Definir Limite de Crédito para o Cliente através do Monitor de PDV.
Definir tributações que devem ser vinculadas ao Cliente, para que seja cobrado de acordo com o seu Regime.
Monitor de PDV > Cadastros > Pessoas > Clientes
Ter acesso ao ERP.
Ter acesso ao Monitor de PDV.
Para definir o limite de Crédito no cadastro do Cliente, clique na opção Créditos, em seguida no botão Sit. Crédito:
Imagem 1 – Opção Crédito – ERP
Ao selecionar alguma das formas de pagamento listadas para o Cliente, abrirá uma janela onde é possível inserir os valores de limite de Crédito:
Imagem 2 – Situação do Crédito – ERP
Este Limite que será definido depende do parâmetro da forma de pagamento utilizada.
Ex.: Num Convênio, a forma de pagamento “cheques controlados pelo Cliente” tem seus Créditos controlados no Comercial. Existem algumas formas que são controladas pelo Financeiro, como Formas de pagamento controlados pelo emitente e Pessoa global.
A forma de pagamento Cheque, se o limite for controlado por Cliente, é realizado no Comercial, se for controlado por Pessoa global, é realizado no Financeiro.
Estando habilitado o Cadastro de Clientes pelo PDV, é possível entrar na tela de Clientes e alterar ou inserir o Limite de Crédito, seguindo o seguinte caminho.
Clique em Cadastros:
Imagem 3 – Menu Cadastro
Em seguida clique em Pessoas:
Imagem 4 – Menu Pessoas
Depois clique em Clientes:
Imagem 5 – Menu Clientes
Na aba Crédito, insira os valores de Limites de Crédito nos campos destacados:
Imagem 6 – Campo Limites de Crédito
Nota: O Limite de Crédito pode ser controlado via Comercial ou Financeiro. Ambos podem ser visualizados e alterados no PDV. Se for controlado pelo Financeiro, o Limite será tirado do “Valor Limite Global”, se for controlado pelo Comercial, será tirado dos “Valores Limite” listados na tabela.
No campo Número Regime de Tributação, controlado pelo Comercial, deve ser definido o tipo de tributação utilizado para cada Cliente, conforme indicado na imagem.
Imagem 7 – Campo Número Regime de Tributação
Algumas especificações de forma de pagamento são realizadas apenas dentro do ERP, como por exemplo o tipo de controle de limite e alguns itens de tributação.
As opções do PDV foram realizadas como base clientes que não possuem o ERP, para os que possuem, serve como uma base de consulta. Por exemplo o setor de TI pode verificar algum erro nas informações e informar a área responsável pelo cadastro para correção. Além de ser a base de informações para o funcionamento do PDV, utilizada para vender, identificar os clientes, controlar limites, formas de pagamento e etc.