Árvore de páginas

Recomposição Saldos Colômbia - LCO714AB

Visão Geral do Programa

Depois de realizada a importação de saldos de terceiros, é necessário recompor os saldos para os meses seguintes que tiveram movimentação. Para recompor o saldo o sistema precisa verificar os lançamentos contábeis que tiveram movimentos identificados para terceiros e gerar o saldo para o período. Este programa permite a geração de registros de saldo por conta contábil, data final do período do exercício contábil, número da Pessoa (Terceiro) e para as contas contábeis parametrizadas para gerar o saldo por terceiro no plano de contas.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Executa

Quando acionado, executa a recomposição dos saldos de terceiros.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Data de Validade

Campo informativo refere a validade do programa. Após essa data não será mais possível executar o programa.

Cenário ContábilInserir o cenário contábil a ser recomposto. 
Exercício ContábilInserir o exercício a partir do qual o saldo deve ser recomposto.
Período ContábilInserir o período contábil a partir do qual o saldo deve ser recomposto. 
Empresa

Inserir a empresa para a qual o saldo deve ser recomposto.

Importante:

Quando este campo não é informado, a recomposição é feita para todas as empresas registradas.

Plano ContasInserir o plano de contas a qual o saldo deve ser recomposto.
Conta InicialInserir a conta contábil inicial a qual o saldo deve ser recomposto.
Conta FinalInserir a conta contábil final a qual o saldo deve ser recomposto.


Para geração dos saldos por terceiro o sistema identificará quem é o terceiro de cada saldo seguindo as seguintes regras:

  • Contas a Pagar/Contas a Receber: O terceiro é sempre o fornecedor/cliente do título que originou o lançamento contábil;
  • Contabilidade: Os lançamentos contábeis poderão ter o terceiro informado diretamente na contabilidade, independente de sua origem (APB/ACR/CMG);

    Nota:

    Caso o terceiro não seja informado na contabilidade, o sistema verificará no movimento que originou o lançamento contábil quem é o terceiro.

  • Caixa e Bancos: O terceiro é qualquer pessoa cadastrada no sistema e informada manualmente por meio do programa 'Consulta Movimento Conta Corrente (CMG205AA)'.

Caso o o sistema não consiga identificar o terceiro em nenhuma das situações citadas, significa que o lançamento contábil não deve alimentar as tabelas de saldo por terceiro.

Importante:

Na recomposição de saldo por terceiro, o sistema busca os lançamentos de créditos e débitos dos períodos posteriores, calcula o saldo final e cria registros de saldos para os períodos posteriores em situação igual à 'Habilitado'.

Importante

Na recomposição de saldos de terceiros, o sistema não permite informar uma combinação de exercício e período onde a data final de período é menor ou igual a data informada na importação de saldos iniciais.