Tratamentos para blocado, Drive-in e Drive-thru / Troca de Identificação Reservada
Características do Requisito
Linha de Produto: | Logix |
Segmento: | Distribuição & Logística |
Módulo: | WMS |
Rotina: | WMS6770 - Atualização de Registros Padrões |
Parâmetro(s): | wms_dimen_dif_drive_in_thru wms_prod_dif_drive_in_thru |
Requisito (ISSUE): | PCREQ-170 |
País(es): | Todos |
Banco(s) de Dados: | Oracle, SQL Server, Informix |
Tabelas Utilizadas: | wms_troca_identificacao |
Sistema(s) Operacional(is): | Windows, Linux |
Versão Expedida: | 10.02/11.0-06 |
Descrição
Implementada a melhoria para permitir a utilização de estruturas do tipo blocado, drive-in e drive-thru, considerando as particularidades e tratamentos que estão ligadas a cada um deles, como por exemplo a dificuldade de movimentação dos itens armazenados.
Quando um endereço é do tipo blocado, drive-in ou drive-thru normalmente há dificuldade em coletar o estoque que foi indicado pelo sistema, pelo fato de existirem outros paletes à sua frente. Nestes casos atualmente há algumas soluções possíveis:
- Retirar da frente os paletes que estão impedindo o acesso ao estoque que precisa ser coletado, e depois realizar a coleta colocar os outros paletes novamente nos seus lugares;
- Efetuar a coleta em outra identificação de estoque que está mais acessível, contudo isso somente é possível se esta identificação não tiver reservas de estoque para outro documento.
Porém na maioria das situações nenhuma destas opções é suficiente, pois é necessário utilizar uma identificação que está na frente mas já está reservada para outro documento.
Para tornar o processo de separação mais ágil, o sistema foi preparado para permitir a troca de uma identificação indicada por outra mesmo se a nova identificação já possuir reservas associadas. Neste caso, além de trocar a identificação a ser utilizada será necessário também atualizar as informações das reservas da identificação de destino. Esta troca por uma identificação que possua reservas não estará condicionada a novas parametrizações, a não ser aquelas já existentes para permitir ou não acionar a opção de troca de uma maneira geral.
Nas troca das identificações de estoque algumas regras deverão ser consideradas:
- Caso a identificação de estoque selecionada para a troca possua reservas de estoque (seja para atender a uma solicitação de carga ou para o ressuprimento de picking), a troca somente será permitida se a identificação de origem tiver quantidade suficiente para atender toda esta quantidade reservada, pois todas as reservas associadas a identificação selecionada passarão a estar associadas a identificação de origem (serão transferidas todas as reservas da etiqueta informada para a etiqueta de origem).
- Não será permitida a troca da identificação de estoque caso a etiqueta origem ou destino esteja em um endereço com as funcionalidades de picking ou de produção.
- Não será permitida a troca da identificação de estoque caso a etiqueta origem ou destino esteja associada a uma solicitação de carga indicada como "seleção manual".
- Se a etiqueta origem ou a etiqueta de destino estiver associada a uma solicitação de carga indicada para baixa com "saída identificada" somente será permitida a troca de identificações que pertençam à mesma nota fiscal de armazenagem.
- Se a etiqueta origem ou a etiqueta de destino estiver associada a uma solicitação de carga que possua filtros de dimensionais somente será permitida a troca de identificações se a identificação selecionada continuar atendendo às faixas dos dimensionais informados, tanto para a etiqueta origem como para a etiqueta destino.
- Não será permitida a utilização de uma identificação de estoque na troca caso a etiqueta informada possua processos de movimentação em andamento.
- Também não será permitida a utilização de uma identificação de estoque na troca caso ela já tenha passado pelo processo de separação.
- As demais regras já aplicadas neste processo de troca de identificação irão permanecer, como por exemplo o fato de que a identificação a ser utilizada na troca deve ter quantidade de saldo (saldo regularizado se for Operador Logístico ou o saldo físico se for Indústria) suficiente em relação à quantidade reservada da identificação de origem.
Para isso, foram realizadas as seguintes alterações no sistema.
Parâmetros:
Desenvolvidos os parâmetros “Permitir produtos diferentes em endereços drive-in/drive-thru?” e “Permitir dimensionais diferentes em endereços drive-in/drive-thru?” para possibilitar a utilização de estruturas do tipo Drive-in e Drive-Thru.
WMS60013 - Contrato
O programa foi alterado na opção Movimentação Interna para alterar a descrição do campo "Prioriza armazenagem item com fusão de estoque” para “Prioriza armazenagem” e incluir mais duas opções:
- “P” - permite priorizar armazenagem sem fusão de estoque, por produto.
- “D” - permite priorizar a armazenagem sem fusão de estoque, por produto/dimensionais.
WMS6597 - Consulta Histórico de Troca de Identificação
Desenvolvido o programa para permitir a consulta de informações das trocas de identificação realizada, seja no processo de separação ou de ressuprimento de picking.
Procedimento para Implantação
- Este desenvolvimento está disponível de forma oficial a partir do pacote 06/2015 (Update 12.1.8).
- É possível utilizar esta funcionalidade a partir do pacote 05/2015 (Update 12.1.7), contudo neste caso é necessário aplicar anteriormente o pacote do chamado TSDT10, pré requisito para o correto funcionamento do sistema.
- Caso esteja utilizando o pacote 05/2015 primeiro aplique o pacote do chamado TSDT10 e depois o pacote desta funcionalidade, o que será feito através do chamado TSGQPR.
