_PLA_CST = ‘C’, DT_HISTORI                 estiver dentro do período.

 

                # obter a produção de cada equipamento

 

                Para cada equipamento do centro de custo selecionar movimento em PLCCCEQ onde QT_CONSUM != 0 FG_PLA_CST =                 ‘C’, DT_HISTORI estiver dentro do período, sumarizando PLCCCEQ.QT_CONSUM.

 

 

 

                Calcular Valor a Ratear = ( Valor Indireto do CC Equipto+Conta de PLCVLADQ * (Produção h ou km do equipto no CC / nº                 dias do equipto no CC) / ∑ h ou km do CC

 

               

 

                # Observar que o código do componente poderá se repetir para contas distintas e ainda CD_CCDE distinto, então, ao gravar                 PLCOPER, sumarizar por CD_COMPO.

 

 

 

                Grava valor data por data dentro do período que o equipto está lotado no CC ou no último dia, caso o período tenha safra e                 entressafra.

 

        Insert ou Update em PLCOPER:

 

                INSTANCIA: INSTLOGIN.

 

                DT_HISTORI: PLC_ENTR.DT_HISTORI.

 

                CD_CCUSTO: do equipamento, dentro do intervalo de datas que o equipto está relacionado ao CC.

 

                CD_EQUIPTO: PLC_ENTR.CD_RECURSO.

 

                CD_COMPO: BRATEIO_VL_INDIR_EQUIP.CD_COMPO_DEST.

 

                QT_CONSUM: 1

 

                VL_CONSUM: valor rateado calculado acima.

 

        Próxima data;

 

        Próximo centro de custo do equipamento;

 

        Próximo equipamento;

 

                Próximo centro de custo.

 

 

 

Se FG_CRITERIO = 3 (todos equiptos do CC) e CD_REGRAS = 1 (dias trabalhados)

 

 

 

                Obter relacionamento Equipto x CC por data.

 

        Selecionar movimento em PLC_ENTR para cada CD_RECURSO (equipto) onde FG_ORIGEM = ‘HE’, centro de custo do         recurso (equipto) = CD_CCUSTO de PLCVLADQ, contabilizando os dias e a quantidade          de dias que encontrar, considerando    

 

        que o equipamento poderá trocar de centro de custo dentro do mês. A instância é a consolidadora,                 (empresa              fora da         condição?).

 

        # calcular o valor que cada equipamento receberá por dia

 

 

 

                # Observar que o código do componente poderá se repetir para contas distintas e ainda CD_CCDE distinto, então, ao gravar                 PLCOPER, sumarizar por CD_COMPO.

 

 

 

Se FG_CRITERIO = 3 (todos equiptos do CC) e CD_REGRAS = 2 (rateia para todos os dias do mês)

 

 

 

                Obter relacionamento Equipto x CC por data.

 

               

 

                Calcular Valor a Ratear = ( Valor Indireto do CC Equipto+Conta de PLCVLADQ / ∑ da quantidade de dias que tem                 apontamento para todos os equiptos do centro de custo. Se forem dois equipamentos e, no mesmo dia tiver movimento para                 os dois, considerar dois dias na quantidade de dias.

 

                

 

                # Observar que o código do componente poderá se repetir para contas distintas e ainda CD_CCDE distinto, então, ao gravar                 PLCOPER, sumarizar por CD_COMPO.

 

               

 

 Tabelas Utilizadas 

 

Tabela

Coluna

Tipo

Tamanho

Valores   Válidos

OBS

PLCOPER

FG_SAFRA_ENTRESSAFRA

C

1

S-Safra   / E-Entressafra

 

CC_CSTG

FG_CONTR_ENTRESSAFRA

C

1

S-Controla   entressafra N-Não controla

 

EQUIPTOS

FG_CONTR_ENTRESSAFRA

C

1

S-Controla   entressafra N-Não controla

(1)

 

(1)     alter table EQUIPTOS add FG_CONTR_ENTRESSAFRA varchar2(1) default ‘A’. 

 

Valor ‘A’ significa aguardando definição, se controla entressafra.

 

 

 

 

 

  • Alteração

 

Verificar se existem negociações financeiras já realizadas, se positivo emitir uma mensagem de alerta ao usuário informado que a operação não é permitida devido a negociações já realizadas; caso contrário permitir alteração.

 

 

 

  • Exclusão

 

Idem a operação de Alteração

 


 

 

Dicionário de Dados

Dicionário de Dados

 

 

 

 

 

 

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.