Finalidade
Este guia descreve os procedimentos necessários para que seja realizada a atualização de pacote do produto TOTVS Segurança e Acesso (TSA) de uma determinada versão para uma versão superior (Exemplo: 12.1.2 para o pacote 12.1.3) de maneira objetiva utilizando o updater de atualização e complementando as informações contidas no documento “Guia de Instalação TOTVS Segurança e Acesso 12.1”, que está na comunidade do TSA no Byyou ou através do link http://ingleses.datasul.com.br/scripts/econsultor.sbd/main.htm?kbid=47663.
Informações de arquitetura do sistema, tipos de instalação e requisitos básicos para efetuar o procedimento, são as mesmas do Guia de Instalação do produto. DICA: Os pacotes de atualizações do TSA não são cumulativos, ou seja, para atualizar para a versão TSA 12.1.3 deve-se primeiro estar na versão TSA 12.1.2.
Público Alvo
Este processo não apresenta um grau de dificuldade diferente do que está descrito no Guia de Instalação. Quem obtiver conhecimento quanto a instalação de uma instância de uma versão anterior do produto, não encontrará dificuldade para realizar a atualização.
Documentações Importantes
Guia de Instalação TOTVS Segurança e Acesso 12.1 Este documento pode ser encontrado na mídia de instalação do produto ou na área Documentos da comunidade D@ - TSA no By You (https://totvs.byyou.com/docs?space=tsa-community). Recomendamos também participar da comunidade citada para que possa interagir com outros clientes e especialistas deste produto e esclarecer dúvidas ou situações encontradas durante o processo de instalação, atualização ou utilização do mesmo.
Atualização
A atualização do produto TOTVS Segurança e Acesso, a partir do pacote 11.6.6 é realizado por meio de um aplicativo e interface denominados Updater de Atualização que visa automatizar o processo de atualização do TSA de forma prática, rápida e segura.
O processo de atualização (Updater) para Linux deve seguir os seguintes passos:
- Manter a instalação original do TSA (para aplicação do Updater);
- Efetuar a instalação da mídia anterior, para atualização através deste processo de atualização.
Ao termino dos processos acima, deve-se copiar o diretório instalado do TSA sob o diretório já existente no Linux. Atentar para que os serviços no Linux estejam parados para que não ocorrá problema na cópia. Após a cópia dos arquivos atentar para conferir se o arquivo “tsa.properties” possui o valor correto para a propriedade “totvs.hcm.tsa.access.server_application.naming_provider_url”, que deverá ser o nome do servidor que está com o JBoss do TSA em execução.
Executando o Updater de Atualização
Primeiramente, baixar o updater de atualização do TSA que está disponível no Portal de Suporte (https://suporte.totvs.com/download) mesmo local onde está a mídia de instalação. O processo de atualização do produto consiste em executar o updater informando corretamente todos os parâmetros relativos ao ambiente no pacote anterior.
Atenção:
É pré-requisito no processo de atualização, executar o updater no servidor onde o produto TSA está instalado. Os serviços do TSA e Integrador devem estar parados durante a execução do Updater.
Execute o aplicativo “TOTVS Updater TSA-12.1.*-Setup.exe” e preencha as informações solicitadas de acordo com seu ambiente. Abaixo utilizaremos apenas as telas de uma atualização do TSA em ambiente SQL Server, dependendo do banco de dados do ambiente as telas poderão sofrer pequenas alterações (para atender características especificas de cada banco de dados):
Na tela seguinte informe o diretório onde o TSA está instalado. Por padrão, o diretório da instalação é c:\totvs\tsa porém se no seu ambiente a instalação foi numa pasta diferente informar a pasta onde o produto foi instalado.
Na sequência é apresentada a tela para preencher as informações do Banco de Dados do TSA. Preencher conforme dados do ambiente. Caso tenha dúvidas, esses dados estarão informados no arquivo de conexão do banco de dados TSA disponível na pasta \jboss\server\tsa-web\deploy. No update TSA 11.6.5 em diante o arquivo sempre será chamado de “tsa-ds.xml”.
Ao clicar no botão Próximo, é apresentada a tela abaixo para informar o nome da instância do banco de dados (tela exclusiva para o banco de dados SQL Server).
Em seguida, preencher os dados do banco de dados do Sistema Externo. Lembrando que o banco de dados “tsa_ext” abaixo é apenas um exemplo para indicar o banco de dados de qualquer um dos sistemas externos Datasul, Protheus ou RM. Dependendo do sistema de RH utilizado, o nome do banco de dados externo a ser informado é diferente.
Ao clicar no botão Próximo, é apresentada tela para informar o nome da instância do banco de dados (tela exclusiva para o banco de dados SQL Server).
Após o preenchimento de todas as informações, será apresentada tela com um resumo dos dados do ambiente onde será feita a atualização dos arquivos do produto.
Será apresentada tela indicando o diretório onde foi feito backup dos arquivos do ambiente antes da atualização.
Aguardar o processo de atualização finalizar e ao final, carregar os serviços e testar o acesso ao produto.
Migração da Base de Dados
Esta etapa consiste em executar os scripts no banco de dados do TSA para que o ele se torne compatível com a nova versão do produto. Siga as instruções abaixo (recomenda-se efetuar um backup do banco de dados do TSA antes de prosseguir):
- Acesse o diretório dos os scripts de migração (da instalação efetuada no item 2.1). O nome do diretório é “scripts” e está dentro da pasta raiz da instalação do TSA (TSA_HOME). Exemplo: C:\totvs\tsa\scripts.
- Verifique quais são os scripts que devem ser executados na base. No caso desse processo de atualização os scripts são esses: migrationFrom1212To1213-<NOME_DO_BANCO>.sql.
- Realize uma conexão ao banco de dados do TSA e execute os scripts de migração.
DB2
Em algumas situações no processo de atualização do TSA, o script de migração poderá apresentar mensagens conforme a abaixo:
Essa mensagem não é caracterizada como um erro, ela apenas informa que o comando executado (busca de dados, atualização ou deleção) foi aplicado considerando uma condição que não afetou nenhum registro da entidade em questão. A execução do script não é interrompida pelo fato das mensagens acima, desta forma, essas mensagens poderão ser ignoradas.
Arquivos de Configuração
O processo de atualização do TSA efetua a atualização automática dos arquivos “properties-service.xml” e o arquivo “tsa.properties”. Os valores originais atribuídos no ambiente serão preservados e as novas parametrizações são adicionadas com valores padrões definidas no produto. Um backup dos arquivos de configurações originais do ambiente é efetuado no processo de cópia dos arquivos, definido no item 2.1. Os serviços de inicialização do sistema (“TOTVS Controle de Acesso (TSA) – 8X80” e “TOTVS Controle de Acesso (TSA) - Integracao – 8X80”. Nesse momento a letra “X” representa a porta de instalação do TSA) são atualizados automaticamente com a versão atualizada nesse processo de atualização.