Matricula em regime de dependência, consiste na situação em que acontece no Ensino Básico, onde um aluno pode fazer uma disciplina de uma série anterior de forma isolada, quando foi reprovado no ano anterior. Desta forma, o aluno fica apto a cursar a série seguinte e cumprir a disciplina pendente.
Este parâmetro marcado irá influenciar na geração do histórico, para mais informações do impacto na geração do histórico clique aqui.
Montando um cenário para exemplificar...
Um aluno do ENSINO MÉDIO, em 2010 Cursou 1º. Ano e foi reprovado na disciplina de MATEMÁTICA. No modelo normal, este aluno, em 2011 deveria repetir o primeiro ano (cursar novamente).
Já no conceito de Dependência, o aluno em questão se matriculará normalmente no 2º. Ano do Ensino Médio e, paralelamente a isso ele vai se matricular também no 1º. Ano, só que Cursando apenas a disciplina de MATEMÁTICA. Respeitando, obviamente, as regras normais, como choque de horário, etc.
No Aplicativo, essa possibilidade se dará da seguinte forma:
1º. No Cadastro de Tipo de Matrícula, existe agora um check-box, para indicar Dependência. Portando, deve se criar um Tipo de matricula para tal situação;
2º. Ao se matricular o aluno pelo processo "Matricular aluno", deve-se informar o tipo de matrícula em questão para a série e para a disciplina que o mesmo foi reprovado no período/ano anterior.
Obs.: A Matrícula da Série seguinte dele é feita NORMALMENTE.