Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 151 Próxima »

Abrangência e Versões do UI Explorer

Ambiente Alvo
No By You, o usuário interage com 3 ambientes principais: o seletor de aplicativos, o Menu e o Desktop ou área de trabalho. O User Interface Explorer traz orientações e exemplos quanto aos padrões e estilos de interface para o ambiente Desktop.

Versões
Conforme ilustrado na imagem abaixo, a versão atual do UI Explorer enfoca os componentes e partes básicas do Desktop (Portlet,Janela,TabFolder,Mensageria). Além da melhoria contínua do que já foi descrito, estamos concentrados em liberar as versões 2 e 3, que contemplarão os componentes nativos da tecnologia Adobe Flex, além dos templates padronizados para cada situação proveninente dos casos de uso já cobertos em projetos anteriores.

\\ h6.Navegação {pagetree:root=@home|startDepth=2|expandCollapseAll=true}


O User Interface Explorer está dividido em:

MEIU - Manual de Estilo de Interface com Usuário
Orientações aos usabilistas através das seções:
- Quando usar
- Estrutura
- Comportamentos
- Boas práticas
Estas seções ajudam a decidir as melhores abordagens para os problemas de uso (Casos de Uso) sendo analisados.

Exemplos
Os exemplos simulam o componente/padrão através de aplicativos executáveis ou imagens destacando suas características de design, skins, espaçamentos e layout, além de seus comportamentos.

Sobre o User Interface Explorer:
  • Taxonomia de Classificação

O UI Explorer utiliza para organização dos elementos de interface uma taxonomia orientada a objetos. Assim, os elementos de interface, que compõe a parte principal deste Manual de Estilo, estão organizados em uma hierarquia de generalização-especialização e vários deles têm relações de agregação.

Certos objetos estão indicados como Classe Abstrata, significando que estes não são instanciados diretamente, mas que nele estão descritas características que são compartilhadas por um conjunto de classes. As classes de nível mais baixo é que são instanciadas em objetos que comporão as interfaces com o usuário das aplicações da Datasul.

Exemplo:
Campo de Texto (Classe Abstrata)
Estrutura: Um campo é delimitado por uma borda, tem fundo branco e letras em preto..
Campo de Texto Multilinha (Classe Concreta)
Quando Usar: Deve-se usar um Campo de Texto Multilinha quando se quiser editar ou exibir um pequeno texto.

  • Evolução do UI Explorer como um documento vivo

Mais do que um documento para o registro dos padrões de interface, o UI Explorer define o compromisso de buscar a consistência e boa qualidade ergonômica das interfaces com o usuário dos sistemas informatizados da Datasul.
Para tal, o UI Explorer se caracteriza como um documento vivo, não estando nunca finalizado. Novos desenvolvimentos, revisões de padrões, identificação de novos elementos comuns a várias interfaces: todos esses são fatores para que o UI Explorer seja alterado.
No entanto, as revisões e incrementos ao UI Explorer devem ser feitos de forma cuidadosa. Todas alterações devem levar em conta a continuidade com o conteúdo prévio do UI Explorer. As alterações devem preferencialmente passar por um ciclo de desenvolvimento centrado no usuário.

  • Organização

O UI Explorer se compõe de três partes básicas: esta Introdução, os Objetos de Interface e os Apêndices.
A Introdução procura definir os objetivos do UI Explorer, sua história e como este está estruturado.
Os Objetos de Interface são a parte principal do UI Explorer e permanentemente aberta a alterações e adições. Nesta parte são descritos um a um os elementos que podem ser utilizados para compor uma interface padrão Datasul.
Os Apêndices tratam, nesta versão preliminar, de princípios de projeto visual, de orientações para a especificação de interfaces, de material sobre o uso de ícones, e de ajuda e assistente.

Cada objeto da seção principal do UI Explorer segue o modelo abaixo:
superclasse1 > superclasse2 ? (classes das quais ele herda)
Nome da Classe
- Outros Objetos Relacionados - Outros objetos com os quais ele se relaciona, principalmente relações do tipo todo/parte.
- Quando usar - Orientações sobre as situações onde este objeto é mais apropriado, por vezes dando alternativas.
- Estrutura - Define o layout do objeto, geralmente dando um exemplo na forma de figura, acompanhado ou não de texto complementar.
- Comportamentos - Define o comportamento do objeto. Para alguns casos especiais é composta de um Diagrama de Transição de Estados e de uma Tabela de Estados.
- Boas Práticas - Aspectos que devem ser observados quando da utilização do objeto, exceções, etc.

Qualquer um destes itens pode estar em branco, significando que não existem considerações para aquele item no objeto sendo descrito.

  • Fontes de Conteúdo

As principais fontes de informação ergonômica externas usadas foram:
Guia de Estilo do Windows XP: User Experience Guidelines.
ISO 9241 ? Ergonomic Requirements for Office Work with VTDs.
Guide Ergonomique de la présentation des applications hautement interactives de F. Bodart e J. Vanderdonckt
Guidelines for Designing User Interface Software de S. Smith e J. Mosier
Designing the User Interface: Strategies for Effective Human-Computer Interaction de Ben Shneiderman
User Interface Specifications for the Global Command and Control System, Department of Defense of the USA.

  • Quem vai usar

O público do UI Explorer é composto por diferentes atores interagindo com a Datasul. Cada um destes vai também fazer um uso próprio do UI Explorer, adequado ao seu papel em relação a uma interface de um sistema informatizado da Datasul.

Desenvolvedores Internos - Programadores e Analistas de Sistema envolvidos em desenvolvimentos de aplicações da Datasul deverão projetar e implementar interfaces em conformidade com as orientações deste manual de estilo e contribuir para a evolução do mesmo.

Desenvolvedores Externos -Os softwares desenvolvidos externamente para a Datasul, deverão estar em conformidade com as recomendações constantes deste documento.

Usuários Finais - Usuários finais podem usar o UI Explorer para exigir consistência entre as diversas aplicações e para entender e aprender comportamentos de objetos de interface, sendo que este conhecimento deverá ser passível de reaproveitamento de uma aplicação para outra, desde que estas estejam em conformidade com o UI Explorer.

Gerentes - Gerentes de Desenvolvimento terão no UI Explorer um instrumento de produtividade e qualidade. Produtividade pelo reuso de soluções já desenvolvidas e qualidade por usarem elementos baseados em estudos científicos e/ou já testados em outras aplicações.

  • Descrição do Ambiente do Usuário

Hardware - A plataforma de hardware é composta por equipamentos PC´s baseados nos processadores x86 ou superiores ou ainda qualquer hardware que suporte o Adobe Flash Player 9 ou superior.
Software - A plataforma de software para a qual o UI Explorer é direcionado são os sistemas operacionais com capacidade de executar o Adobe Flash Player 9 ou superior. Algumas porções poderão estar direcionadas para restrições ou facilidades de alguma ferramenta de desenvolvimento, devendo estar apontadas explicitamente.

  • Aplicativos Alvo

São abrangidos no UI Explorer os Sistemas de Gestão ERP e demais aplicativos de gestão Datasul baseados na tecnologia Adobe Flex.

  • Sem rótulos