Árvore de páginas

Manutenção Prestadores - CG0110B

Visão Geral do Programa

Este cadastro tem por objetivo realizar a manutenção dos dados de cada prestador. O prestador informado deve estar integrado com o “Contas a Pagar (Fornecedor)” através do campo código do fornecedor.


Objetivo da tela:

Tela de cadastro de dados do prestador.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Código

Localização de código (utilizada para consultas).

Inclui

 Incluir um novo registro.

ModificaModifica o registro em uma tabela.
EliminaExcluir um registro.
RelatórioImpressão de um relatório ou listagem.
Lista
Exibe uma listagem em tela dos registros da tabela que está sendo manipulada. Poderá ser aplicado um filtro para carga dos registros.
SaídaSair desta tela.
AjudaAjuda do sistema.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Unid. PrestUnidade a que pertence o prestador. Pode ser uma unimed ou indicativo da operadora.
PrestadorCódigo sequencial utilizado em todo o sistema, juntamente com a unidade para identificar o prestador.
Forn.Código que identifica o prestador no EMS como fornecedor. Utilizado para a integração dos títulos do pagamento de prestador com contas a pagar. Pode ser zeros no cadastramento, porém ao gerar o cálculo do PP deverá obrigatoriamente existir. Pode ser informado, neste caso deve estar cadastrado no cadastro de fornecedores do EMS.
REE

Caso seja informado SIM, indicará que é um prestador de reembolso de valores, utilizado pelas rotinas do revisão de contas.

    • Descálculo do PP: Utilizado para descalcular o pagamento de um prestador de reembolso. (título e movimento)
    • Cálculo do PP: Utilizado para identificar que é um movimento de reembolso e criar as tabelas desta funcionalidade.
Nome Abrev.Utilizado para mostrar nome do prestador em alguns casos quando o relatório não possui espaço. Integração com EMS.
CooperadoCaso seja informado SIM, indicará que o prestador é cooperado ou da operadora, Caso seja informado NÃO, indicará que é um prestador contratado pela operadora. . Utilizado em vários processos como:
  • No PP utiliza para o cálculo de auto-gerados. Se o prestador é cooperado calcula, caso contrário ignora.
  • Na geração da GEFIP utilizado para identificar a categoria do trabalhador e código do recolhimento de um cooperado que é diferente de um credenciado (não cooperado).
Tipo PessoaSe informado F, indica pessoa física, se informado J, indica pessoa jurídica. Uma das principais utilidades, nestes dois casos, é o cálculo dos impostos do PP. Se informado E, indica pessoa estrangeira e não é utilizado pelo sistema para cálculo de impostos. Os dados deste campo também são utilizados para:
  • Geração da GEFIP, onde somente prestador pessoa física é gerado.
  • Utilizar parcelamento de pagamento de título.
  • Cálculo do INSS de PF ou PJ.
  • Cálculo de impostos. (não é calculado imposto para prestador tipo pessoa "E" (estrangeiro).
FundaçãoObrigatória e aparece apenas quando for pessoa jurídica ou Estrangeira. Indica a data da fundação da empresa. Apenas cadastral. O Sistema não usa esta informação.
NascimentoObrigatória e aparece apenas quando for pessoa física. Apenas cadastral e o sistema não usa esta informação.
CGC/CPFUtilizado para a integração da pessoa/fornecedor do sistema EMS. Quando informado CPF, será pessoa física, se CGC, será pessoa jurídica ou estrangeira.
Gr. PrestadorCampo para identificar grupos de prestadores com atividades semelhantes. Utilizado para vários cadastros e processos como:
  • Parametrização de contas contábeis;
  • Realizar pagamento;
  • Relatórios selecionando grupo de prestador;
  • Entre outros.
  • Segue abaixo alguns processos que utilizam Grupo de Prestador, porém quase todo pagamento trabalha com seleção por grupo.
    • Relatório de conferencia da contabilização IN32;
    • Relatório de saldo da provisão IN32;
    • Listagem Eventos por Prestador;
    • Cálculo/Previsão do PP;
    • Descálculo do PP;
    • Relatório de valores do INSS;
    • Demonstrativo contábil, Contabilização.
Insc. Prest unid.
Hora UrgênciaUtilizado para cálculo dos valores dos movimentos que entram no sistema. Dependendo do horário pode-se pagar mais ou menos ao prestador. Exemplo: para quem trabalha nos horários de expediente é um valor. Para quem trabalha fora do horário de expediente outro valor. Para quem trabalha em sábado, domingo ou feriado pode-se pagar outro valor.
Seccional

