Árvore de páginas

Atenção

Esta página foi revisada para considerar as configurações da atualização 1.6 ou superior.

Caso possua a atualização 1.5.13 ou inferior acesse Quais os procedimentos para atualização na release 1.5.13 ou inferior?

Plataforma em Cloud

Caso tenha contratado o serviço de Cloud: a instalação, atualização ou configuração da plataforma é realizada por uma equipe de atendimento específica. Para solicitar o atendimento, abra um chamado para a equipe de Cloud pela página de suporte.


Índice


Objetivo


O objetivo deste guia é apresentar os procedimentos necessários para efetuar a atualização do TOTVS Fluig Plataforma.

Para acompanhar informações sobre Atualização Programada e sobre o Ciclo de Atualização Obrigatório, acesse Atualização da plataforma.


Pré-requisitos


Gerais

  • É imprescindível parar todos os serviços antes de atualizar a plataforma: fluig, fluig_Indexer, fluig_Realtime, fluig_memCached ou redis (para ambientes de alta disponibilidade ou com servidores de cache configurados) e Prizm (esse serviço só existe se você utiliza o Fluig Viewer localmente).

    Importante!

    Lembramos que, para ambientes de alta disponibilidade, todos os serviços devem estar parados e nenhum arquivo ou pasta deve estar aberto (isso inclui mapeamento de pastas ou arquivos).

  • Realizar o backup da instalação, conforme descrito no guia Backup da aplicação.
  • Recomendamos que seja realizado o download sempre da última versão do instalador no Portal do Cliente.

    Importante!

    Ressaltamos que não disponibilizamos o instalador para pacotes específicos que não estejam disponíveis no Portal do cliente. Sempre disponibilizamos no Portal o instalador para a última atualização disponível, que já contempla todas as correções e melhorias liberadas.

  • Caso venha a ocorrer algum problema durante a instalação, antes de fazer o rollback, recomendamos salvar os arquivos server.log (localizado em [diretório_instalação]\appserver\domain\servers\fluig1\log) e install.log (localizado em [diretório_instalação]) e abrir chamado com essas evidências, para que o time de atendimento TOTVS Fluig possa analisar.


oculto

Observação interna:

O procedimento de atualização foi repassado ao artigo: https://centraldeatendimento.fluig.com/hc/pt-br/articles/360033785473

Caso tenham alterações, é necessário repassar a esse artigo!!!

Atualização 1.8


Versão mínima do Fluig

A instalação da atualização 1.8.2 (Crystal Mist) exige que a plataforma esteja no mínimo na atualização 1.7.1 (Crystal Lake). 

  • Caso seu ambiente esteja em uma release anterior, é necessário primeiramente atualizar para o pacote mais recente da 1.7.1, disponível para download no Portal de Clientes. Após a atualização, basta subir os serviços, iniciar a plataforma e, só então, atualizar para a versão 1.8.2.
  • Caso seu ambiente esteja na release 1.7.1, é necessário primeiramente atualizar para o pacote mais recente da 1.7.1, disponível para download no Portal de Clientes, subir os serviços,  iniciar a plataforma e, só então, atualizar para a 1.8.2. 
  • Caso seu ambiente esteja na release 1.8.0 é necessário primeiramente atualizar para o pacote mais recente da 1.8.0, disponível para download no Portal de Clientes, subir os serviços, iniciar a plataforma e, só então, atualizar para a 1.8.2.
  • Caso seu ambiente esteja na release 1.8.1 é necessário primeiramente atualizar para o pacote mais recente da 1.8.1, disponível para download no Portal de Clientes, subir os serviços, iniciar a plataforma e, só então, atualizar para a 1.8.2.

Importante!

Para realizar o download das versões, acesse o Portal do cliente, descompacte o arquivo conforme orientado e siga os Procedimentos para efetuar a atualização.


Reindexação completa

Na release 1.8.2 (Crystal Mist) Servidor de indexação (Solr) foi atualizado para a versão 9.4.1. Essa atualização impacta diretamente no recurso de buscas da plataforma. Por esse motivo, para que a busca continue funcionando corretamente após a atualização, é necessário realizar a reindexação completa (com a opção de recriar os índices) no ambiente. Esse procedimento simples irá evitar que o recurso apresente instabilidades, como resultados duplicados ou documentos não encontrados.


Atualização 1.7

  • A atualização para a release 1.7.x deve ser efetuada apenas se a instalação atual estiver na release 1.6.5 (Liquid). Para baixar o pacote da 1.6.5, acesse o Portal do cliente.
  • Após a atualização para a 1.7.1 (Crystal Lake), acesse o recurso de Indexação e faça uma reindexação completa dos conteúdos do repositório da plataforma, marcando inclusive a opção para Recriar o índice.
Ajuste de processos e arquivos abertos para Fluig Indexer (Solr) em sistemas operacionais Linux

Atenção!

