Índice:


       

Introdução:


       Utilizamos no RM um conjunto de componentes de uma empresa terceira chamada "Devexpress", onde o RM Reports tem como base o Xtrareports, pertencente a esse conjunto de componentes.

Identificamos uma inconsistência na edição do design de relatórios com a seguinte situação: Consultas SQL utilizadas como fontes de dados e que possuem colunas com alias que se iniciam com números. Nestes casos o gerador permite que a consulta SQL seja adicionada ao relatório, entretanto, não é possível "arrastar" tais campos para o corpo do relatório. No exemplo abaixo a consulta SQL possui três campos, os campos CHAPA e NOME podem ser "arrastados" para o relatório sem problemas, entretanto, o campo 11CODCOLIGADA não pode ser "arrastado" devido a limitação dos componentes de terceiros utilizados.



Complementando, os bancos de dados compatíveis com o RM (SQL Server e Oracle) não permitem a criação de tabelas contendo colunas com nomes que se iniciam com números. Esta situação só é permitida com a atribuição de alias para as colunas, todavia, a utilização deste recurso gera incompatibilidade com o design do RM Reports.


OBSERVACAO

Existem situações semelhantes documentadas pela Devexpress, são elas:

Utilização de "." (ponto) em alias de coluna de tabelas

Utilização de "@" (arroba) em alias de coluna de tabelas