Árvore de páginas

01. ACESSO BANCO ORACLE

O acesso ao banco de dados hospedado em TOTVS CLOUD é realizados por fora do acesso "Go-Global" das instancias hospedadas na TOTVS. A conexão deverá partir da um terminal, utilizando algum Front-End de Banco de Dados, middleware ou conector desejado, que seja compatível com Oracle versão 19c.

As instancias das aplicações de ERP, PDV e NDD não dispõe de aplicações de front-end de acesso ao banco (PL SQL, DBeaver, SQL Developer, entre outros), devido a questões de segurança e licenciamento de software, não é permitido a instalação ou uso de aplicação Front-End nas instancias de aplicações.

02. PREMISSAS

  • Oracle Client ou conector compatível com a versão 11.2.0.4 ou superior.
  • Ter o IP Publico de origem do acesso ao banco liberado no Firewall.
    • Para liberação do IP Publico, entre em contato com o time de suporte Cloud Supermercados. 


Reforçando: Não há software como PL SQL, SQLYog, UltraVNC ou WinSCP "embarcados" em qualquer uma das instâncias, o acesso será a partir da máquina do usuário.


CONEXÃO - ACESSO PELO CLIENTE

01. Na oferta Consinco em TOTVS Cloud, a partir da assinatura do documento "Termo de risco e responsabilidade" , será (ou serão) liberados usuário/senha para os fins exigidos às integrações, consultas e manipulações simples.

02. O acesso ao banco é realizado de forma direta, ou seja, a conexão parte da estação do usuário através da aplicação ou middleware até o banco hospedado na TOTVS.

03. Para que seja possível realizar a conexão pelo Cliente, é necessário o mesmo informar a TOTVS o seu IP Publico (IP fixo garantido e dedicado) que será utilizado na liberação no Firewall e será utilizado no acesso ao banco, assim como a criação do usuário e senha de acesso (conforme item 1).

As liberações são realizada pelo time de Cloud, através de solicitação via Zendesk (para cliente já em operação) ou via e-mail (para clientes em fase de projeto de implantação).


CONEXÃO - TIME SUPORTE TOTVS

Seja durante a implantação do projeto ou no suporte posterior, existem usuários/senhas específicos para cada cliente.

Por padrão, são criados no mínimo três (3) usuários com permissões e usos específicos para acesso ao ambiente do mesmo, a utilização de um ou outro deve ser sempre definido com base na necessidade e complexidade das pautas ou tickets em atendimento.

É obrigatório a conexão com a VPN TOTVS estar ativa e funcional, bem como a string de conexão haver sido adicionada ao TNSNAMES no equipamento do colaborador.



O usuário ANALISTA e a string do TNSNAMES são sempre disponibilizados no Gerenciador de Conexões da TOTVS (Tecla F6 ou opção "Histórico") e também constam da "Documentação de Liberação e acesso ao Ambiente" (quando o projeto do cliente ainda estiver em andamento).

Tipos e diferenças básicas entre os usuários padrão: 

  • ANALISTA: Usuário para as principais rotinas e consultas (possui maior nível de restrições), é o que consta no Gerenciador de Conexões;
  • IMPLANTA: Usuário para rotinas mais críticas (menor nível de restrições), é informado ao GP e Especialistas;
  • DEBUG: Usuário restrito para análise, senha de acesso único, alterada ao final do acesso, é utilizado para análises.


Etapas do acesso


01.
Adicionar a String de Conexão (que existe no Gerenciador de Conexões, tecla F6 - Histórico) ao TNSNAMES.ORA do equipamento.

Ao adicionar a String ao TNSNAMES certifique-se que não há qualquer espaço na primeira coluna antes do ALIAS, pois isso irá gerar uma mensagem de erro de conexão.


02. Ativar a VPN da TOTVS (Ex.: VPN Cisco)

03.
Utilizar o Software instalado/autorizado (PL SQL, SQL Developer, etc...) a partir do equipamento do usuário

04.
Utilizar o Alias do Owner nas Queries (consinco, consincomonitor, etc...) ou Alter Session no inicio daquela sessão/janela (1x).

Exemplo (padrão):

select * from consinco.ge_atualização;
select * from consincomonitor.tb_checkout;

Exemplo (Alter Session)

alter session set current_schema = CONSINCO

select * from ge_atualização;

alter session set current_schema = CONSINCOMONITOR

select * from tb_checkout;


a. Não é permitido Drop em nenhuma situação, o DBA realizará posteriormente as exclusões de tabelas temporárias;

b. Caso o cliente tenha necessidade de acessos/usuários específicos relacionados a integrações ou outras operações, os mesmos serão disponibilizados conforme análise e previsão contratual, porém, apenas após a assinatura/entrega da Carta de Risco (consulte o Gerente do Projeto).

Caso ocorra o erro "ORA-28040: No matching authentication protocol" ao tentar conectar com o ORACLE, certifique-se se está utilizando uma versão de Client Oracle compatível conforme documentação: https://tdn.totvs.com/display/public/TVSCCLC/Oracle+Client.




  • Sem rótulos