Árvore de páginas

Cálculo Explosão de Demanda

Visão Geral do Programa 

Efetuar a geração das redes de produtos x processos no TOTVS APS.

A explosão de demanda no TOTVS APS é o próximo passo após o cálculo do planejamento de demanda. Com base nas ordens planejadas e firmes consideradas no Cálculo Planejamento de Demandas (DBAPI001), iniciará o processo de leitura dos dados armazenados no disco e jogar para memória, efetuando, em seguida, a geração das redes produtos x processos. Esta leitura é bastante seletiva e otimizada, uma vez que só considera dados relevantes aos cálculos, como, por exemplo, os tempos, os grupos de máquina, o flag de Tempo Significativo de Processo, recursos válidos, lotes entre outros. Assim, os atributos como descrições e textos são desconsiderados.

Segue descrição dos demais passos que irão ocorrer neste processo:

  • Para cada ordem existente no planejamento das necessidades, gera sua respectiva rede de produto x processo.

  • Para cada item fabricado, calcula sua quantidade de demanda, quantidade líquida e a quantidade efetivamente programada. Também serão analisadas quais são as operações e rede PERT.

  • Em conjunto com o cálculo das quantidades do item fabricado, efetua-se o cálculo dos seus componentes, descendo os vários níveis da estrutura.

  • Efetua-se a defasagem da operação conforme a rede PERT, considerando os fatores que podem antecipar o início da operação (lote de transferência e overlap) ou adiá-lo (tempo de transporte).

Nota:

  1. Se no Cadastro do Cenário (DB0101) o parâmetro “Utilizar conceito Multiestabelecimento” estiver marcado, serão considerados os parâmetros do item/estabelecimento da malha produtiva do cenário (Manutenção Item x Estabelecimento (DB0117)).
  2. Se no Cadastro do Cenário (Pasta fabricados (DB0101)) o parâmetro “Considera Programação de Recebimento” estiver marcado, serão consideradas as programações de recebimento enviadas por outros estabelecimentos como saldo disponível na data em que estas foram geradas. 

    Importante:

    Itens produzidos em outro estabelecimento serão considerados como comprado restritivo, e o tempo de transporte entre estabelecimento origem e destino será considerado em seu tempo de ressuprimento. As datas das programações de recebimento poderão impactar na data de término das ordens de produção que as consumirem. Por exemplo, o item A100 tem data de término o dia 20/05 e consome o item A210 que tem uma programação de recebimento para ser entregue somente dia 30/05. Assim, a ordem de produção do item A100 já será deslocada para o dia 30/05. 

     
  3. Quando o sistema identifica que é necessário realizar uma produção, porém este item é produzido em outro estabelecimento, é gerada uma Solicitação de produção para o estabelecimento produtor definido na função DB0119 – Relação de Fornecimento entre Estabelecimentos. Esta solicitação de produção será substituída por uma programação de recebimento quando é realizado o processo de Confirmação do Planejamento da malha produtiva do estabelecimento produtor.
    Atenção: As solicitações de produção serão enviadas para outro estabelecimento somente quando confirmado o planejamento por intermédio da função Confirmação do Planejamento (DB0202). 

Importante:

Todos os demais processamentos de cálculos e relatórios disponibilizados irão acessar os dados que foram armazenados em memória, nessa fase, melhorando a performance do produto. 

  

Análise 

Após a execução do Cálculo de Explosão de Demanda, estarão disponíveis as seguintes Consultas e Relatórios na área específica do Painel de Controle: