Árvore de páginas

INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO - SIGACOM E SIGAFIN X SIGAESS - EM MOEDA ESTRANGEIRA

Linha de Produto:

Microsiga Protheus.

Segmento:

Manufatura.

Módulo:

Easy Siscoserv.

Função:

EECAF500.PRW, ESSIS400.PRW, ESSPS400.PRW, ESSPS402.PRW.

Situação/Requisito:

Integração entre os módulos de Compras e Financeiro com o Easy Siscoserv, para geração e baixa de processos em moeda estrangeira e movimento no exterior.

  1. O valor da vinculação do documento de entrada (SIGACOM) com a invoice (SIGAESS) está incorreto pois deixa saldo da fatura para um item que foi totalmente considerado no documento de entrada e o valor da invoice fica divergente da soma dos itens que entraram na invoice/ documento de entrada. Na geração do documento de entrada é informada a moeda 2 para a geração do título a pagar (pasta duplicatas).
  2. Ao realizar a baixa do título em moeda estrangeira, usando um banco em moeda estrangeira, o câmbio da invoice no Easy Siscoserv não é baixado e a modalidade da baixa não é alterada para "movimento no exterior".
  3. Após a baixa da parcela do câmbio do Easy Siscoserv, via integração com o Financeiro na modalidade movimento no exterior, os campos de Status Baixa (ELA_STTPAG), Saldo a Baixar (ELA_SLDPAG) e Valor Exterior (ELA_VLEXT) da Invoice não são atualizados.
  4. No RAS o campo modo (EJZ_MODAQU) está com a opção 2 como "Consumo no Brasil" e no Processo de Aquisição o campo modo (EJX_MODAQU) está como "Consumo no Exterior" 

 

Solução/Implementação:

  1. Realizada correção no rateio do valor da duplicata entre os itens que serão considerados no documento de entrada para geração da invoice.
    Importante observar que para o correto funcionamento deste cenário, onde a duplicata é gerada na moeda do pedido de compra, a taxa informada para a geração da duplicata deve ser a mesma taxa informada na geração do pedido de compras, para que não haja conversão dos valores do pedido para a moeda Reais e posteriormente para a moeda estrangeira com taxas divergentes, comprometendo os valores negociados com o fornecedor.
    Nesta integração para a geração da Invoice no Easy Siscoserv a partir da geração do documento de entrada, o fluxo é: Documento de Entrada (SIGACOM) - > Título a Pagar (SIGAFIN) - > Invoice/ Câmbio a Pagar (SIGAESS), onde as obrigações a pagar gerado contra o fornecedor (título a pagar no SIGAFIN) serão refletidas na geração da Invoice e do câmbio do Easy Siscoserv.
  2. Implementada correção da baixa do título a pagar usando um banco em moeda estrangeira que, na integração com o Easy Siscoserv, baixará a parcela de câmbio com o preenchimento da Data de Crédito no Exterior, mudará a modalidade para 2=Movimento no Exterior e preencherá os dados bancários na pasta "Movimento no Exterior".
  3. Implementada correção para atualização dos campos Status Baixa (ELA_STTPAG) e Saldo a Baixar (ELA_SLDPAG) quando o câmbio do Easy Siscoserv for baixado via integração com o Financeiro (SIGAFIN) na modalidade "movimento no exterior", onde o título a pagar é baixado usando um banco que utiliza moeda estrangeira.
    Quanto ao campo "Valor Exterior" (ELA_VLEXT), assim como o campo "Valor Câmbio" (ELA_VLCAMB), são usados na criação da Invoice para possibilitar ao usuário estimar os pagamentos que serão realizados via movimento no exterior – banco em moeda estrangeira e via câmbio – banco na moeda nacional, respectivamente, quando a Invoice é criada manualmente.
    No cenário onde a Invoice é criada via integração, o sistema assume que o valor da Invoice será pago via câmbio, motivo pelo qual é preenchido apenas o campo "Valor Cambio".
    Com o pagamento sendo realizado na modalidade "movimento no exterior", ao registrar o pagamento no SISCOSERV, o módulo Easy Siscoserv irá considerar a modalidade usada na baixa do câmbio e não as estimativas preenchidas na Invoice. A inteligência deste registro fica a cargo do sistema que verifica o que foi realizado e não o que foi estimado. Desta forma a não atualização do campo "Valor Exterior" (ELA_VLEXT) na baixa do câmbio não se caracteriza como um erro de produto, existindo apenas como histórico do que foi estimado para os pagamentos do processo de aquisição.

  4. Realizados os ajustes dos campos modo, das fases de processo de aquisição, processo de venda, RAS e RVS.

Com os ajustes, os modos passam a ser:

Aquisição - http://www.mdic.gov.br/images/REPOSITORIO/scs/decin/Siscoserv/11aEdicaoManualModuloAquisi%C3%A7%C3%A3o_versao_final.pdf

Modo 1 – Transfronteiriço

Modo 2 – Consumo no Exterior

Modo 4 – Movimento Temporário de Pessoas Físicas

 

Venda - http://www.mdic.gov.br/images/REPOSITORIO/scs/decin/Manual_do_Siscoserv_Venda.pdf

Modo 1 – Transfronteiriço

Modo 2 – Consumo no Brasil

Modo 4 – Movimento Temporário de Pessoas Físicas

 

Conversores e Parâmetros:

MV_ESS0003 habilitado (.T.)

MV_ESS0009 habilitado (.T.)

MV_ESS0012 habilitado (.T.)

MV_ESS0013 habilitado (.T.)

MV_ESS0016 habilitado (.T.)

MV_ESS0027 = 10

MV_COMSEIC habilitado (.T.)

MV_MOEDBCO habilitado (.T.)

Tickets relacionados:

684611, 680457, 734014, 746668, 747265, 767137

Requisito:MTRADE-833, MTRADE-844, MTRADE-892, MTRADE-916, MTRADE-925, MTRADE-937