Introdução
Este cadastro permite registrar e definir padrões para os detalhes da negociação, incluindo informações como o tipo de juros aplicado, se haverá cobrança de multa e juros, a possibilidade de desconsiderar esses encargos e até mesmo condições especiais para a última parcela, como descontos, forma de pagamento e ordem de prioridade.
Não há limite para a criação destes templates, entretanto, somente um template pode ser associado em uma confissão.
Para acessar esta funcionalidade, será necessário conceder acessos ao perfil destes usuários que irão atuar com a Confissão de dívida. Para conceder acesso à funcionalidade, siga estes passos:
- Acesse o módulo de Serviços Globais em Segurança > Perfis;
- Edite o perfil do usuário que necessita acessar o Template de confissão de dívida;
- Na guia "Acesso a Menus", navegue até Gestão de Imóveis > Shopping > Template de confissão de dívida
- Salve as permissões realizadas;
- Solicite ao usuário que acesse o módulo de Gestão de Imóveis;
- Agora, o usuário poderá acessar o menu Shopping > Template de confissão de dívida.
Ao acessar esta tela, será possível realizar a inclusão de um Template de Confissão de dívida, veja abaixo os campos disponíveis nesta tela com suas respectivas ações:
Descrição: Informe a descrição deste registro;
Negociação
- Tipo de Juros:
- Multa e Juros: Este campo indica se a renegociação inclui multas e juros sobre a dívida original.
- Multa e Juros na ultima parcela: Determina se multas e juros serão aplicados apenas na última parcela, em vez de distribuídos ao longo do pagamento.
- Desconsiderar multa e juros: Se marcado, indica que as multas e juros não serão considerados na renegociação.
- Ultima parcela condicional: Quando selecionada permite especificar uma condição especial apenas para o pagamento da última parcela.
Parcelas
- Quantidade de parcelas: Neste campo o usuário define o número total de parcelas para pagar a dívida renegociada.
- Primeira parcela (%): Define a porcentagem do valor total da dívida que será paga na primeira parcela.
- Permitir alterar quantidade de parcelas: Se marcado, permite que o usuário altere a quantidade de parcelas durante o processo de renegociação.
Vencimento
- Quantidade de Vencimento no mês: Indica a frequência com que as parcelas vencem em um mês (por exemplo, uma vez por mês, duas vezes por mês, etc.). Num máximo de 4 vencimentos ao mês.
- Permitir alterar vencimento: Se habilitado, permite ao usuário alterar a data de vencimento das parcelas durante a renegociação.
Acréscimo
- Valor Acréscimo: Neste campo o usuário poderá especificar se o acréscimo será uma quantia fixa.
- Mínimo %: Mínimo percentual de acréscimo que será aplicado na confissão.
- Máximo %: Máximo percentual de acréscimo que será aplicado na confissão.
- Aplicar em: Permite escolher onde essas configurações de acréscimo serão aplicadas, seja em lançamentos de locação, fundo promocional ou condomínio.
- Permite alterar aplicação: marcando essa opção o usuário poderá definir em quais entidades serão aplicados os acréscimos definidos acima.
Desconto
- Valor Desconto: Neste campo o usuário poderá especificar se o desconto será uma quantia fixa.
- Mínimo %: Mínimo percentual de desconto que será aplicado na confissão.
- Máximo %: Máximo percentual de desconto que será aplicado na confissão.
- Aplicar em: Permite escolher onde essas configurações de desconto serão aplicadas, seja em lançamentos de locação, fundo promocional ou condomínio.
- Permite alterar aplicação: marcando essa opção o usuário poderá definir em quais entidades serão aplicados os descontos definidos acima.
Forma de Pagamento
- Tipo de Pagamento:
- Linear: Indica que o pagamento das parcelas será feito de forma constante, ou seja, o mesmo valor em todas as parcelas.
- Prioridade: Define a ordem de prioridade para os pagamentos. Quando há dívidas de diferentes entidades, poderá então ser definido aqui qual entidade será quitada primeiro.
- Ordem de prioridade: Somente disponível quando o pagamento é por prioridade, aqui o usuário irá especificar então, a ordem em que as dívidas serão pagas, isto é, qual entidade tem maior prioridade sobre as outras.
Permite Alterar o plano da confissão de dívida: Indica se o plano de renegociação da dívida pode ser alterado posteriormente, dando flexibilidade ao devedor caso suas circunstâncias mudem.
Para aplicar um template previamente cadastrado, basta criar ou editar uma confissão no sistema.
No campo "Template de confissão de dívida" deve ser selecionado o template que será utilizado.
Assim que selecionado, todos os valores pré-configurados, bem como suas regras serão padrão para a confissão. Somente poderão ser alterados os campos, onde, no template, foram definidos com a opção "Permitir alterar".