Este código serve para separar os prestadores em unidades diferente da principal e emitir alguns relatórios no sistema, bem como a processos separados por esta unidade.

 Exemplo: Geração automática de negociações, Relatório conferencia contábil, Descálculo do PP, Geração Automática Movimentos Extras/Descontos dos  prestadores e Cálculo do PP. 

PIS/PASEP Indica o número do PIS/PASEP utilizado na integração com sistema GRC (Gerenciamento de Rede Credenciada) e utilizado na emissão da GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS).
InclusãoUtilizada para inibir ou não a entrada de movimentos no revisão de contas. É utilizada para não permitir entrada de movimentos extras no pagamento antes desta data (Geração automática de eventos extras e importação de eventos extras do PP) e para integração com sistema GRC.
Nr.Dias ValidadeNúmero de dias de validade para reconsulta. Utilizado nas entradas de movimentos do revisão de contas para tratar a reconsulta.
Dias Receb. Int.(base)Número de dias para recebimento de documentos de beneficiários da base.
AtualizaçãoEntrada automática. Sistema atualiza data de alteração do registro.
Motivo ExclusãoCódigo do motivo de exclusão do prestador. Quando um prestador é excluído da operadora é obrigatório informar um motivo de exclusão.
Exclusão

Data de exclusão do prestador na operadora. Para indicar que um prestador foi excluído do atendimento pela operadora deve-se informar uma data de exclusão. A partir desta data, o sistema não deixa mais entrar com movimentos no revisão de contas para este prestador. Caso exista algum pagamento a fazer, de movimentos anteriores a esta data, o pagamento irá realizar normalmente. Para prestador excluído o sistema não deixa:

    • Incluir uma negociação para o prestador.
    • Relacionar um evento ao prestador necessário ao cálculo do PP.
    • Cadastrar um movimento extra ou desconto.
    • Documentos do revisão de contas (através de glosa com classe de erro 31).
Motivo SuspensãoCódigo do motivo da suspensão do prestador. Este campo não é aberto à digitação neste cadastro. Serve apenas para visualizar se o prestador está suspenso, qual o motivo da suspensão.
Susp.

Período em que o prestador é suspenso da sua atividade. Este campo não é aberto à digitação neste cadastro. Serve apenas para visualizar se o prestador está suspenso, qual o motivo da suspensão e que período está suspenso. É barrada a entrada de movimentos no revisão de contas no período da suspensão. Existe outro programa que suspende o prestador.

    • Exemplo: Documentos do revisão de contas (através de glosa com classe de erro 32).
EndereçoCampos de endereço do prestador. NO PP utilizado apenas para integrar o endereço com o EMS.
Recolhe INSSIndicador de recolhimento do INSS. Se informado SIM, indica que o prestador recolhe INSS e o pagamento do prestador irá realizar o cálculo do INSS. Existe cálculo do INSS para PF e PJ, onde o cálculo é diferente para cada tipo de pessoa. Se informado NÃO, o pagamento do PP NÃO irá realizar o cálculo do INSS e nem acumula os valores das bases do INSS.
Vínculo EmpregatícioIndica se o prestador possui vínculo empregatício com outra empresa a fim de calcular o INSS até o teto máximo de recolhimento juntando todos os recolhimentos em estabelecimentos que possui vínculo.
Retentora ÚnicaIndica se existe apenas uma fonte de retenção do INSS ou outras fontes. Utilizado para fins do cálculo do INSS, buscando todos os recolhimentos e calculando, caso ainda não tenha atingido o teto máximo de recolhimento do INSS. Se informado Sim, não permite entrar com o comprovante de retenção do INSS caso seja retentora única. Se informado Não, permite entrar com os comprovantes de retenção do INSS, no cadastro de comprovante retenção INSS do prestador.
Registro INSSIndica se possui registro no INSS. Utilizado para mostrar esta informação no Relatório de valores do INSS. (informativo).
Nr.Inscrição INSS

Código do registro no INSS. Utilizado para:

    • Mostrar esta informação no Relatório de Emissão de Carta aos Prestadores (informativo).
    • Mostrar esta informação no Relatório de valores do INSS. (informativo)
    • Gerar arquivo texto para GFIP.
    • Emissão do comprovante de INSS dos cooperados.
Último Mês Recolhimento INSS

Último mês de recolhimento do INSS. Apenas utilizado para mostrar o último mês/ano de cálculo do INSS. Quando o sistema calcular o INSS do prestador, irá atualizar este campo para:

    • Quando cálculo for por período: mês e ano do final do período de cálculo
    • Quando cálculo for por fatura: mês e ano do today (dia em que está rodando o cálculo).
Código Imposto INSSCódigo do imposto do INSS. Este código do imposto deve estar cadastrado no cadastro de impostos do sistema EMS. Serve para, quando integrado o título de imposto do INSS, enviar a informação ao EMS a fim de acumular, no cadastro de acumulados de pessoa, o INSS e a geração do título no EMS.
Classificação Imposto INSSObrigatório caso o código do imposto do INSS for informado. Serve para, quando integrado o título de imposto do INSS, enviar a informação ao EMS a fim de acumular no cadastro de acumulados de pessoa o INSS. O código do imposto e a classificação do imposto devem estar vinculados ao fornecedor nos cadastros do EMS para que a integração dos títulos do INSS possa ser realizada sem erros no EMS.
Índice IRRF

Indicador de incidência do IRRF. O que determina se irá ser calculado IRRF no PP é o indicador de IRRF no cadastro de negociação do prestador. Utilizado no cálculo do PP, quando for um evento de classe "N" e movimentos de procedimentos. Este indicador não se aplica a insumos, pois insumos são considerados atos auxiliares. Este indicador diz sobre que tipos de movimentos de PROCEDIMENTOS do RC serão calculados o IRRF.

    • 01 - Atos credenciados principais: o cálculo do PP busca os movimentos que forem de atos principais, valor principal maior que zero.
    • 02 - Atos credenciados auxiliares: o cálculo do PP busca os movimentos que forem de atos auxiliares, valor auxiliar maior que zero.
    • 03 - Ambos: incidirá IRRF sobre qualquer movimento do RC independente do tipo de ato.
Calc. IRRF no RC

Indicador de cálculo do IRRF no RC. Não utilizado no cálculo do pagamento de prestadores. Indica se será calculado IRRF em relatórios no revisão de contas:

    • Listagem de valores dos movimentos sem negociação por período.
    •  Listagem de valores dos movimentos sem negociação referentes aos documentos controlados por fatura.
Cálculo ISSIndica se será calculado o imposto de ISS do prestador. Normalmente utilizado para credenciados.
Deduz ISS Produção

Indicador de dedução do ISS no PP. Se informado SIM, indica que será descontado o valor do ISS do pagamento do prestador. Se informado NÃO, indica que NÂO será descontado o valor do ISS do pagamento do prestador. Somente será calculado e gerado título do ISS.

Cidade ISS

Código da cidade de base de cálculo do ISS. Este código é obrigatório somente quando o indicador "Calcula ISS" for SIM. O código da cidade para busca do cadastro com os percentuais a serem aplicados nos movimentos para o cálculo do ISS, através do Programa "Manutenção do percentual de ISS da cidade".

