Árvore de páginas

Regras Validações EFD Contribuições

Linha Protheus:

Verificar na rotina de Acertos Fiscais se existem notas com a espécie NF-e, CT-e, NFC-e, CF-e ou NFS-e sem o preenchimento do campo Chave do Documento Eletrônico. Documentos com outras espécies não devem preencher este campo.

Ah que se verificar também, se a chave informada no documento eletrônico correspondente não está duplicada.

 

Pontos de Atenção:

  • Lembramos que estas rotinas apenas corrigem as informações referentes a escrituração dos livros, já que o documento fiscal não pode ser alterado após a sua transmissão eletrônica. Estas duas rotinas devem ser utilizadas somente em casos de correção da escrituração. O usuário deverá ler atentamente os requisitos para sua utilização;
  • A rotina de acertos fiscais deverá ser utilizada apenas para a conferências dos valores. Em caso de operações que necessitem de correção se deve adotar o procedimento estabelecido no RICMS do respectivo Estado;
  • A rotina de reprocessamento deve ser utilizada com parcimônia e apenas se o processo de alteração do Cadastro de Tipos de Entrada e Saída de Entrada e Saída de Entrada ou Saída não for um procedimento adotado na empresa;
  • É importante que a informação do Cadastro de Tipos de Entrada e Saída de Entrada e Saída de Entrada e Saída esteja coerente com a mercadoria ou serviços do documento fiscal bem como a operação que será executada;
  • Se as informações de CFOP, CST, ou algum outro cadastro estiverem incorretas, deverá ser verificado a necessidade de emissão de carta de correção.
 

 

Linha Datasul:

O modelo do Documento Fiscal é gerado com base na informação constante no programa: Natureza de Operação (CD0606). Lembrando que o modelo define quais registros que o documento fiscal será demonstrado na EFD Contribuições e EFD Contribuições I.

Caso necessário efetuar a correção do modelo do documento fiscal no programa: Natureza de Operação (CD0606).

Os ajustes nas demais informações do documento fiscal podem ser efetuados através do programa: Manutenção Documentos Fiscais (OF0305).

Após a correção efetuar uma nova extração de dados para o módulo Configurador Layout Fiscal e gerar novamente o arquivo EFD Contribuições.

OBS: Caso o modelo do documento fiscal estiver correto, considerar essa mensagem como um alerta e não efetuar nenhuma alteração no sistema.

 

 

Linha Logix:

Modelo:
Para conferência/alteração do documento de entrada, consultar o documento no programa SUP3760 (Dados Nota Fiscal) - opção '7_inf_compl_nf' - campo 'Modelo nota fiscal'.
Para os documentos de saída, consultar por meio do programa VDP0752 (Notas Fiscais).

Chave de acesso:
Documentos Fiscais de Entrada:
Programa SUP3760 (Dados Nota Fiscal) - opção '7_inf_compl_nf' - opção 'nf_eletrônica'.

Documentos Fiscais de Saída:
Programa VDP0752/VDP40005 (Notas Fiscais) - aba 'nf_eLetrônica'.
Documentos Fiscais de Transporte:
OMC0017 (Conhecimento de Transporte - TMS)

Importante: Documentos fiscais de saídas ou entrada (emissão própria) que foram emitidas com dados incorretos a sugestão é buscar orientação na legislação vigente ou na SEFAZ que pertence a empresa, antes de efetuar qualquer alteração.

Caso efetuar qualquer correção ou identificar diferenças entre as informações constantes no sistema e no arquivo TXT gerado, realizar uma nova integração de dados para o módulo de Obrigações Fiscais por meio do programa OBF12000 (Preparação Livros Fiscais) e gerar novamente o arquivo EFD Contribuições.

 

 

Linha RM:

O campo Chave de Acesso dos Documentos Fiscais de Entrada somente é habilitado para a espécie NF-e, CT-e, NFC-e, CF-e ou NFS-e, e deve ser informado digitado manualmente na inclusão, na escrituração do Documento Fiscal do Aplicativo de Faturamento para o Aplicativo Gestão Fiscal, ou na importação de arquivo texto.
É necessário verificar se o campo foi informado nos Lançamentos Fiscais e caso não esteja deve ser preenchido no Lançamento Fiscal de Entrada sub Pasta – Outros Dados – Campo Chave de Acesso.

  • Sem rótulos