A partir da atualização 1.7.0, o TOTVS Fluig Plataforma passa a ser compilado sob a versão 11 do Java®. Por este motivo as mensagens de alerta, abaixo citadas, referentes ao serviço Fluig Indexer (Solr) durante a inicialização da plataforma, podem ser exibidas.

Solr warnings
Starting Node server ... done
*** [WARN] *** Your open file limit is currently 1024. 
It should be set to 65000 to avoid operational disruption. 
If you no longer wish to see this warning, set SOLR_ULIMIT_CHECKS to false in your profile or solr.in.sh
*** [WARN] *** Your Max Processes Limit is currently 62191. 
It should be set to 65000 to avoid operational disruption. 
If you no longer wish to see this warning, set SOLR_ULIMIT_CHECKS to false in your profile or solr.in.sh
Waiting up to 180 seconds to see Solr running on port 8983 [\] 
Started Solr server on port 8983 (pid=54541). Happy searching!

Trata-se de variáveis de ambiente Linux utilizadas para definir um limite de arquivos abertos e um número máximo de processos rodando.

Os valores default no Linux para estas variáveis não são os ideais para alta performance do Fluig Indexer (Solr), por isso são sugeridos os valores desejáveis nestas mensagens.

Para realizar essa configuração, é necessário editar o arquivo /etc/security/limits.conf, e ao final dele inserir os seguintes valores:

/etc/security/limits.conf
solr             soft    nofile          65000

solr             hard    nofile          65000

solr             soft    nproc           65000

solr             hard    nproc           65000

Após a configuração e o reinício do servidor a mensagem não será mais exibida no log da plataforma.

Atualização 1.6

Atenção!

Caso você tenha a plataforma com envio de e-mail configurado anterior à atualização 1.6.1, será necessário limpar os dados antigos de conexão do Servidor de e-mail pois a partir da atualização 1.6.1 essas configurações são feitas em tela.

  • A atualização para a release 1.6.x deve ser efetuada apenas se a instalação atual estiver na release 1.5.13. Para baixar o pacote da 1.5.13, acesse o Portal do cliente.
  • As bibliotecas JavaScript da plataforma foram atualizadas, portanto é preciso realizar novos testes com os formulários já cadastrados para garantir que não ocorram conflitos com versões mais antigas destas mesmas bibliotecas.
  • Os desenvolvimentos sob a plataforma com dependências diretas do Java deverão ser recompilados com a versão Java 1.8. 
  • Os componentes da TOTVS Store devem ser atualizados para nova versão compatível com a release 1.6.
  • Após a atualização, acesse o recurso de Indexação e faça uma reindexação completa dos conteúdos do repositório da plataforma, marcando inclusive a opção para Recriar o índice.
  • Caso utilize autenticação LDAP, siga os procedimentos descritos aqui.

Atualização 1.5

Atualização 1.2.8

  • Clientes que estiverem utilizando a plataforma abaixo da atualização 1.2.8 devem entrar em contato com o Suporte TOTVS Fluig antes de executar a atualização.


Procedimentos para efetuar a atualização


Para efetuar a atualização do TOTVS Fluig Plataforma, é necessário seguir os passos descritos a seguir:

    • Pare os serviços Fluig, fluig_Indexer, fluig_RealTime e fluig_MemCached ou redis (se tiver configurado).

    Nota:

    Caso tenha atualização 1.5.13 ou anterior instalado, os serviços serão: fluig, fluig_MemCached e fluig_RealTime.

    Na instalação da atualização 1.6.0, por padrão, o serviço fluig_MemCached não será criado. Nesta versão o servidor de aplicação mudou e trabalha com sistema de cache local, exceto em servidores de alta disponibilidade.

    • Execute o instalador e escolha a opção Atualizar minha instalação e clique em Próximo.

    • Na tela de Diretório para Atualização, selecione o diretório onde a plataforma está instalada.
    • Clique em Próximo até o sistema apresentar a mensagem de que a atualização foi concluída com sucesso.

    • Caso a plataforma esteja operando em load balance, é necessário realizar a configuração abaixo:

    1. Localize a pasta WCMDIR, que está compartilhada entre todos os nós:

    • Abra em um editor de texto o arquivo domain.xml localizado em [diretório_instalação]/appserver/domain/configuration;
    • Localize a propriedade de binding "java:global/wcm/globalDataDir" , que informa o caminho da pasta compartilhada entre as instâncias;
    <simple name="java:global/wcm/globalDataDir" value="GLOBAL_DATA_DIR/wcmdir"/>

    2. Em seguida copie o conteúdo do diretório [diretório_instalação]/repository/wcmdir/ para o caminho encontrado nesse parâmetro acima GLOBAL_DATA_DIR/wcmdir

    • Inicie os serviços respeitando a seguinte ordem:
    1. fluig_MemCached ou redis (se tiver configurado)
    2. fluig_Indexer;
    3. fluig_RealTime;
    4. fluig.