    • Cidade: Código da cidade de cálculo do ISS do cadastro de prestador (Cidade ISS);
    • Dt.Limite:  Data limite para utilizar os percentuais abaixo. No cálculo é a data da produção digitada na tela dos parâmetros do cálculo do PP. Buscado o primeiro registro com data maior ou igual a data da produção;
    • % ISS Procedimento: % a ser aplicado sobre o valor dos procedimentos;
    • % ISS Insumo: % a ser aplicado sobre o valor dos insumos;
    • % ISS Extra: % a ser aplicado sobre o valore de movimentos de crédito (extras);
    • Vl.Min.Pagto. ISSQN: Valor mínimo para gerar o ISS;
    • Atualização: Data de atualização do registro.
Calc.PIS,PASEP e COFINS dos proc.Indicador de retenção do PIS/PASEP, COFINS e CSLL sobre procedimentos. Indica se será calculado PIS/PASEP, COFINS e CSLL ou imposto único sobre procedimentos. Alguns clientes entendem que estes impostos somente devem ser calculados sobre procedimentos, e este indicador e o de insumos, possibilita o cliente escolher sobre quais movimentos quer incidir estes impostos.
Calc.PIS,PASEP e COFINS dos insu.Indicador de retenção do PIS/PASEP, COFINS e CSLL sobre insumos. Indica se será calculado PIS/PASEP, COFINS e CSLL ou imposto único sobre insumos. Alguns clientes entendem que estes impostos somente devem ser calculados sobre procedimentos e insumos e este indicador e o de procedimentos possibilita o cliente escolher sobre quais movimentos quer incidir estes impostos.
Calcula AdiantamentoIndicador de cálculo do adiantamento. Se informado Sim, indica que será possível efetuar o cálculo do adiantamento do PP. Este cálculo busca todos os movimentos de procedimentos e insumos liberados ou não liberados do revisão de contas e busca todos os movimentos extras e descontos já cadastrados no cadastro de extras do prestador para realizar o cálculo dos créditos e diminuir os débitos e gerar um eventos de crédito para pagar o prestador e um evento de débito para no final do mês descontar o que já foi pago ao prestador. Neste cálculo não são efetuados os cálculos dos impostos. É apenas uma antecipação do que o prestador já produziu.
Cálculo AdiantamentoData do adiantamento do prestador. Data em que foi efetuado o último cálculo do adiantamento. Ao executar o cálculo do adiantamento o sistema verifica se o data de fim do período que está sendo calculado é menor ou igual à data do último adiantamento. Se for não irá realizar novamente o adiantamento.
Nr.DependentesNúmero de dependentes do prestador. Indica o número de dependentes do prestador utilizado na dedução do cálculo do IRRF de pessoa física.
Pagamento RHIndicador de pagamento. Se informado Sim, indica que será possível executar a exportação dos eventos do pagamento para que o pagamento seja realizado através da folha de pagamento RHPLUS da TOTVS. Se informado Não, indica que os títulos do pagamento serão exportados ao módulo de contas a pagar do EMS.
Tipo DespesaEste código é do cadastro de tipos de fluxos financeiros do EMS. Deve ser informado, pois o mesmo é obrigatório na exportação dos títulos do PP para o contas a pagar, onde pelo menos um tipo de fluxo financeiro é exigido. É enviado no registro de apropriação contábil.
ImpostoCódigo do imposto do IR. Este campo é obrigatório quando houver cálculo do IR para o prestador, pois ao exportar o título do PP para o contas a pagar e existir base de IR ou valor de IR a api de integração obriga esta informação para poder gravar o titulo adequadamente no EMS. A este código está associada variável de cálculo do imposto no EMS.
Classif.Imposto

Código da classificação do imposto do IR. Obrigatório caso o código do imposto do IR for informado. Serve para quando integrado o título de imposto do IR enviar a informação ao EMS a fim de acumular no cadastro de acumulados de pessoa o IR ou gerar o título de IR adequadamente conforme processo no EMS. O código do imposto mais a classificação do imposto devem estar vinculados ao fornecedor nos cadastros do EMS, para que a integração do título do IR possa ser realizada sem erros no EMS.

