Páginas filhas
  • Parâmetros - SUP7170

Parâmetros - SUP7170 

Visão Geral do Programa

As funções padrão do menu (Incluir, Modificar, Excluir, Consultar, Listar, Informar, Processar, Seguinte, Anterior, Cancelar, Help, Zoom, Sobre e Fim) estão detalhadas no capítulo Ambientação Logix.

Parâmetros - SUP7170 

Objetivo da tela:

Registrar os parâmetros que foram definidos pela empresa e são necessários para o controle dos itens de almoxarifado adquiridos pela modalidade de contrato de consignação.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

AuditoRia

Permite consultar auditoria do programa atual.

Tela_2

Permite visualizar a tela 2 dos parâmetros da empresa atual.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Operação ajuste consumo

Código de operação a ser utilizado automaticamente nos movimentos de estoque manuais. Tem por objetivo lançar uma entrada no estoque do material que está sendo consumido por "CONSIGNAÇÃO" no momento para que o mesmo não fique com saldo negativo em estoque.

Nota:

Se esta operação não for informada, o sistema não permitirá movimentação de estoque com código de operação de consumo de consignação.

A operação a ser informada deverá estar cadastrada no programa SUP0660 (Cadastros e Tabelas - Parâmetros - Operações - Cadastro) com as seguintes características:

  • Tipo: "E" (Entrada)
  • Origem: "A" (Ajuste)
  • Destino: "L" (Local)
  • Detalhamento: "S" (Exige conta contábil)
  • Custo: "I" (Informado)
  • Recalculo: "S" (Com recalculo)
  • Acumulado: "3" (Entrada positiva)

Conta crédito ajuste consumo

Conta do PLANO DE CONTAS, utilizada para contabilizar conta Fornecedores Consignação - Aguardando Faturamento.

Motivo remessa

Código do motivo de remessa de CONSIGNAÇÃO. Este código será utilizado para alimentar as informações de itens de terceiros em poder da empresa sempre que houver entrada de Nota Fiscal que caracterize esta operação, ou seja, caso exista o relacionamento do item x fornecedor na função SUP6710.

Tipo despesa remessa

Código do tipo de despesa que será utilizado nos itens de Notas Fiscais de Remessa (NFR) para as entradas de materiais com o conceito de "estoque em consignação". Tais materiais tem o parâmetro de terceiros (SUP6200 - Cadastros e Tabelas - Cadastro de Itens - Controles Suprimentos - Parâmetros Diversos) igual a "3" (Estoque em Consignação).

Nota:

Este código de tipo despesa deverá conter o número da conta contábil a ser utilizado para efetuar o lançamento contábil (crédito) para este tipo de transação comercial. Deverá ser uma conta que identifica "FORNECEDORES EM CONSIGNAÇÃO".

Deverá também ser informado o número da conta contábil a ser utilizado para efetuar o lançamento a débito, para identificar "ESTOQUE EM CONSIGNAÇÃO".

Quando do relacionamento de Notas Fiscais de cobrança para a Nota Fiscal de Remessa, o sistema efetuará os seguintes lançamentos:

  • Débito conta "ESTOQUES"
  • Crédito conta "FORNECEDORES"
  • Débito conta "FORNECEDORES EM CONSIGNAÇÃO"
  • Crédito conta "ESTOQUES EM CONSIGNAÇÃO".

Tipo despesa faturamento

Código do tipo de despesa que será utilizado nos pedidos de compra, elaborados automaticamente pelo sistema, através da função AUTORIZA_FATURAMENTO, disponível na função de acompanhamento de consumo de itens em consignação.

Sempre que houver uma entrada de Nota Fiscal para item/fornecedor com contrato de Consignação e o tipo de despesa associado à ordem de compra for igual a este parâmetro, significa que se trata de FATURAMENTO de CONSIGNAÇÃO. Neste caso, a nota fiscal será selecionada com tipo 5, que caracteriza este conceito e será efetuado todo o tratamento relacionado com este tipo de operação, ou seja:

Contabilização:

  • Débito conta "ESTOQUES"
  • Crédito conta "FORNECEDORES"
  • Débito conta "FORNECEDORES EM CONSIGNAÇÃO"
  • Crédito conta "ESTOQUES EM CONSIGNAÇÃO"

Contagem do Item:

  • Selecionar as Notas fiscais de Remessa com a quantidade recebida, de acordo com o acompanhamento de consumo efetuado na movimentação de estoques deste item/fornecedor.

Grupo despesa remessa

Código do grupo de despesa (conforme tabela GRUPO_CTR_DESP) a ser utilizado pela empresa para caracterizar as entradas para materiais recebidos em consignação. Para tanto, deverá estar cadastrado na tabela ICMS (via SUP0650 - Obrigações Fiscais - Registro de Entradas - Tabelas Auxiliares - Alíquotas de ICMS), de onde será obtida a alíquota de ICMS para a unidade de federação do fornecedor.

