Permite o registro de marcações de ponto do colaborador conforme regras previstas na Portaria 373/2011 e 671/2022 do MTE - Ministério do Trabalho e Emprego - Art. 2º (sistema alternativo). Acesso via menu Ponto → Relógio.
Informações gerais:
Requisitos Técnicos:
Requisitos Legais:
Informações importantes:
Quando não há localização, a marcação será registrada com latitude e longitude iguais a 0 (zero) e, na função de consulta do gestor o mapa do local não será exibido.
Pontos relevantes descritos na Portaria 373/2011 e 671/2022:
Para mais detalhes, leia na íntegra a Portaria 373 disponível no Ministério do Trabalho e Emprego.
Tela - Registro Ponto:
Objetivo da tela: | Registrar as batidas de ponto buscando automaticamente data e hora. |
Passo-a-Passo: |
|
Quando houver alguma batida realizada no dia
Quando não houver nenhuma batida realizada no dia
Quando Legenda para os ícones em cada tipo de batida
Principais Campos e Parâmetros:
Campo | Descrição |
Marcar Ponto | Ícone/botão para registro da marcação de ponto. Para registro do ponto o botão deve ser pressionado e deslizado para qualquer direção da tela. Será apresentada mensagem de confirmação do registro. |
Localização Aproximada | Apresenta o endereço aproximado, com base na localização. Caso a localização não esteja ativada, será apresentada a mensagem de "Localização não disponível". |
Recarregar | Botão para recarregar a Localização. Este botão só ficará visível para o usuário se a Localização não estiver disponível. |
Funcionamento da Localização
Segue com detalhes como funciona a geolocalização para a marcação de ponto, Clique aqui!
Tratamento Fuso Horário
É considerada a hora do servidor para o registro da marcação, mesmo que o usuário altere data e hora de seu smartphone.
Também é considerado o fuso horário das localidades onde a marcação é registrada, convertendo a hora do servidor na hora do local da marcação.
Exemplos:
Empresa possui o servidor em São Paulo e possui funcionários nas cidades de São Paulo, Manaus e Lisboa:
Exemplo 1
Exemplo 2
Exemplo 3
Informações adicionais
Linha Protheus: o sistema poderá validar a ocorrência de marcações iguais, ou registradas dentro de um intervalo mínimo entre batidas, conforme a configuração dos parâmetros MV_MCIGUAL e MV_DESPMIN, respectivamente.
MV_MCIGUAL - Define se o sistema irá aceitar marcações duplicadas. Valores aceitos: S (sim) ou N (não). Exemplo: o parâmetro configurado com valor N indica que o sistema não aceitará batidas iguais Caso o funcionário registre duas batidas às 08:00 a segunda batida será ignorada e não será exibida em seu espelho de ponto.
MV_DESPMIN - Define o intervalo de minutos que deve existir entre duas marcações. Valores aceitos: 1 a 59. Exemplo: o parâmetro configurado com valor 5 indica que o intervalo mínimo entre duas batidas deverá ser de 5 minutos. Caso o funcionário registre uma batida às 08:00 e outra às 08:03, a marcação feita às 08:03 será ignorada e não será exibida em seu espelho de ponto.
Observações:
Marcações por Geolocalização não serão validadas, ou seja, caso o funcionário efetue uma marcação por geolocalização em período de gozo de férias, a marcação será incluída normalmente. Apenas marcações incluídas manualmente possuem validação para checar a situação do funcionário na data da inclusão da batida.
Linha Datasul
Para a linha Datasul foi implementado a direção da batida por geolocalização.
Para colaboradores que utilizam a exceção do ponto no Datasul (PE1700 parâmetro "bate entrada/saída" desmarcado ) ao efetuar a batida por geolocalização mostrara um modal para selecionar se a batida vai ser entrada ou saída.
Para os demais colaboradores que batem entrada/saída continua como era antes, ou seja , a batida vai como independe.
Essa funcionalidade, será liberada a partir da versões 12.1.32.16, 12.1.33.10, 12.1.34.5
Ex. para colaboradores que não batem /entrada saída somente exceção ponto.
Linha RM
Conforme explicado no tópico de Tratamento de Fuso Horário, para retornar o Horário Atual e o horário a ser gravado quando é realizado a batida, o sistema pega o horário do servidor de banco de dados no formato universal (UTC), sem considerar fuso horário.
Caso tenha sido permitido o acesso a localização no dispositivo do usuário, será aplicado o fuso horário do usuário no horário univesal do servidor.
Caso não tenha sido permitido o acesso a localização no dispositivo do usuário, será retornada a o horário atual do servidor.
É de extrema importância orientar os usuários que permitam o acesso a localização nos dispositivos para o correto registro da batida de ponto, principalmente quando os colaboradores que registram o ponto estiverem em fusos horários diferentes do configurado no servidor de banco de dados, pois neste caso poderão ocorrer divergências no horário de batida de ponto.