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Visão Geral
Este artigo apresenta um conjunto de informações para o auxílio das boas práticas e orientações gerais sobre as interfaces.
- Busque cobrir as tarefas seguindo a filosofia By You: Monitorar, Detalhar e decidir, Agir, Comportailhar ;
- Toda interface deve ser composta de dados e ações;
- Simples primeiro, avançado depois: Busque abordagens simples (microondas) e depois as avançadas (crisp, descongelar,...);
- Paretto, paretto, paretto: Em vários níveis. A lei de Paretto diz que por exemplo 80% do faturamento de uma empresa vem dos 20% de maiores ou mais importantes clientes. Usamos Paretto para focalidade. Desde a decisão do papel mais importante, passando por casos de uso, campos e açoes. E neste contexto, o conteúdo é o rei: Dedique 80% dos espaço para os dados do usuário e apenas 20% para os controles (ações); Dedidque também espaço e energia aos 20% de funcionalidades que resolvem 80% dos problemas. Só inivista naquilo que merece ou dará retorno; Se o mercado usa, copie, convenção (veja templates do ByYou);
- Seja consistente, repita padrões para tarefas parecidas, não reinvente a roda, já temos várias...busque das interfaces já geradas no By You idéias as metáforas e abordagens para cobrir o seu caso de uso;
- O design influencia no uso, lembre de espaços e ancoramentos (layout constraints);
- Menos é mais: Exiba sempre apenas a quantidade de campos que é necessária para aquele papel e aquele caso de uso. Evite "scrollbars". Os demais podem ser acionados sob demanda;
- Dê feedback, sempre, o tempo todo, converse com o usuário, diga o que está havendo...
- Usuários erram sempre, evite, cerque-o, guie-o, use máscaras, componentes prontos...;
- Evite ao máximo janelas de alerta!!!!! Prefira mensagens toaster ou labels no contextos (próximos de onde ele estava lendo);
- Lei de Fitts - usuários não mira, ele apenas "joga" o mouse - os extremos da tela são "infinitos;
- Verifique se é aplicável arrastar e soltar nas entidades e o que ocorre ao soltar;
- Considere a utilização de botão direito nas entidades e objetos (menu contextual);
- Para volumes de dados, considere totais no cabeçalho ou rodapé;
- Em interfaces com estados, procure usar animações para o usuário entender onde estavam os objetos e para onde eles foram;
- Muitas vezes é possível evitar termos "várias interfaces" usando o conceito de estados do Flex;
- Para acelerar as entregas, ao invés de prototipar, registre alguns dos comportamentos da interface no documento previsto na metodologia para isto (UI Comportamentos), isto acelera entregas porém prejudica testes com maquetes;
- Considere no documento de comportamentos o que o usuário pode fazer via teclado (combinações e atalho);
- Agrupe - Agrupe o maximo que puder, entre controles e dados, entre dados e sempre que possível. As várias informações de um entidade por exemplo, agrupamos por assunto usando um "label" em negrito e um "Hrule" (ex.: dados de entrega, dados de cobrança);
- Para informações apresentadas em "datagrids", considere também o modo gráfico que permite verificar tendências em grandes volumes de dados;
- Ao utilizar gráficos, lembre de aplicar legendas e da possibildade de mostrar os valores diretamente no gráfico;
- Os gráficos podem exibir mais dados ao haver o evento de mouse over nas séries, explore esta possibilidade para manter o gráfico simples.
Referências
Padronização e ergonomia de Interfaces By You Flex
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