A essa altura do campeonato qualquer desenvolvedor Protheus já deve pelo menos ter ouvido sobre o TLPP, a nova linguagem da TOTVS que veio "substituir" o AdvPL, bom companheiro de muitas batalhas.
Então agora você deve estar pensando:
(1) "Bom, por um lado é bom, pois se estão investindo em uma nova linguagem é sinal que vem recursos novos."
(2) "Porém, como ficam as inúmeras implementações já feitas em AdvPL? Teremos que migrar? Pensando rápido, só em Protheus estamos falando algo em torno de milhões de linhas de código. Sem contar as inúmeras customizações em clientes."
(3) "E a curva de aprendizado? não é possível que agora que me tornei Sênior em AdvPL volto para Júnior pois nada sei de TLPP e terei que recomeçar."
(4) "Acho que tudo isso já me fez cansar e vou ficar com o AdvPL até quando não for mais possível. Até lá já lançarão migradores de códigos e nem vai doer. É, vou esperar!!!"
São muitas dúvidas e todas são válidas e através dessa leitura tentaremos trazer luz às suas inseguranças.
(1) - De fato o TLPP tem trazido recursos novos para a linguagem e há muito tempo solicitado pelos desenvolvedores, por isso recomendamos visitar a documentação oficial sobre o TLPP.
Além disso, recomendamos também uma visita à documentação do módulos do tlppCore, temos a certeza de que alguma ferramenta possa ser útil para você.
(2) - Essa dúvida talvez seja a mais frequente entre os desenvolvedores e portanto iremos direto ao ponto.
Os fontes em AdvPL não serão extintos e nem ficarão obsoletos ao ponto de um dia parar de funcionar. O AdvPL NÂO MORRERÁ \o/.
Programas em TLPP e AdvPL irão coexistir e os recursos serão compartilhados entre eles.
O principal ponto é que os novos recursos somente são disponibilizados em fontes em TLPP.
(3) - Garantimos que seus conhecimentos não serão perdidos por alguns motivos:
O AdvPL permanecerá! Manutenção e evolução em programas já existentes farão parte do seu dia a dia.
A sintaxe do TLPP é muito similar ao AdvPL e apenas será necessário aprender os recursos novos, sendo assim, é o mesmo esforço que aprender sobre uma nova rotina, nada que qualquer desenvolver não tenha em seu DNA.
Não será um recomeço e sim uma evolução em sua carreira.
Além disso, temos a plena convicção que vocês irão curtir demais os novos recursos.
(4) - Como já sabemos o AdvPL não morrerá e portanto, não haverá ruptura, então você pode aprender aos poucos os novos recursos e ir gradualmente adicionando fontes TLPP em seus projetos.
Para facilitar nesse processo, disponibilizamos alguns artigos que irão te ajudar nesse aprendizado. Boa leitura!
Como iniciar e migrar para o TLPP?
Por fim, desejamos uma excelente jornada com o TLPP.