Árvore de páginas

¿Habla Español? Haga clic aquí para ver el Configuración de envío de correo electrónico en Español.

Do you speak English? Click here to view the E-mail sending configuration in English.

Atenção

Esta página foi revisada para considerar as configurações de servidor para a atualização 1.7.

Caso possua atualização anterior, acesse Envio de e-mail.


Objetivo


O objetivo deste guia é realizar a configuração de envio de e-mail no TOTVS Fluig Plataforma.


Falando de configuração de envio de e-mail...


Existem duas formas de configuração na plataforma: por empresa ou global. Por Empresa a configuração é feita individualmente e será aplicada apenas para a empresa em questão e a Global que será obedecida por todas as empresas cadastradas na plataforma. É importante lembrar que prevalecerá a configuração por empresa caso ambas forem realizadas.




    Configuração global


    A configuração global de envio de e-mail já ocorre durante a execução do instalador da release  Veja a imagem, mas pode ser necessário alterar as informações cadastradas.

    Para isso, siga os passos abaixo:

    Importante!

    Caso sua plataforma tenha o envio de e-mail configurado anterior à atualização 1.6.1, será necessário limpar os dados antigos de conexão do Servidor de e-mail, pois a partir da atualização 1.6.1 essas configurações são feitas em tela.

    01. Autentique-se na plataforma com o usuário wcmadmin.

    02. Acesse o menu Painel de Controle, localize o agrupador WCM e acione Configurações do Sistema.

    03Acesse a aba Parâmetros da Plataforma e altere os campos necessários da seção Configuração de e-mail.

    Os campos disponíveis são:   Veja a imagem


    Segurança: Permite o uso dos protocolos TLS ou SSL na conexão SMTP. Se o servidor de e-mail utilizar o protocolo TLS (Transport Layer Security) ou SSL (Secure Socket Layer), será necessário selecioná-lo, caso contrário, deve-se selecionar a opção 'Não'.

    Porta do Servidor: Porta do servidor de envio de e-mails (SMTP). A porta padrão é 25.

    Usuário: Login do usuário utilizado na autenticação do servidor de e-mail.

    Todas as notificações por e-mailQuando habilitado, determina que todas as notificações por e-mail serão enviadas com o remetente informado no campo "E-mail do remetente", tanto as de produto (com interação do usuário) quanto as da plataforma. 

    E-mail do remetente: E-mail que será considerado o remetente padrão para o envio das notificações, quando a opção "Remetente padrão" está habilitada.

    Agrupar e-mails no envioQuando ativado, determina que os e-mails a serem enviados sejam agrupados e disparados a cada 2 segundos. Quando desabilitado, cada e-mail será disparado individualmente, o que em grandes quantidades pode causar o bloqueio das mensagens por serviços como o Gmail.


    Host do Servidor: Endereço do servidor de envio de e-mails (SMTP);

    Autenticação: Habilite se for necessário informar um usuário e senha para autenticação no servidor de e-mail. Se for habilitado, os campos de usuário e senha deverão ser preenchidos. Ao habilitar o recurso, é exibido o indicativo ON, informando que o recurso está ativo. Quando esse recurso é desabilitado, é exibido o indicativo OFF.

    Senha: Senha utilizada na autenticação do servidor de e-mail.

    Remetente padrãoQuando habilitado, determina que o e-mail das notificações será enviado por um remetente padrão. Quando não habilitado esse recurso, o remetente será o e-mail que foi definido para a empresa. 

    Nome do remetenteNome do remetente padrão para o envio de notificações por e-mail, quando a opção "Remetente padrão" está habilitada.

    Sobre o remetente padrão

    Mesmo que seja realizada a configuração de um remetente padrão, ele é utilizado apenas para atividades de sistema que não possuem usuário, como criação de usuários, recuperação de senha e teste de conexão. Os demais e-mails da plataforma (workflow e documentos) utilizam como remetente o usuário logado, quem movimentou a solicitação ou até mesmo seus remetentes personalizados.

    Timeout do SMTP (em segundos): Determina o tempo de expiração que levará para que a notificação seja comunicada por e-mail, este tempo poderá ser definido pelo usuário entre o valor padrão correspondente à 180 segundos ou o mínimo 10 segundos. 

    04Para realizar a validação do envio de e-mail, utilize o botão Testar conexão.

    Após acionar o botão Testar conexão, será apresentada uma nova página para o usuário informar um endereço de e-mail, para que seja realizado o envio de teste.

    Atenção!

    Devido a atualização dos protocolos de segurança da Google, a opção de apps menos seguros foi desabilitada pela empresa, por isso, para realizar o teste de e-mail, é necessário realizar antes as configurações na conta Google. Acesse aqui e saiba como realizar essas configurações.

    05. Acione Salvar para gravar as alterações.

    Alguns servidores de e-mail podem não suportam o envio de e-mails em nome de outros usuários, ou seja, utilizarão sempre o e-mail configurado nesta tela como remetente padrão no ato do envio das notificações.


    Configuração por empresa


    Na configuração de envio de e-mail por empresa, o que for alterado será aplicado individualmente, apenas para a empresa em questão. 

    É importante ressaltar que a plataforma sempre dará preferência para as configurações aplicadas por empresa, mesmo quando alguma alteração for realizada na configuração global.

    Para realizar a configuração, siga os passos abaixo:

    01. Autentique-se na plataforma com o usuário wcmadmin.

    02. Acesse o menu Painel de Controle, localize o agrupador WCM e acione Empresas.

    03. Selecione a empresa desejada e acione Editar.

    04. Acesse a aba E-mail.

    05. Preencha os campos disponíveis.

    Os campos disponíveis são:  Veja a imagem

    Deseja habilitar o envio de e-mail? Habilita a configuração de e-mail específica para a empresa selecionada.

    Deseja agrupar o envio de e-mails? Agrupa e dispara a cada 2 segundos os e-mails que devem ser enviados. Quando desabilitado, cada e-mail será disparado individualmente, o que em grandes quantidades pode causar o bloqueio das mensagens por serviços como o Gmail.

    Host: Endereço do servidor de envio de e-mails (SMTP).

    Porta: Porta do servidor de envio de e-mails (SMTP).

    Remetente: Endereço de e-mail do remetente.

    Segurança: Permite o uso dos protocolos TLS ou SSL na conexão SMTP. Se o servidor de e-mail utilizar o protocolo TLS (Transport Layer Security) ou SSL (Secure Socket Layer), será necessário selecioná-lo, caso contrário, deve-se selecionar a opção 'Não'.

    Timeout do SMTP (em segundos): Determina o tempo de expiração que levará para que a notificação seja comunicada por e-mail, este tempo poderá ser definido pelo usuário entre o valor padrão correspondente à 180 segundos ou o mínimo 10 segundos. 

    Deseja habilitar a autenticação? Habilite se for necessário informar um usuário e senha para autenticação no servidor de e-mail. Se for habilitado, os campos de usuário e senha serão exibidos em tela.

    06Para realizar a validação do envio de e-mail, utilize o botão Testar conexão.

    Será necessário informar um endereço de e-mail para que seja realizado o envio de teste.

    07. Acione Salvar para gravar as alterações.