No segmento hoteleiro, a apuração do DIFAL/FECP é necessária, de acordo com o guia prático da EFD ICMS/IPI (SPED Fiscal) se na competência informada na geração do arquivo, a soma por UF dos valores dos campos Valor do ICMS Interestadual para a UF de Destino e/ou Valor do ICMS Relativo ao Fundo de Combate à Pobreza (FCP) da UF de Destino da guia Tributação ICMS UF Destino, da área de lançamento de itens das janelas de lançamentos de entrada ou saída (ICMS/IPI) do FiscAll Flex for maior que zero, e/ou o campo Valor do ICMS Interestadual para a UF do Remetente, nesta mesma guia, for maior (ou igual, a partir de 2019) que zero.
Atendendo à estas condições (tendo os valores informados nos registros C101 e/ou D101), serão gerados automaticamente os registros E300 (o período informado neste registro é automaticamente preenchido com o primeiro e o último dia da competência em que está sendo gerado o arquivo) e E990. Os demais registros (E310, E311, E312, E313 e E316) dependem de lançamento conforme o restante deste artigo.
Guia passo a passo
1. A visualização dos valores
- No FiscAll Flex, acesse o caminho Consultas → Relatórios → Fiscall Flex → Apuração ICMS → Registro de Apuração do ICMS - DIFAL / FECP:
- Clique duas vezes no nome do relatório, preencha o campo Data Inicial e Data Final:
- Será exibido o relatório com os valores a serem apurados neste período. Clique no documento abaixo para ver um exemplo do modelo deste relatório, obtido em nossa base de testes:
2. A apuração do DIFAL/FECP (Registro E310)
- No FiscAll Flex, acesse o caminho Arquivos Federais → SPED Fiscal → Apuração de ICMS/ICMS-ST → Apuração Final do ICMS - DIFAL / FECP;
- Clique em Incluir;
- Preencha os campos Ano e Período;
- Selecione, então, a unidade federativa no campo UF;
- Caso possua algum saldo credor de DIFAL ou FECP de competências anteriores, preencha os campos Saldo Credor Período Anterior - DIFAL e/ou Saldo Credor Período Anterior - FECP;
3. Os ajustes
Tipos de ajustes e valores
- Com um lançamento de apuração final do ICMS DIFAL/FECP aberto e em edição, selecione a guia Ajustes da Apuração e clique no botão Incluir, como destacado em amarelo na imagem abaixo:
- Clique no botão de procurar (lupa) destacado no print a seguir, busque por um código de ajuste de apuração e valor deste ajuste (registro E311):
- Caso tenha algum tipo de informação adicional para inserir ao ajuste, acesse a guia Informação Adicional do Ajuste e preencha os campos (registro E312):
- Clique no botão Confirmar (lateral direito).
Documentos fiscais relacionados
- Em caso de necessidade de informação dos documentos que estão inclusos no ajuste (registro E313), clique na guia Documentos Fiscais Relacionados ao Ajuste e depois em Inserir:
- Localize o(s) documento(s) que devem incidir neste ajuste na janela que irá abrir;
- Em seguida, uma janela como esta irá ser exibida:
Neste momento, pode ser criado o registro E313 informando o campo 09 (COD_ITEM) caso o documento deva ser associado especificando um ou mais itens. Neste caso, selecione o item e utilize o botão Associar Item quantas vezes for necessário. Caso o ajuste se refira a todo o documento, utilize o botão Associar Documento. - Na próxima janela, informe qual o valor do ajuste está sendo relacionado à este documento e clique em Ok:
Obrigações recolhidas ou a recolher - FECP/DIFAL
Havendo a necessidade de informar as obrigações recolhidas ou a recorrer, acesse a guia Obrigações do ICMS a recolher - Operações próprias e clique em Incluir:
- Preencha os campos de acordo com sua necessidade na seguinte tela:
- Clique em Confirmar (lateral direita).
Por fim, clique em Confirmar no inferior da tela. Neste momento, sua apuração de FECP e/ou DIFAL foi lançada para a UF informada no começo da operação.