    Importante!

    Habilite o acesso ao serviço de versionamento da plataforma, liberando acesso ao endereço https://version.fluig.com (porta 443), na rede local onde a plataforma está instalada.

    Para verificar a disponibilidade do serviço de licenciamento, acesse o site status.fluig.com.


    Atualização em ambiente Windows - Modo caractere


    As instruções para realizar o atualização do TOTVS Fluig Plataforma e dos módulos separadamente estão informados abaixo:


      • Abra o Prompt de Comandos no diretório onde o pacote de instalação foi descompactado e execute o comando abaixo. Se a plataforma foi instalada de forma completa ou seja, com todos os módulos, não será necessário atualizar os módulos Servidor de indexação e RealTime separadamente, sendo preciso apenas executar este comando:

      java -cp fluig-installer.jar com.fluig.wcm.update.FluigUpdate <diretório de instalação>
      • Pronto! Após o término da atualização será apresentada a mensagem "Atualização concluída" no console. Portanto sua plataforma foi atualizada.



      • Abra o Prompt de Comandos no diretório onde o pacote de instalação foi descompactado e execute o comando abaixo caso deseje atualizar apenas o Servidor de indexação:

      java -cp fluig-installer.jar com.fluig.wcm.update.FluigUpdate solr <diretório de instalação>
      • Pronto! Após o término da atualização será apresentada a mensagem "Atualização concluída" no console. Portanto o Servidor de indexação foi atualizado corretamente.

      Dica!

      Se desejar implementar mais servidores na configuração Master/Slave, continue a instalação conforme os procedimentos descritos na documentação Servidor de indexação em alta disponibilidade.


      • Abra o Prompt de Comandos no diretório onde o pacote de instalação foi descompactado e execute o comando abaixo caso deseje atualizar apenas o serviços de RealTime:

      java -cp fluig-installer.jar com.fluig.wcm.update.FluigUpdate nodejs <diretório de instalação>
      • Pronto! Após o término da atualização será apresentada a mensagem "Atualização concluída" no console. Portanto o Servidor de indexação foi atualizado corretamente.


      Atualização em ambiente Linux - Modo caractere


      As instruções para realizar o atualização do TOTVS Fluig Plataforma e dos módulos separadamente estão informados abaixo:


        • Abra o Console no diretório onde o pacote de instalação foi descompactado e execute o comando abaixo. Se a plataforma foi instalada de forma completa ou seja, com todos os módulos, não será necessário atualizar os módulos Servidor de indexação e RealTime separadamente, sendo preciso apenas executar este comando:

        ./jdk-64/bin/java -cp fluig-installer.jar com.fluig.wcm.update.FluigUpdate <diretório de instalação>
        • Pronto! Após o término da atualização será apresentada a mensagem "Atualização concluída" no console. Portanto sua plataforma foi atualizada.



        • Abra o Console no diretório onde o pacote de instalação foi descompactado e execute o comando:

        ./jdk-64/bin/java -cp fluig-installer.jar com.fluig.wcm.update.FluigUpdate solr <diretório de instalação>
        • Pronto! Após o término da atualização será apresentada a mensagem "Atualização concluída" no console. Portanto o Servidor de indexação foi atualizado corretamente.

        Dica!

        Se desejar implementar mais servidores na configuração Master/Slave, continue a instalação conforme os procedimentos descritos na documentação Servidor de indexação em alta disponibilidade.


        • Abra o Console no diretório onde o pacote de instalação foi descompactado e execute o comando:

        ./jdk-64/bin/java -cp fluig-installer.jar com.fluig.wcm.update.FluigUpdate nodejs <diretório de instalação>
        • Pronto! Após o término da atualização será apresentada a mensagem "Atualização concluída" no console. Portanto o serviço de RealTime foi atualizado corretamente.


        Atualização com balanceamento de carga, alta disponibilidade e tolerância à falha - Cluster


        O procedimento de atualização da plataforma em cluster, onde é possível ter balanceamento de cargaalta disponibilidade e tolerância a falha, é igual ao de ambientes com apenas uma instância, porém o pacote de atualização deverá ser executado em cada um dos nós do ambiente. Os serviços FLUIG, fluig_Indexer, fluig_Realtime, Cache (Memcached ou Redis) e Prizm devem estar parados antes que o processo de atualização seja iniciado.

        Atenção!

        Se a atualização for realizada da versão 1.5.x para a versão 1.6, as configurações de balanceamento de cargaalta disponibilidade e tolerância a falha deverão ser refeitas devido ao servidor de aplicação ter mudado. Para isso, siga a documentação Alta disponibilidade e Balanceamento de carga.