- Caso esteja utilizando o pacote 05/2015 também será necessário executar os seguintes conversores:
- WMS00493 (conversor de parâmetros, executar via LOG00088)
- WMS00523 (conversor de tabelas, executar via LOG6000)
Procedimento para Configuração
CONFIGURAÇÃO DE REGISTROS PADRÕES
Execute a rotina WMS6770 (Atualização de Registros Padrões) e processe a atualização dos tipos de estrutura. Depois desta execução estarão disponíveis para uso no sistema dois novos tipos de estrutura:
- 11 - Drive-in
- 12 - Drive-thru
CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS
Na rotina de manutenção de parâmetros do Logix (LOG00086), acesse Logix WMS > Logix WMS > Manipulação e configure os seguintes parâmetros:
Itens/Pastas
Descrição
Nome:
wms_dimen_dif_drive_in_thru
Tipo:
Caracter
Cont. Por.:
Permitir dimensionais diferentes em endereços drive-in/drive-thru?
Descrição:
Indica se será permitido armazenar dimensionais diferentes de um produto em endereços do tipo de estrutura Drive-in ou Drive-thru. Caso seja informado 'N' o endereço somente poderá ter paletes do mesmo produto e dimensional, bloqueando inclusive a armazenagem de paletes mistos.
Itens/Pastas
Descrição
Nome:
wms_prod_dif_drive_in_thru
Tipo:
Caracter
Cont. Por.:
Permitir produtos diferentes em endereços drive-in/drive-thru?
Descrição:
Indica se será permitido armazenar produtos diferentes em endereços do tipo de estrutura Drive-in ou Drive-thru. Caso seja informado 'N' o endereço somente poderá ter paletes do mesmo produto, bloqueando inclusive a armazenagem de paletes mistos.
- No contrato do depositante (WMS60013) acesse a opção Movimentação Interna e atualize o campo "Prioriza armazenagem" com uma das seguintes opções:
- Não: Não irá priorizar a armazenagem em endereços que já tenham saldo de estoque para o produto.
- Sim, com fusão de estoque: Irá priorizar a armazenagem em endereços que já tenham saldo de estoque para o mesmo produto.
Observações:- Para que possa ser selecionada essa opção é necessário assinalar o campo "Restringe armazenagem de um item por endereço".
- Este parâmetro não terá influência em endereços do tipo drive-in ou drive-thru, ou seja, se existir saldo de estoque em endereços com estes tipos de estrutura os mesmos não serão selecionados para a armazenagem.
- Sim, sem fusão de estoque, por produto: Irá priorizar a armazenagem em endereços que já tenham saldo de estoque para o mesmo produto, mas sem realizar a fusão do estoque das etiquetas envolvidas. Nesta análise também são considerados os endereços com tipo de estrutura drive-in e drive-thru.
- Sim, sem fusão de estoque, por produto/dimensionais: Irá priorizar a armazenagem em endereços que já tenham saldo de estoque para o mesmo produto e dimensionais, mas sem realizar a fusão do estoque das etiquetas envolvidas. Nesta análise também são considerados os endereços com tipo de estrutura drive-in e drive-thru.
CONFIGURAÇÃO DE MENUS
Cadastrar a rotina WMS6597 no menu do Logix conforme abaixo:
Sistema | "315" (WMS) |
Nível 1 | "5" (Movimentação Armazém) |
Nivel 2 | "96" (Consultas) |
Nível 3 | "07" |
Sequência | 1 |
Processo | wms6597 |
Tipo Processo | 2 |
Transação | WMS6597 |
Descrição | Consulta histórico de troca de identificação |
Procedimento para Utilização
Tratamentos para blocado, drive-in e drive-thru
- Realize o mapeamento de armazenagem do produto (WMS6284) indicando endereços de drive-in/ drive-thru como prioridade para armazenamento.
Efetue o recebimento do produto (iniciando pela rotina WMS6448) e efetuar o planejamento de armazenagem (WMS6177). Deverão ser sugeridos os endereços indicados como prioridade no mapeamento.
- Efetue a armazenagem dos paletes recebidos (via Lista Pública - WMS6070 ou Particular - WMS6069).
- Efetue novo recebimento para o mesmo produto, verifique se foram sugeridos endereços que já possuam saldo anterior, desde que a opção no contrato do depositante esteja indicando que deseja priorizar armazenagem onde o produto já exista.
Troca de identificação reservada
- Inclua uma solicitação de carga na rotina WMS6325, gere o plano e onda de separação para a mesma na rotina WMS60001.
- Inclua uma nova solicitação de carga na rotina WMS6325, gere também o plano e a onda de separação.
- Caso ainda não tenha sido gerada a lista de separação efetue a alocação de recursos pela Central do Planejador (WMS6430), para ambas as solicitações de carga.
- Consulte na rotina de consulta de estoque (WMS6170) as identificações de estoque que foram reservadas para cada uma destas ondas de separação.
- Acesse a rotina de separação (WMS6214) e inicie a separação da primeira solicitação de carga.
- Acione a opção de troca de etiquetas (F9) e informe uma identificação de estoque que está reservada para a segunda solicitação de carga, e que tenha saldo suficiente para atender à quantidade solicitada.
- Efetive a troca de etiquetas e posteriormente efetive também a separação desta nova etiqueta.
- Depois de finalizar a lista de separação da primeira solicitação inicie a separação da segunda lista
- Efetue todo o processo de separação, onde uma das etiquetas a serem coletadas será a que estava originalmente ligada à primeira solicitação.