A importação de cronograma via MS Excel permite que seja feita a importação de lançamentos realizados numa planilha do Excel para os cronogramas previsto, realizado e medido das respectivas tarefas nas planilhas de atividades, serviços e nos cenários. A importação de cronogram atualiza através dos lançamentos (Percentual/Quantidade/Valor) e convertendo para a grandeza selecionada (Quantidade/Valor/Percentual). Para realizar a importação é necessário que a planilha do Excel esteja estruturada devidamente, ou seja, cada cronograma de uma tarefa é representado por uma linha na planilha, uma coluna representa o código das tarefas, outra coluna representa o período inicial a aplicar o cronograma e as demais colunas representam os lançamentos por períodos (Valor numérico seguido pelo símbolo de percentual "%" ou número decimal entre 0 e 1, onde 1 representa 100% e 0 representa 0%).
- Arquivo: Arquivo de importação excel
- Linha inicial: Linha inicial da planilha excel
- Código da tarefa: Coluna onde o código da tarefa está informado na planilha excel
- Início dos lançamentos: Coluna onde se iniciam os lançamentos da planilha excel
- Período inicial de cada tarefa: Coluna onde está definido o período inicial dos lançamentos
- Alterar Qtde. da tarefa pelo Cronograma: Coluna para definir o comportamento da tarefa.
- Caso o valor informado na coluna for 0, a quantidade da tarefa não será alterada na importação.
- Caso o valor informado na coluna for 1, após realizar a importação, a quantidade da tarefa será alterada para a quantidade total dos lançamentos informados no cronograma.
- Caso o valor informado na coluna for 0, a quantidade da tarefa não será alterada na importação.
- Grandeza utilizada no arquivo de importação: Grandeza utilizada no arquivo excel que será importado, o excel pode estar preenchido em percentual, quantidade ou valor.
- Converter grandeza para: Conversão das grandezas do arquivo excel para a grandeza desejada no projeto. A grandeza que for selecionada será a grandeza utilizada no cronograma. O cronograma pode estar preenchido em percentual, quantidade e valor.
- Cronograma de destino: Cronograma que será alterado na importação excel.
- Previsto: O cronograma importado será direcionado para o cronograma previsto.
- Realizado: O cronograma importado será direcionado para o cronograma previsto. Para essa opção, o campo Alterar Qtde. da tarefa pelo Cronograma não estará habilitado.
- Medido: O cronograma importado será direcionado para o cronograma previsto. Para essa opção, o campo Alterar Qtde. da tarefa pelo Cronograma não estará habilitado.
REGRAS GERAIS:
- Os lançamentos não devem somar valores superiores a 100 (cem), pois o processo se dá na forma percentual e não aceita valores superiores;
- Os lançamentos informados para obras e etapas são aplicados às tarefas filhas;
- A ordem dos lançamentos é importante tendo a leitura e importação sendo feitas de forma sequencial, caso uma tarefa tenha valores de cronograma definidos na linha 3 e a sua etapa ou obra tenha seu valor definido na linha 5 (lançamentos desordenados), os valores de cronograma desta tarefa serão definidos conforme o informado para ela e logo serão sobrescritos pelos valores informados na etapa ou obra;
- A importação é interrompida ao encontrar uma linha em branco, a linha em branco representa o final do documento;
- A importação só opera sobre períodos não travados do cronograma.
- Não será permitido que seja escolhido mais de um cronograma de destino.
- Ao importar uma planilha, caso a mesma esteja "aberta", é necessário que após alguma alteração, a planilha seja salva, pois do caso contrário os dados modificados não serão importados.
- Ao colocar 0 na célula excel, a alteraçao do período será ignorada na importação. Caso a célula excel estiver vazia, o sistema excluirá a informação no cronograma para o período.
- Observação: O processo de importação não contempla o processo de replanejamento do cronograma de forma automática necessitando este de ser feito manualmente via processo Replanejar Cronograma na visão da planilha.
SITUAÇÕES ONDE NÃO OCORRERÁ A IMPORTAÇÃO:
- Lançamentos ultrapassando o percentual máximo de 100%;
- Lançamentos que não informam percentuais (todos os períodos iguais a zero);
- Lançamentos com período inicial no Excel menor ou igual a zero;
- Lançamentos que possuem código diferente aos códigos da planilha;
- Lançamentos para tarefas que possuem o parâmetro "Alterar qtde. pelo cronograma" marcado;
- Lançamentos em períodos travados.
- Seguem abaixo os passos necessários para realizar a importação de cronograma via Excel para tarefas das planilhas de atividades, serviços e cenários:
- IMPORTAR CRONOGRAMA VIA EXCEL:
- Acessar a Planilha (Atividades/Serviços/Cenários) > Acessar o menu "Processos" > "Importação de cronograma via Excel" > Informar a localização do arquivo > Informar a linha inicial (primeira linha onde estão representadas as obras, serviços ou tarefas. Ex: Para Linha 1 informar 1) > Informar a coluna onde está localizado o código da tarefa (número da coluna do Excel correspondente ao código da tarefa. Ex: Para Coluna A informar 1) > Informar a coluna onde está localizado o período inicial de cada tarefa(número da coluna do Excel correspondente ao período inicial dos lançamentos do cronograma da tarefa. Ex: Para Coluna B informar 2) > Informar a coluna onde está localizado o lançamento referente ao início dos percentuais(número da coluna do Excel correspondente à primeira coluna que contém dados de lançamentos de períodos do cronograma. Ex: Para Coluna C informar 3) > Informar a grandeza para qual os lançamentos serão convertidos > Clicar em "Executar" > Calcular o cronograma.
Exemplo:
No exemplo abaixo podemos ver um exemplo de planilha do Excel que poderia ser utilizada na importação do cronograma através de representação de lançamentos percentuais:
Tarefa Período inicial
001 0 5% 10% 30% 50% 5%
001.01 2 30% 20% 1%
Podendo também ser representado por números decimais um modelo equivalente ao acima:
Tarefa Período inicial
001 0 0,05 0,1 0,3 0,5 0,05
001.01 2 0,3 0,2 0,01
Atenção: A partir da versão 12.1.5, não é necessário ter instalado na máquina onde a importação está sendo executada a solução da Microsoft, como o MS Excel.