Cons.Imp. ÚnicoIndica se considera imposto único. Se informado Sim, indica que serão calculados os impostos do PIS, COFINS e CSLL e agrupados num único título a ser enviado ao contas a pagar. Se informado Não, indica que serão calculados os impostos do PIS, COFINS e CSLL separadamente e gerado um título para cada impostos a ser enviado ao contas a pagar.
Calcula COFINSIndicador de cálculo do COFINS. Se informado Sim, indica que será calculado o imposto COFINS para o prestador. Se informado Não, indica que NÃO será calculado o imposto COFINS para o prestador. Este indicador apenas será informado caso o indicador de imposto único estiver desligado.
Calcula PIS/PASEPIndicador de cálculo do PIS/PASEP. Se informado Sim, indica que será calculado o imposto PIS/PASEP para o prestador. Se informado Não, indica que NÃO será calculado o imposto PIS/PASEP para o prestador. Este indicador apenas será informado caso o indicador de imposto único estiver desligado.

Calcula CSLL

Indicador de cálculo do CSLL. Se informado Sim, indica que será calculado o imposto CSLL para o prestador. Se informado Não, indica que NÃO será calculado o imposto CSLL para o prestador. Este indicador apenas será informado caso o indicador de imposto único estiver desligado.

Imposto Único

 Este campo é obrigatório quando houver cálculo do PIS/PASEP, COFINS e CSLL num único título para o prestador, pois ao exportar o título do PP para o contas a pagar e existir valor destes impostos a api de integração obriga esta informação para poder jogar e gravar o titulo adequadamente no EMS.
Class. Imposto ÚnicoCódigo da classificação do imposto único. Obrigatório caso o código do imposto único for informado. Serve para, quando integrado o título de imposto único, enviar a informação ao EMS a fim de gerar o título de imposto único adequadamente conforme processo no EMS. O código do imposto mais a classificação do imposto devem estar vinculados ao fornecedor nos cadastros do EMS, para que a integração do título do imposto único possa ser realizada sem erros no EMS.
Imposto COFINS

Código do imposto COFINS. Este campo é obrigatório quando houver cálculo do COFINS para o prestador, pois ao exportar o título do PP para o contas a pagar e existir valor destes impostos a api de integração obriga esta informação para poder jogar e gravar o titulo adequadamente no EMS.