Grupo despesa faturamento

Código do grupo de despesa (conforme tabela GRUPO_CTR_DESP) a ser utilizado pela empresa para caracterizar as notas fiscais de faturamento de consignação. Para tanto, deverá estar cadastrado na tabela ICMS (via SUP0650 - Obrigações Fiscais - Registro de Entradas - Tabelas Auxiliares - Alíquotas de ICMS) de onde será obtida a alíquota de ICMS para a unidade de federação do fornecedor.

Operação baixa estoque

Código da operação de estoque que registrará as transações de movimentação dos "itens de terceiros" através da baixa manual dos estoques.

Nota:

"CONSIGNAÇÃO", portanto, deverão estar cadastrados pelo SUP6710 (Contratos de itens em Consignação).

Devolução itens almoxarifado

Define se a empresa aceita ou não operação de saída negativa para itens de consignação. Se informado "S", evitará as devoluções do centro de custo ao almoxarifado em operações definidas com as seguintes características:

  • Tipo: "S" (Saída)
  • Origem: "L" (Local)
  • Destino: "U" (Centro de custo)
  • Acumulado: "2" (Saída negativa)

Situação inicial pedido

Indica a situação inicial dos pedidos de compra de consignação, no momento da sua criação pela autorização do faturamento.

A - Criar os pedidos/ordens de compra com situação ABERTO.

R - Criar os pedidos/ordens de compra com status REALIZADO.

Nota:

Se a empresa utilizar aprovação de pedidos/ordens de compra por nível de autoridade, ao parametrizar que estes irão ser criados com situação REALIZADO, não será verificada a necessidade de sua aprovação. Para que esta validação seja efetivada, a empresa necessariamente deverá parametrizar como ABERTO (A).
Se este parâmetro não for informado o sistema irá considerar automaticamente como A (Aberto).

Escolha destino extrato

Indica se haverá ou não escolha do destino do relatório de extrato das informações de consignação emitido após a autorização do faturamento.

Calcula ICMS faturamento

Indica se haverá contabilização do ICMS na conta de fornecedor consignado a faturar e estoques em consignação.

S - Sim. Calcula o ICMS e efetua o desconto da conta de FORNECEDOR CONSIGNAÇÃO - AGUARDANDO FATURAMENTO e ESTOQUES EM CONSIGNAÇÃO.

N - Não. Quando o ICMS não é destacado, não calcula ICMS, não ocorrendo o desconto do ICMS da conta de FORNECEDOR CONSIGNADO - AGUARDANDO FATURAMENTO e ESTOQUES EM CONSIGNAÇÃO.

Nota:

Se este parâmetro não for informado o sistema irá considerar automaticamente como "S" (Sim).

Operação entrada estoque

Código de operação para efetuar a entrada do material consignado no estoque.

Dias para emissão extrato

Quantidade de dias para emitir o extrato de consignação.

Será utilizada a quantidade de dias do SUP0090 (Cadastro Item X Fornecedor), caso este esteja informado.

Nota:

Se este parâmetro não for informado e não existir quantidade de dias para o item/fornecedor no SUP0090, será calculada a data mínima para a emissão do consumo no extrato da seguinte forma:

Exemplo:

Quando o dia da semana da data de corte for:

Sábado : data de corte - 6 dias

Domingo: data de corte - 7 dias

Segunda: data de corte - 1 dia

Terça : data de corte - 2 dias

Quarta : data de corte - 3 dias

Quinta : data de corte - 4 dias

Sexta : data de corte - 5 dias

Sugerir consumo conforme % participação

Indica se deverá ou não ser sugerido o consumo de item consignado de acordo com os percentuais de participação por fornecedor informados no SUP2410 (Compras - Cadastro Preços - Participação Fornecedor nas Compras).

S - Sim. Ao efetuar um consumo de material consignado, será aberta uma tela onde serão apresentadas as quantidades proporcionalmente distribuídas de acordo com o percentual de participação informados no SUP2410. Se o item possui somente um fornecedor relacionado (100%), não será aberta tela.

N - Não serão sugeridas as quantidades para consumo.

Nota:

Se este parâmetro não for informado o sistema irá considerar automaticamente como "N" (Não).

Exige pedido recebimento NF

Indica se na entrada da Nota Fiscal de Remessa de Consignação será ou não obrigatório informar pedido de compra, sendo este também de remessa de consignação.

S - Sim. Sempre que for dada entrada em uma nota de remessa (tipo "4"), será obrigatório informar o pedido, caso contrário será cancelada entrada de dados;

N - Não. Continua com conceito atual, onde é necessário pedido de compra apenas no faturamento de consignação, não na remessa.

Nota:

Se este parâmetro não for informado o sistema irá considerar automaticamente como "N" (Não).

Emite pedido remessa automático

Indica se a rotina de emissão de Pedidos automática deverá considerar as Ordens e Pedidos de Compra de Remessa de consignação.

S - Sim. Será efetuada toda rotina normalmente como acontece para as ordens de compra comuns, efetivação do SPLIT (SUP2430), caso o fornecedor da OC possua contrato de consignação (tipo "3") com percentual de participação.
Será elaborado o Pedido automaticamente (SUP4330) assim como a visualização deste nos programas de emissão de pedido(SUP1390 e SUP6250) indicando que se trata de Pedido de Remessa ou Faturamento.

N - Desconsidera ordens de consignação para rotina de geração automática de pedidos.

Nota:

Se este parâmetro não for informado o sistema irá considerar automaticamente como "N" (Não).

Ordem/pedido remessa manual

Permite elaborar um pedido de compra manual caracterizados como remessa de consignação (cadastro de ordem, designação de ordem e elaboração de pedido).

S - Sim. Permitirá que seja elaborada e designada ordem de compra manualmente (SUP6510 / SUP0350 / SUP7630) para itens com contrato de consignação, permitindo também a elaboração de pedido (SUP0420 / SUP0440).

N - Não permite que sejam elaboradas ordens/pedidos de compra para itens X fornecedores com contrato de consignação.

V - Permitirá que seja elaborada e designada ordem de compra manualmente (SUP6510 / SUP0350 / SUP7630) para itens com contrato de consignação, permitindo também a elaboração de pedido (SUP0420 / SUP0440), no entanto, somente para ordens de compra de complemento de valor (quantidade zero).

Nota:

Se este parâmetro não for informado o sistema irá considerar automaticamente como "N" (Não).

Data último fechamento

Data do último fechamento de consignação de materiais.

Esta data é atualizada no SUP1002 (Fechamento de consignação de materiais).

Data próximo fechamento

Data do próximo fechamento de consignação de materiais.

Esta data é atualizada no SUP1002 (Fechamento de consignação de materiais).

Condição pagamento remessa

Condição de pagamento a ser gravada na Ordem de Compra/Pedido de Compra nos pedidos gerados automaticamente.

Mensagem diferencial alíquota (com crédito ICMS) para ativo permanente

Indica se deverá emitir, ou não, a mensagem "Diferencial Alíquota (com crédito ICMS) vale apenas para Ativo Permanente" na notas de faturamento de consignação na consistência da nota fiscal.

S - Sim. Apresenta mensagem na consistência da NF de faturamento de consignação se esta tem crédito de ICMS e diferencial de alíquota (sup0650) porém o item não é Ativo Permanente.

N - Não apresenta mensagem de erro na consistência da NF de faturamento de consignação caso tenha crédito de ICMS e diferencial de alíquota (sup0650) porem o item não é Ativo Permanente.

Nota:

O item é considerado como Ativo Permanente quando o objetivo de entrada do grupo de despesa da NF for diferente de 3 (ativo imobilizado) e 6 (Ativo CIAP).

Quando este parâmetro não for informado o sistema automaticamente assume a opção "S".
Este parâmetro só será considerado nas NF(s) de faturamento de consignação.

Buscar vigência do contrato com base na data de emissão NF

Indica se deverá buscar o preço do contrato com base na data de movimentação dos estoques ou com base na data de emissão da nota fiscal de remessa de consignação(tipo 4) que está associada ao consumo realizado.

IPI imbutido no item NF faturamento

Indica se no processo de autorização de faturamento (SUP7010 - Acompanhamento Consumo), o preço unitário das ordens de compra geradas com base no consumo de material consignado irá ser acrescido do valor do IPI indicado no contrato de consignação do fornecedor (SUP0120 - Compras - Cadastro Preços).

Caso este parâmetro seja selecionado, além do preço unitário das ordens de compra de faturamento de consignação ser acrescido do IPI informado no contrato, o tipo de incidência de IPI será assumido como "Outros" e o percentual de IPI ficará como "0".

Nota:

Este parâmetro pode ser utilizado quando o fornecedor envia as notas fiscais de faturamento de consignação com valor de IPI imbutido no preço unitário do item, devido a não existir destaque de IPI para notas de faturamento de consignação.

Grupo despesa NFC faturamento consignação

Grupo de despesa a ser incluído no aviso de recebimento (SUP3760 - Recebimento de Materiais - Atividades Diárias - Movimentação - Entradas Notas Fiscais) em notas fiscais complementares para faturamento de consignação.

Tipo despesa NFC faturamento consignação

Tipo de despesa a ser incluído no aviso de recebimento (SUP3760 - Recebimento de Materiais - Atividades Diárias - Movimentação - Entradas Notas Fiscais) em notas fiscais complementares para faturamento de consignação.