Class.Imposto COFINSCódigo da classificação do imposto COFINS. Obrigatório caso o código do imposto COFINS for informado. Serve para, quando integrado o título de imposto COFINS, enviar a informação ao EMS a fim de gerar o título de COFINS adequadamente conforme processo no EMS. O código do imposto mais a classificação do imposto devem estar vinculados ao fornecedor nos cadastros do EMS, para que a integração do título do imposto COFINS possa ser realizada sem erros no EMS.
Imposto PIS/PASEPCódigo do imposto PIS/PASEP. Este campo é obrigatório quando houver cálculo do PIS/PASEP para o prestador, pois ao exportar o título do PP para o contas a pagar e existir valor destes impostos a api de integração obriga esta informação para poder jogar e gravar o titulo adequadamente no EMS.
Class.Imposto PIS/PASEPCódigo da classificação do imposto PIS/PASEP. Obrigatório caso o código do imposto PIS/PASEP for informado. Serve para, quando integrado o título de imposto PIS/PASEP, enviar a informação ao EMS a fim de gerar o título de PIS/PASEP adequadamente conforme processo no EMS. O código do imposto mais a classificação do imposto devem estar vinculados ao fornecedor nos cadastros do EMS, para que a integração do título do imposto PIS/PASEP possa ser realizada sem erros no EMS.
Imposto CSLLCódigo do imposto CSLL. Este campo é obrigatório quando houver cálculo do CSLL para o prestador, pois ao exportar o título do PP para o contas a pagar e existir valor destes impostos a api de integração obriga esta informação para poder jogar e gravar o titulo adequadamente no EMS.
Class.Imposto CSLLCódigo da classificação do imposto CSLL. Obrigatório caso o código do imposto CSLL for informado. Serve para, quando integrado o título de imposto CSLL, enviar a informação ao EMS a fim de gerar o título de CSLL adequadamente conforme processo no EMS. O código do imposto mais a classificação do imposto devem estar vinculados ao fornecedor nos cadastros do EMS, para que a integração do título do imposto CSLL possa ser realizada sem erros no EMS.
Código Imposto ISSEste campo é obrigatório quando houver cálculo do ISS para o prestador, pois ao exportar o título do PP para o contas a pagar e existir valor destes impostos a api de integração obriga esta informação para poder jogar e gravar o titulo adequadamente no EMS.
Class.Imposto ISSCódigo da classificação do imposto ISS.  Obrigatório caso o código do imposto ISS for informado. Serve para, quando integrado o título de imposto ISS, enviar a informação ao EMS a fim de gerar o título de ISS adequadamente conforme processo no EMS. O código do imposto mais a classificação do imposto devem estar vinculados ao fornecedor nos cadastros do EMS, para que a integração do título do imposto ISS possa ser realizada sem erros no EMS.
PortadorPortador e modalidade de pagamento. Utilizado para a integração do prestador como fornecedor no EMS, para os pagamentos do prestador. O Portador deve estar cadastrado no cadastro de portador do EMS. A modalidade deve estar cadastrada na tabela de modalidades do EMS. O Portador x modalidade devem estar cadastrados no cadastro de finalidade econômica do portador.
BancoCódigo do banco. Utilizado para a integração do prestador como fornecedor no EMS, para os pagamentos do prestador. Deve estar cadastrado no cadastro de banco do EMS.
AgenciaCódigo da agencia. Utilizado para a integração do prestador como fornecedor no EMS, para os pagamentos do prestador. Deve estar cadastrada no cadastro de banco x agência do EMS. Se a carteira do portador é débito automático o sistema irá obrigar a digitação da agência.
Conta CorrenteCódigo da Conta Corrente: Utilizado para a integração do prestador como fornecedor no EMS, para os pagamentos do prestador. Deve estar cadastrada no cadastro de banco x agência x conta corrente do EMS. Se a carteira do portador é débito automático o sistema irá obrigar a digitação da conta corrente.
Forma PagtoCódigo da forma de pagamento. Utilizado para a integração do prestador como fornecedor no EMS, para os pagamentos do prestador. Deve estar cadastrado no cadastro de formas de pagamento do EMS.
Prestador SUS

Indica se é prestador de pagamento do SUS. Apenas um prestador pode estar cadastrado como "Prestador SUS". Efetua pagamento dos movimentos do SUS com entradas via revisão de contas. É Utilizado:

    • No demonstrativo contábil do PP;
    • No Relatório de conferencia da contabilização IN32.
Grupo FornecedorCódigo do grupo fornecedor. Utilizado para a integração do prestador como fornecedor no EMS, para os pagamentos do prestador. Apenas para prestador pessoa jurídica. Código deve estar cadastrado no cadastro de grupo de fornecedores do EMS.


Suspensão Prestador 

Tela de cadastro de suspensão do prestador.


Este cadastro tem por objetivo definir o período de suspensão do prestador, ou seja, informar um motivo de suspensão o intervalo de datas na qual o prestador não poderá prestar serviço.

A suspensão do prestador não influencia no cálculo do Pagamento do prestador, pois tudo o que foi liberado do revisão de contas será executado pelo cálculo do PP.

Somente vai efetuar a suspensão após a impressão do registro gerado. (F10).

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

F4 - Sair

Sair da tela de suspensão do prestador.

F5 - Incluir

Incluir um novo registro de suspensão do prestador.

F6 - Modificar

Modifica o registro da suspensão do prestador.

F8 - Apagar

Excluir um registro de suspensão do prestador.

F10 - Imprimir

Impressão dos dados da suspensão do prestador.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Motivo da suspensãoMotivo da suspensão do prestador, entre os disponíveis na “Manutenção Motivos Cancelamentos Genéricos”.
Inicio e finalData de início e fim indicam o período em que o prestador ficará suspenso.


Conteúdos Relacionados: